quarta-feira, 21 de abril de 2010

ANIVERSÁRIO - CINEMA e TULIPAS

Dia 19 - dia do meu aniversário: a neta escolheu o vasinho com bolinhas de água e a avó escolheu a tulipa e fez-se o conjunto perfeito. No meu dia gosto de fazer aquilo que me dá prazer e raramente vou trabalhar, é um dia meu e passo-o como mais gosto, por isso fui ao cinema ver "Melodia do Adeus".



Pela 4ª vez Nicolas Sparks vê um livro seu adaptado ao cinema. Depois de NoteBook (O Diário da Nossa Paixão), Message in the Bottle (As Palavras que nunca te direi) e Nights in Rodanthe (O Sorriso das Estrelas), é a vez de The Last Song (A Melodia do Adeus), o mais recente livro do autor publicado em Portugal. Se seguirmos a tendência dos últimos irá ser com certeza mais um grande sucesso, e já preparados os fãs levam um maço de lenços de papel, para um filme que promete fazer chorar as pedras da calçada.
A Protagonista desta vez é Miley Cyrus (a famosa Hannah Montana) seguida de Liam Hemsworth, num filme dirigido por Julie Anne Robinson.
A Melodia do Adeus conta como com apenas dezassete anos, Verónica Miller – ou «Ronnie», como é carinhosamente chamada – vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as suas tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será na tranquilidade que envolve o correr dos dias em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will, e vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas, deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar.
A Melodia do Adeus
Título original: The Last Song
Género: Drama - Classificacao: M/12 - EUA, 2010, Cores, 108 min.
Veronica (Miley Cyrus) nunca conseguiu superar o divórcio dos pais nem a inesperada mudança do pai para a ilha de Tybee. Aos 17 anos, é uma rapariga rebelde e revoltada, com uma relação muito tensa com todos os que lhe estão próximos. Agora, três anos após a separação, a sua mãe resolve que chegou o momento de ambos os filhos irem passar as férias de Verão com o pai, numa tentativa de reaproximação. E, naquele lugar paradisíaco, onde a música servirá de mote à comunicação, Veronica vai aprender que o amor, independentemente da forma como é demonstrado, é muito mais complexo do que ela poderia imaginar, mesmo nas suas formas mais imprevisíveis.
Realizado por Julie Anne Robinson, é a versão para cinema do romance homónimo de Nicholas Sparks, escrito já com a intenção de ser transformado em argumento e a pensar em Miley Cyrus, celebrizada como Hannah Montana, como protagonista.

domingo, 18 de abril de 2010

NECTAR - JOANA VASCONCELOS

Herman José regressou à RTP com um novo talk-show, no serão de sábado – ontem. Venho falar dessa estreia, porque uma das pessoas convidadas foi Joana Vasconcelos, artista que muito aprecio e tem estado em destaque nos meus blogues, com algumas fotos das suas maravilhosas obras. Hoje apresento mais algumas fotos das muitas que tenho, captadas na visita à sua exposição no CCB, neste momento.
O humorista perguntou-lhe como ela iniciou a sua actividade profissional e ela respondeu: andar de patins no “Continente”, algo que muitas pessoas não imaginavam, nem eu.
Joana Vasconcelos (Paris, 8 de Novembro de 1971) é uma artista plástica portuguesa contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da última década. Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação. A sua mais famosa obra, Nectar (tenho foto desta obra) pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias. Na Bienal de Veneza, em 2005, a artista representou Portugal com A Noiva. Já ganhou diversos prémios, incluindo o concurso do Museu Berardo. Em 30 de Junho de 2009, uma das suas obras intitulada "Coração Independente Dourado" foi leiloada na Christie's por 192 mil euros. A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima, que a emprestou ao Museu Berardo, em Lisboa. (texto da net)

Ao falar de algumas das suas obras, referiu-se à que está junto às escadas que descemos para apreciar a sua magnífica obra - “A Noiva” – um lustre que tem 4,70m, mas ao invés de ser de cristal ou de pingentes de vidro, foi construído com 20 mil tampões OB, como se pode ver na minha foto. Segundo Joana, o plástico com que são revestidos esses objectos reflecte a luz quase tão bem como o vidro.
Falou também que pediu ao seu pai um empréstimo de certa quantia para comprar 280 espanadores, com os quais fez a obra que também mostro nas minhas fotos. Falou e foi mostrada uma imagem da “Varina” – uma tolha exposta na Ponte D. Luís, no Porto e que já tinha tentado levar essa tolha para ser colocada na Torre Eiffel, em Paris, mas o pedido foi recusado. Falou sobre a “cama vallium” em que a parte do lençol é feita com embalagens de 5mg e a parte do cobertor é feita com as de 10mg. Fiquei fascinada com uma obra para mim desconhecida, vi-a ontem pela 1ª vez, um piano e respectivo banco cobertos em crochet – fabuloso trabalho.
Flores do Meu Desejo (1996)
Espanadores, ferro metalizado e pintado, rede tremida metalizada e pintada
"É uma das peças mais antigas. Foi feita no último ano da escola [Ar.Co] para uma exposição na Estufa Fria e marca o início da minha carreira. Tem um discurso à volta da vida caseira, do interior e de um lado mais público e violento. Os espanadores [280] custaram 48 contos, tive de pedir ajuda financeira ao meu pai. Foi com grande convicção que a fiz e é com grande prazer que a volto a ver. Estava na colecção Pedro Cabrita Reis e não era mostrada há mais de dez anos."
(texto da net)
A Noiva (2001-2005)
Tampões OB, aço inox, fio de algodão, cabos de aço
"A Noiva [um lustre composto de 20 mil tampões] é a princesa e está à entrada do Museu. Vai acompanhar-me sempre. Em termos de design, é fantástica porque representa o luxo. Os lustres são conhecidos em todo o mundo, adornam casas, palácios e restaurantes. Por outro lado, há a simbologia das tradições relacionadas com a mulher, a ideia da pureza e virgindade até ao casamento. Portanto há estes dois aspectos: um mais pessoal e outro ligado ao design, à moda. Continua sempre actual porque essas coisas não vão desaparecer da nossa sociedade de um dia para o outro."
(texto da net)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

MAIS..."MOMENTOS PERFEITOS"

Chegou a Primavera e apetece sair da toca e ver coisas lindas; há algum tempo que programava uma ida ao Centro Cultural de Belém e, desta vez conjuguei a vontade de ir com uma companhia muito agradável e assim se concretizou uma visita inesquecível.
Uma amiga da blogosfera que começou por ser apenas virtual e depois passou a bem real na minha vida. Abençoada hora que decidimos nos conhecer melhor e aceitar sermos amigas e partilharmos momentos especiais.
O programa também era bastante apelativo, não se pode perder uma exposição desta envergadura da fabulosa obra de Joana Vasconcelos, bem como outras exposições que pertencem ao "Museu Berardo" e que são completamente gratuitas - digna de louvar esta atitude de alguém que quer fazer mais pela Cultura deste país.
Joana Vasconcelos - Sem Rede [ 1 Março 18 Maio ]
Com um percurso iniciado em meados da década de 1990, Joana Vasconcelos afirmou-se como a mais importante artista da sua geração, com uma prolífica carreira crescentemente reconhecida tanto em Portugal como no estrangeiro. Cruzando tradição e modernidade, identidade e história e sublime e simbólico, a artista interpreta o mundo contemporâneo através de uma singular apropriação das mentalidades, imagens e objectos da sociedade de consumo. Esta exposição reúne, pela primeira vez, um número significativo de obras realizadas nos últimos 15 anos, assim traçando uma panorâmica da sua produção e constituindo uma oportunidade única para conhecer ou redescobrir o seu especial universo.


Auto-Retratos do Mundo, Annemarie Schwarzenbach (1908-1942)
[ 22 Fevereiro 25 Abril ]
Ao longo da sua breve vida (1908-1942) a suíça Annemarie Schwarzenbach, figura mítica da “literatura de viagens”, efectuou reportagens fotográficas numa deambulação permanente pela Europa, Médio Oriente, África e América do Norte. A exposição apresenta cerca de 200 fotografias acompanhadas de textos literários, jornalísticos e outra documentação original que ilustram toda a sua vida e obra. Naquela que é a primeira exposição internacional, e a mais abrangente da sua produção fotográfica, é dado ainda um especial destaque à sua passagem por Lisboa (1941-1942).

Para quem gosta de "fotografia" como eu, era impossível perder esta mostra de auto-retratos fascinante, sobre reportagens fotográficas de viagens pelo mundo.
Assim vale a pena partilhar belos momentos. A Primavera começou bem, culturalmente falando. Espero que em breve possamos repetir a agradável experiência, minha Amiga. Obrigado pela tua companhia.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

"MARÉ CHEIA"

Todos os anos nesta época do ano comemora-se a "Quinzena da Juventude" aqui na Moita.
A Agenda de Eventos no Concelho da Moita do mês de Abril oferece aos munícipes uma “maré cheia” de eventos. A publicação faz a antevisão das comemorações da Revolução dos Cravos, que decorrem durante todo o mês de Abril, um pouco por todo o concelho da Moita, a pensar nas diferentes faixas etárias da população, com destaque para o concerto com Nancy Vieira, no dia 24 de Abril, às 22:00h, no Largo dos Cravos, no Vale da Amoreira; o Desfile da Liberdade, no dia 25 de Abril, a partir das 10:30h, com concentração junto ao Largo do Mercado, na Moita e o 25 Horas a Nadar, que decorre desde as 19:00h do dia 24 de Abril, até às 20:00h do dia 25 de Abril, na Piscina Municipal, em Alhos Vedros.
Quanto às principais iniciativas a acontecer no mês de Abril, destaque ainda para a X Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, que decorre de 21 a 25 de Abril; o espectáculo de dança da Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, no dia 29 de Abril, com sessões às 14:30h, para os alunos das Escolas Básicas do 3.º Ciclo e Secundário, e às 22:00h, para o público em geral;
o “Às 10, Tocas à Porta”, em que Prowl convidam Alf, no dia 17 de Abril, às 22:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira;
o espectáculo de artes circenses – Teatro Clown “Die Mimusen”, no dia 9 de Abril, às 22:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo;
o V Seminário de Apoio à Intervenção da Iniciativa Bairros Críticos: Arte e Empreendedorismo, no dia 10 de Abril, às 10:00h, também no Fórum Cultural;
o Canino 2010, nos dias 10 e 11 de Abril, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita e o Encontro de Culturas Ribeirinhas, de 16 a 18 de Abril, na Associação de Desportos Náuticos Alhos Vedrense “Amigos do Mar”.
Descubra ainda outras actividades que o Município tem para lhe oferecer quanto a desporto, cinema, actividades para crianças e exposições, consultando o Vai Acontecer da
Maré Cheia e aproveite também para conhecer as histórias que preenchem as outras rubricas e que têm como protagonistas Pedro Pinhal (A Escolha de…), os Moinhos de Maré (Aqui Tão Perto), a propósito da exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”, patente no Moinho de Maré de Alhos Vedros, a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo e delicie-se com a receita de “macarrons”, proposta por Ricardo Costa.
Até ao dia 6 de Abril, estão abertas as inscrições para participar no Mini-Curso de Tempos Livres “Mãos à Horta” que a Câmara Municipal da Moita vai voltar a promover entre Abril e Junho (sessões: 17 de Abril, 8 e 22 de Maio, 5 e 19 de Junho).
O “Mãos à Horta” é dirigido a munícipes com mais de 18 anos que queiram aprender como se faz uma horta segundo princípios de agricultura biológica e que disponham de um pedaço de terra, no concelho da Moita, que queiram cultivar.
O programa deste mini-curso inclui uma parte teórica, onde são transmitidos conceitos de desenvolvimento sustentável, princípios e técnicas de agricultura biológica, fases de elaboração de uma horta e compostagem. A componente prática incluirá a elaboração de uma pilha de compostagem e a preparação de uma horta.
Mais informações através da Linha Verde do Ambiente:800 20 23 23 ou o email:
div.salubridade.ambiente@mail.cm-moita.pt.
Ficha de inscrição (disponível para download)
(texto e imagens da net)