domingo, 13 de fevereiro de 2011

RIJEKA - CROÁCIA



13 comentários:

Catarina disse...

De bom grado tomaria um café lá enquanto apreciava a rua, as pessoas a passarem...

Andradarte disse...

Que agradável seria.....
Beijo

mfc disse...

É um país muito acolhedor.
Boas fotos.

tulipa disse...

Sim Catarina, é isso mesmo que apetece; e ainda não tinha escrito sobre a avenida principal onde estão as belas esplanadas - korzo.

Localizado no golfo Kvarner Rijeka, muito raramente, faz roteiros para turistas.
É o mais importante porto da Croácia, e a partir daqui, pode apanhar um barco para grande número de cidades do litoral da Croácia, bem como vizinha Itália.

Também porque não está muito longe da fronteira com a Eslovénia e Itália para que o assunto serve como um bom pit stop, especialmente se estiver a tomar os voos da Ryanair a Trieste e Veneza.

Existem alguns locais que vale a pena conferir em Rijeka e há um bom sistema de transporte público.

Rijeka é a capital do condado de Primorje-Gorski Kotar. A economia da cidade depende, em grande medida, do transporte marítimo, da construção naval e do turismo.

tulipa disse...

Jadrolinija is a Croatian sea shipping company. It is a state-owned company and its main mission is connecting Croatian islands to the mainland by operating regular passenger and cargo transport services. The company mainly operates car ferries on domestic routes along the Croatian coast, as well as international routes across the Adriatic Sea to Italy (to ports at Ancona and Bari).
Jadrolinija currently operates a fleet of 56 vessels: it has 4 large ferries named Dubrovnik, Marko Polo, Liburnija and Zadar which are used on long range and international routes, 37 smaller ferries used for local passenger service, 8 catamarans, 1 hydrobus and 5 conventional ships. The fleet's total carrying capacity is 3,600 vehicles and 27,540 passengers. In 2007 Jadrolinija transported a total of 9.4 million passengers and 2.4 million automobiles. Jadrolinija was founded in Rijeka on 20 January 1947 as a continuation of various smaller shipping companies which had operated along the Croatian coast since 1872.

tulipa disse...

Rijeka é a sede do Teatro Nacional Croata "Ivan pl. Zajc", construído originalmente em 1765, bem como da Universidade de Rijeka, fundada em 1632.
Rijeka é o maior porto da Croácia. Possui linhas de passageiros para Veneza, a Dalmácia e o sul da Itália.
A cidade dispõe de um aeroporto internacional.
Rijeka está conectada à rede de auto-estradas e comboios da Croácia.

NO PRÓXIMO POST saio de RIJEKA e continuo pela costa da DALMÁCIA.

mfc disse...

O último post não permite comentários, por isso o faço aqui.
Estive ali mesmo pertinho na ilha de Krk!
Não me esqueço da limpidez daquelas águas!
Era um pequeno paraíso...

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Fico feliz em saber que realizas o teu sonho: viajar!
Sabes, não se pode ter tudo...por isso, arruma as velharias numa arca e fecha-a a sete chaves!
Goza este privilégio e o talento que Deus te deu de seres uma cronista/repórter com muito valor.
Noto o interesse de todos pelo modo como relatas tudo: escrevendo e fotografando! Tenho a certeza que todos viajam contigo.
Continua...eu fico sempre à espera desses relatos...
Mil beijocas.
Graça

Graça Pereira disse...

Querida Tulipa
Quando digo tudo...refiro-me ás viagens que fazes e que te maravilham
e a nós tambem. Estou há 34 anos em Portugal e fui apenas "lá fora" três vezes...por impossibilidades financeiras!
Mas não me importo...desde que tenha uma caneta e uma folha de papel em branco, fico feliz.
Como sabes, sou viúva! Perdi o amor da minha vida há doze anos e não consigo fazer o seu luto por mais psicólogos e psiquiatras que consulte!
Tenho um só filho que ainda vive comigo. Ainda não tenho alegria de ser avó, o objectivo que eu agora mais anseio.
Não passo muito bem de saúde porque tenho um problema nos ossos que vai avançando lentamente.
Tambem sei que há pessoas que têm tudo mas, prefiro olhar para aquelas que não têm nada!
Não empreguei a palavra TUDO para te ferir(sou pessoa de paz) mas para que entendesses que ainda há coisas que te fazem feliz.
Dou-te um conselho muito amigo: gosta um pouquinho mais de ti própria!
Beijo amigo.
Graça

Zé Povinho disse...

O último post não permite comentários. Gostava de colocar uma questão sobre os preços praticados na Croácia, assunto que não conheço em definitivo.
Abraço do Zé

Sofá Amarelo disse...

Cidades imponentes e com história, moldada pelos muitos povos que demandaram aquelas paragens!

Lilá(s) disse...

Anda-me mesmo a apetecer viajar!...
Beijinhos

Zé Povinho disse...

Quando falei de preços, queria falar do custo de vida. Queria saber se os preços equiparam com os nossos, ou se a vida é mais barata, a nível de alimentação estadias, transportes e lazer.
Isto quer dizer que encaro a possibilidade de lá me deslocar em tempo de férias.
Abraço do Zé