terça-feira, 24 de junho de 2008

Só visto...

A Noruega mostrou ser mais do que encanto imaginado.
As paisagens de cortar a respiração, os costumes, a língua completamente indecifrável, as estradas e os caminhos de ferro, foram o lado real de uma viagem ao país que injustamente chamamos o país do bacalhau.
A beleza dos glaciares, em pleno mês de Abril.
Sem frio algum, com temperaturas excelentes para a época.
Tive muita sorte com o tempo, andei quase sempre de manga curta.

Noruega

Contentei-me com uma paisagem gelada de uma bela Primavera.
Época do ano que é constantemente refrescada por um mar de gelo nas montanhas, que um dia já cobriu todo o norte da Europa, há cerca de 10.000 anos atrás.
E o regresso sempre tão reconfortante.
Paisagens e a vida do País que não é só dos trolls e dos vikings nem das fadas e dos cogumelos gigantes, nem do bacalhau e da erva fresca.
É de tudo isso e de muito mais.

Noruega

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Um passeio pelos glaciares

Ponte

Mais umas fotos magníficas da viagem à Escandinávia, em Abril passado.
Aqui estava na zona dos glaciares (nota-se...)

Noruega

O operador turístico Nordictur lançou uma brochura intitulada 'Escandinávia' com novas ofertas de viagens para o Verão de 2008. Através desta brochura, a Nordictur propõe viagens às várias cidades do Norte da Europa, circuitos de carro e cruzeiros. A Nordictur apresenta pacotes de viagens pelas cidades de Helsínquia, Estocolmo e Rovaniemi, de oito dias, sem guia, com partidas de Lisboa e Porto, todos os dias, de Maio a Outubro. A viagem tem o preço-base de 1930 euros por pessoa, em hotéis de categoria turística e camarote interior.
O pacote de viagens para Copenhaga, Olso e Bergen é semelhante, com oito dias de visita, estadia em hotel incluída e com preço mínimo de 1820 euros por pessoa.
O operador turístico propõe também cruzeiros na Gronelândia, de treze dias. Os passageiros partem de Lisboa para Copenhaga e o cruzeiro tem início nessa cidade, com pequeno-almoço a bordo incluído e preço mínimo por pessoa de 6160 euros.
Lago gelado

É também possível fazer excursões ou circuitos em automóvel com a Nordictur. O operador promove uma excursão de dez dias na Finlândia, seis dias com guia e pensão completa, para conhecer as várias zonas daquele país.
A excursão tem partidas de Lisboa todas as Quartas-feiras de Junho e o preço por pessoa é de 3050 euros.
Para mais informações consulte:
www.nordictur.pt

terça-feira, 10 de junho de 2008

Mesquita de Muhammad Ali

Um dia destes, passeando pelos blogs dos amigos, relembrei a minha viagem ao EGIPTO, em Novembro passado.
Destino:
a cidadela, construída por Saladin, em 1179, como parte de um grande projecto para fechar toda a Misr (o nome da cidade no século i d.C.), num sistema de muralhas. Entre 1218, quando o sultão al Kamil fixou aqui residência, e até ao século xix, quando foi construído o Palácio Abdin, foi também morada do governo.
Lá dentro, as decorações em alabastro e um enorme candeeiro em forma de espiral criam um ambiente quase místico. É muito bonita.
Do jardim tem-se uma vista panorâmica sobre a cidade, onde se destacam, imponentes, as mesquitas do Sultão Hassan e a de Al-Rifa´i. A primeira é uma das mais famosas e bonitas do Cairo, considerada um fantástico exemplo da arquitectura islâmica; a outra alberga os túmulos da família real egípcia, definitivamente deposta em 1953.
Cá de cima, esta megapólis é cinzenta: nos edifícios, nas ruas e até no ar, muito poluído. Já fora do recinto muralhado somos atacados por vendedores ambulantes. Uma pechincha, estes colares e aqueles papiros falsos; baratíssimas as canetas de desenhos extravagantes e as carteiras de pele com motivos exóticos. O grupo delira em fúria consumista.
Faltava ainda muito para poder compreender esta cosmopolita cidade africana.

Fonte das abluções

Só não temos de passar pela fonte das abluções, para nos purificarmos.
No pátio da Mesquita, existe esta fonte onde se lavavam os pés e as mãos, antes de entrar na Mesquita, para irem purificados, sem levar impurezas para fazer as orações.
Mesquita de Muhammad Ali

As grandes cúpulas prateadas parecem espelhos ofuscantes, sob o sol intenso. Pertencem à mesquita de Muhammad Ali, assim chamada em honra do Paxá otomano que governou o Egipto no século XVIII.
Da cidadela, é o local mais visitado pelos turistas.
Apesar de já não estar adstrita ao culto, os rituais de entrada num templo muçulmano têm de ser cumpridos. Descalçamos os sapatos. Garridas capas em verde-esmeralda forte são distribuídas às mulheres que vestem calções ou mini-saias.

Mesquita de Muhammad Ali

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Muito grata

Estou em dívida para com uma Amiga de longa data, que se lembrou de mim e me ofereceu este «miminho».


É verdade:
A Amiga do blog http://imagens-perdidas.blogspot.com/ atribuiu-me este
"mimo", que me soube tão bem, hoje, especialmente, recordá-lo.
Muito Obrigada :)
E, fico muito feliz pois é o 1º «miminho» que o meu «Momentos Perfeitos» recebe.
Tinha-lhe prometido um dia agradecer publicamente, assim estou a fazer.
Mas quem me conhece, já sabe que não gosto de nomear outras pessoas, porque alguns podem sentir que estou a privilegiar a) ou b). Por isso, quem achar que merece este selo como «miminho», leve-o. É todo seu!!!

domingo, 1 de junho de 2008

Dia Mundial da Criança




AS CRIANÇAS MERECEM SER RESPEITADAS E AMADAS