sábado, 30 de janeiro de 2010

Momentos Perfeitos

Hoje - sábado 30 de Janeiro - é o último dia que a exposição está patente ao público, na Biblioteca Municipal da Moita, até às 18h 30m - aqui estão algumas imagens do que se pode visitar. Na mesa principal está uma imagem de Lord Ganesh a dar as boas vindas a todos, bem como o "Livro de Visitas" onde podem deixar algumas palavras sobre o que viram, alguns flyers e incenso a queimar.

Ganpati é o elefante mitológico deus hindu com cabeça de elefante. Esta imagem faz parte de um dos maiores festivais na Índia, o Ganesh ou Ganpati festival.
Este festival representa a união das pessoas, pela liberdade contra o Império Britânico, que foi prejudicial à Índia em 1893. Hoje é comemorado em locais públicos, apartamentos, casas, escolas. Ele é comemorado por 10 dias.
Tem uma atmosfera festiva de longas filas de pessoas, que visitam diferentes organizações para ver vários ídolos; é surpreendente a decoração e a iluminação extravagante. No último dia há um grande show de música, sons, luzes e cores.
Ganpati Festival - todos os anos em Setembro tem início este festival, varia o dia. Hoje, este festival é utilizado como um meio de comunicação social e para a sensibilização do público.


A Biblioteca da Moita dispõe de alguns cubos-vitrina onde se pode colocar objectos tanto no seu interior como em cima; neste caso foram expostos livros sobre a Índia, para os visitantes consultarem. Existem 2 cubos com livros, este e outro. Na imagem de baixo foram colocados objectos típicos da Índia dentro da vitrina.

Num outro cubo-vitrina coloquei o meu casal de marionetas típicas do Rajastão, com um texto que elaborei alusivo à história das marionetas.


Quando falei em inovação referia-me precisamente a algumas destas imagens que aqui vos mostro, o que não aconteceu nas exposições anteriores. No post anterior também podem ver os saris pendurados para sentirmos o ambiente completamente zen da Índia.

19 comentários:

tulipa disse...

Se clicarem nas imagens poderão ver em tamanho normal, bem como podem ler o texto que elaborei sobre as marionetas do Rajastão.

Existe entre sete a dez dias sagrados de adoração a Lord Ganesh, Ganpati, o simpático deus de cabeça de elefante,quatro braços e com um rato aos pés,filho de Shiva e Parvati, removedor de obstáculos e deus de força maior na constelação hindu.
A festa, as manifestações espontâneas de cor são por todo o lado, embriagando-nos de som e alegria.

Pedro Ferreira disse...

Uma exposição muito interessante. É sempre bom aprender coisas novas :)

Nilson Barcelli disse...

Espero que a exposição tenha sido um êxito. Pelas fotos dá para perceber a grande qualidade dos trabalhos expostos.
Querida amiga, um beijo.

Lídia Borges disse...

Parabéns pela exposição.
Por certo que despertou a curiosidade do público, pois parece-me muito bem organizada e a temática é muito interessante.


L.B.

Unknown disse...

Amiga, obrigado pelas tuas palavras simpáticas no meu blogue. Quanto à tua exposição não tenho podido lá ir, porque ando sempre agora no alentejo a dar apoio à minha mãe e têm sido tempos difíceis. Mas quero dizer-te que te admiro muito, porque és muito sensível e tens muito talento.Recebe um beijo de amizade terna.

Anónimo disse...

Querida Tulipa,

Parabéns pela exposição!
Lamento não ter ido como estava previsto.Possivelmente irás fazer
mais algumas... e se não houver nada contra ( como agora), eu vou!

Bom Domingo, minha linda Tulipa.

Beijinhos.

Paula Raposo disse...

Um post lindo! Quase que sinto aqui o cheiro adocicado da Índia.
Beijos.

Fá menor disse...

Lindíssima exposição! Parabéns!
Obrigada por nos mostrares.

Bjos

ZeCarlosM disse...

Aqui está mais um pequeno detalhe que mostra a sua dedicação e empenho!
Esta variedade de pormenores que complementam a sua fotografia -só de si magnificas- creio que só propiciam o ambiente. Tenho pena de não ter estado presente, mas enfim não se pode estar em todo lado! Certo?
Parabens pelo empenho, pela visão e poder de concretização!


Sobre o texto...claro que o pode usar...Pessoa é o autor, não eu!
Beijokas!

A OUTRA disse...

Tenho-me regalado com fotografias da India, tanto as tua como as de Manuela Rodrigues, cuja Hiperligação está no meu Blogue, podes, quando quiseres dar uma espreitadela.
Tive pena de não ver a tua exposição, mas foi impossível, e tive pena podes crer.
A Índia faz-me confusão, tem aspectos que gosto... outros não, mas ainda se vive assim!
Talvez seja essa isso que nos atrai...!
Parabéns pela viagem e pelas fotos, muito bonitas.
Boa semana
Maria

peciscas disse...

De facto, estas peças que acrescentaste às excelentes fotos que tive a oportunidade de ver aqui em S. Mamede, valorizam e de que maneira a exposição.
Parabéns pelo merecido sucesso que esta mostra despertou.

Sofá Amarelo disse...

Eu sou testemunha da qualidade da exposição, desde o local, até às fotografias passando pelos objectos. Uma das exposições melhor organizadas que já visitei... e vou a muitas!

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Tulipa, parabéns pela exposição....
Beijos

gaivota disse...

lindíssima exposição! parabéns, nunca me canso de ver estas coisas lindas que tu fazes!
beijinhos

susana disse...

Sempre me senti atraída pela cultura indiana! Adoro os incensos e até a sua gastronmia! Aliás uma das melhores refeições que já fiz, foi de comida típica indiana...comi em França, não sei se fosse na,Ìndia, teria o mesmo sabor!Adoro as suas roupas e mesmo a sua filosofia de vida. gostei muito das tuas marionetes! Por acaso fotografei ainda há pouco tempo uma marionete em Óbidos, está na página principal do meu blog! http://missixty2005.blogspot.com/2009/12/vila-natal-em-obidos.html
Aproveita e faz-me uma visita, tenho lá uma postagem sobre cães muito fofinhos!

vieira calado disse...

Cá tomei boa nota dos seus conselhos.

Bjs

poetaeusou . . . disse...

*
post perfeito,
parabens,
,
conchinhas,
,
*

Anónimo disse...

Passei para desejar-te um bom fim de semana com saúde e paz, querida Tulipa.
( Mesmo que a exposião fosse este fim de semana,ainda não estou completamente restabelecida... e obrigad a ficar em casa)... mas outros dias virão!

Bom fim de semana, doce e linda Tulipa.

Beijinhos.

Maria Valadas

Cristina Fernandes disse...

Não me foi possível estar presente, mas a próxima não vou poder perder.
Um abraço e uma excelente semana
Chris