sábado, 20 de março de 2010

FOTOGRAFAR "LIMPAR PORTUGAL"

Antes de mais, parabéns pela iniciativa.
Pelas 13h no noticiário da RTP, mostravam dezenas de sofás azuis depositados ilegalmente num terreno, além de muito outro lixo. Uma das formas de contribuir para diminuir este tipo de lixo passa por nos consciencializarmos que mesmo que já não queiramos um bem, há muita gente que está interessada nele e que lhe pode dar novos usos.
Leio por aí que esta iniciativa deve ser repetida todos os anos ou mais que uma vez ao ano… Ah, pois é!!! No entanto, deveria ser repetida por outras 100.000 pessoas e
NÃO as mesmas deste ano, porque TODOS deviam passar por esta experiência.
Não fazem a menor ideia, como eu não fazia, da enorme quantidade de lixo doméstico, comercial e entulho de obras existe; só mesmo estando “no terreno” como eu HOJE estive.
No grupo que acompanhei havia cidadãos de várias faixas etárias e de diferentes raças, armados de luvas, ancinhos, pás, boa vontade e sacos cheios de lixo para contribuir dando uma parte do seu dia de descanso, tal como eu também fiz, (e se gosto de dormir mais umas horinhas ao sábado…) mas, só começando por alguns e dando o exemplo aos que…nada fazem pelo futuro do ambiente…
Quem diz: “O civismo e as autoridades que cuidem do futuro” são pessoas que, sinto-lhes na voz uma pitada de culpa, pois gostam de também vazar lixo onde não devem…são pobres de espírito.
"As pessoas acham que, se pagam impostos, alguém há-de limpar, mas o civismo não vai lá com impostos"…
Tenho nos meus princípios a bela experiência de ter sido escuteira e, embora a saúde já não me ajude como nos tempos da minha mocidade, contribui de outra forma, mas estive “no terreno”.
Rui Pires, chefe adjunto do Agrupamento 255 da Damaia do Corpo Nacional de Escutas, 33 anos - Responsável pelo Grupo 29 do Agrupamento 255 da Damaia que aderiu à iniciativa Limpar Portugal realça que os escuteiros valorizam "a vivência e o respeito pela natureza". O grupo de 20 escuteiros que coordena, com idades entre os 14 e os 17, cativou mais pessoas e, amanhã, a partir das 9h, poderão ser 50 os voluntários na zona na Damaia (na Estrada Militar), onde não faltam "máquinas de lavar louça e sofás" a céu aberto. Da farda, a única peça que levam é o lenço.
Luís Filipe Borges, humorista, 32 anos - O programa 5 para a Meia-noite, onde Luís Filipe Borges participa, vai aderir. Ele diz que vai andar a recolher o lixo na zona de Lisboa. "Nem que seja um bocadinho, vou contribuir", assegura. "Uma das melhores coisas da nossa geração é uma consciência ambiental mais forte", diz, defendendo que "algo tem que ser feito" pelo ambiente e os mais jovens sabem isso. (notícia do Público)
Tão bonitinho...tanta gente a limpar o lixo que meia dúzia faz!
Quando é que o povo português vai acabar com esta hipocrisia...?
Quando é que vai crescer e deixar de ser eternamente irresponsável..?
Será que nunca vão aprender a viver em sociedade e serem responsáveis pelos seus actos...?
Depois vêm com lições de moral para mim quando digo que viajo para fora do país, dizem-me sempre: primeiro deves conhecer o “nosso Portugal”, depois vai para fora…Pois é!!! Essas são as pessoas que gostam de viver como a avestruz, de cabeça escondida para não enfrentar o resto.
Mas o Mundo, lá fora de Portugal, tem-me mostrado como outros povos sabem respeitar o próximo, sabem viver em sociedade, sabem conservar os lugares onde vivem e seus arredores. Tenho aprendido bastante lá fora com os exemplos dos meus amigos, na Finlândia, p.e.
Fico triste só de pensar que corro o risco de pertencer a um povo que não consegue aprender o mais básico...Ser limpo e arrumado!
Como pode um país crescer com esta mentalidade...estar sempre à espera que alguém nos diga o que fazer.
É de louvar a atitude desta campanha!
Sejam mais correctos e mais responsáveis...

No meio de tanto lixo encontrei flores do campo e também as fotografei.

Ofereço-vos estas lindas flores amarelas.

Obrigado a todos que ajudaram.

18 comentários:

Lilá(s) disse...

Extraordinária esta reportagem! é realmente de louvar esta iniciativa, esperemos por mais.
Bjs

rosa-branca disse...

Olá amiga túlipa, linda essa reportagem e vamos a ver se as pessoas passam a ter mais cuidado com o que fazem. Linda iniciativa e linda imagem de uma flor campestre a que eu chamava de azedas. Beijo

Alguns Sonhos Vividos disse...

Querida Tulipa, Muito bonito mesmo! Devia haver todos os anos sim! E está na consciência de cada um..faze-lo ja em casa! E não atirar o lixo para as ruas! E RRR! Bom domingo!
Adorei as flores!
Beijinhos! Nádia

Ailime disse...

Olá Túlipa,
Infelizmente vêem-se situações destas por todo o lado. É uma pena que num País como o nosso em que a sociedade está cada vez mais exigente não ensine aos seus filhos os conhecimentos básicos sobre limpeza, ambiente, etc.
Que a flor com que nos presenteia seja indício de que tudo se vá modificando e que em canto com lixo possam "nascer" jardins e espaços agradáveis.
Que essa acção assim como outras ajudem a sensibilizar as consciências de que deveremos preservar o nosso ambiente acima de tudo.
Um beijinho e obrigada por esta partilha.

Anónimo disse...

Tulipa,

Dessa vez, eu estou passando por aqui, tão somente para lhe dizer que eu ficaria muito feliz se você fosse comer uma fatia de bolo, comigo, em meu blog...

Estou lhe aguardando.

Beijos,
Ana Lúcia.

Sofá Amarelo disse...

Há cerca de uma ano andei a limpar praias na Arrábida e não consigo perceber o que as pessoas pensam... será que as pessoas pensam que podem sujar que outros virão limpar ou não se importam de voltar no ano seguinte e chafurdar no lixo que fizeram? Acho que é o mais o segundo caso... quando me lembro de uma finlandesa há una anos que correu atrás de uma pessoa que deitou uma beata para o chão, só posso ver a diferença entre os povos...

Fragmentos Betty Martins disse...

._________querida Tulipa





como se costuma dizer: se cada um de nós limpasse a sua rua_______tudo seria muito melhor!


...


excelente texto.e fotos:)




_____________///






beijO____ternO
bFsemana

Hana disse...

Olá, faço coro ao seu grito, eu sou Brasileira, e até as pessoas se concientizarem é complicada falta educação de cidadania.
com carinho
Hana

lua prateada disse...

FELIZ PÁSCOA!...
Olá...............passei para te convidar para minha festa!passa lá e te diverte...Obrigada pela presença...Beijo de prata

SOL

Lídia Borges disse...

Um exemplo de cidadania, este gesto!

Sempre haverá flores nos olhos de quem as merece.
Desejo, de todo o coração, uma recuperação rápida, a tempo da festinha...

Beijo meu

Mar Arável disse...

Belo

É preciso limpar este país

da base até ao topo

Laura disse...

Olá, apetece dizer; quem suja que limpe..a consciência é de todos, mas...chovia a potes e não podia molhar o surfista, logo..casinha quentinha. Ainda ha meses no Natal fui apanhar verdes com uma amiga para o monte e deparo com um cão quase em ossadas num saco plastico,arrepiei-me, nem foram capazes de lhe cava ruma sepultura, mas, cada um sabe de si, estava quase a pisar o dito saco e nem dava por isso,d epois vi o pelo ainda inteiro e, custou...
beijinho da laura e as melhoras para ti...

Fragmentos Betty Martins disse...

._________querida Tulipa





.desejo as tuas rápidas melhoras_____que corra tudo bem minha amiga


///

. UMA FELIZ.DOCE E SANTA PÁSCOA .




________///






beijO______ternO

Poemas e Cotidiano disse...

Querida Tulipa!
Gosto de teu jeito de colocar para fora este teu sentimento de uma forma forte! De uma forma verdadeira!
Admiro-a minha querida! Como estas de saude? Tudo bem?
Espero que tudo esteja maravilhoso em sua vida.
Um beijo muito carinhoso
MARY

Valquíria Calado disse...

Passei por aqui, pra te desejar uma Feliz Páscoa, que o Senhor esteja presente em seu coração com alegria e renovo, uma nova e glóriosa vida.
Sejamos todos abençoados, que o doce dessa páscoa seja o amor de Deus em nossos corações.
um abraço de paz.

Valquíria Calado disse...

Passei por aqui, pra te desejar uma Feliz Páscoa, que o Senhor esteja presente em seu coração com alegria e renovo, uma nova e glóriosa vida.
Sejamos todos abençoados, que o doce dessa páscoa seja o amor de Deus em nossos corações.
um abraço de paz.

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@_____♥
_♥______/♥__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

PASSEI SÓ TE PARA DESEJAR UMA FELIZ PÁSCOA!!!

Nuno de Sousa disse...

Olá miguita :-) estás de volta que bom... espero q estejas melhor?
Bela a tua reportagem e espero ver mais fotos desse dia.
Páscoa feliz também para ti amiga e tudo de bom assim como as tuas melhoras,
Nuno de Sousa