sexta-feira, 19 de agosto de 2011

FESTAS DO MAR 2011 - CASCAIS




As FESTAS DO MAR 2011 iniciam-se HOJE - DIA 19 e, este ano, decorrem em três locais distintos:
- BAÍA, onde será montado o palco principal e instaladas bancas das associações juvenis do Concelho e da associação de empresários de Cascais.
Destaque para a presença de marcas como os Gelados Santini, Hot Dogs de Cascais e da FNAC, que irá promover no local um conjunto de actividades de animação;
- LARGO CIDADE VITÓRIA, onde tomam lugar os restaurantes assegurados pelas duas associações de pesca do concelho;
- e JARDIM VISCONDE DA LUZ, que se estreia este ano no programa das Festas do Mar com uma mostra de artesanato.
Todos os dias, entre 19 e 28 de AGOSTO, das 12h00 à 01h00, há espectáculos, mostra de artesanato, gastronomia local e muita animação.
Às sextas, sábados e domingos, a primeira parte dos espectáculos (entre as 20h00 e as 22h00) será assegurada por jovens bandas locais, numa aposta de divulgação do trabalho desenvolvido ao longo do ano.
No final dos concertos, nos dias 19, 20, 21, 27 e 28, haverá espectáculos de fogo-de-artifício sobre a BAÍA DE CASCAIS.
A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes realiza-se dia 28 Agosto, às 15h00.





Uma grande HOMENAGEM A TOZÉ BRITO, MÚSICO e compositor nacional consagrado este ano com a MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO CULTURAL, é o espectáculo único que a Câmara Municipal de Cascais preparou para o encerramento das Festas do Mar 2011.
Um desfile de amigos e colegas de profissão vai assegurar a homenagem, no dia 28 de Agosto, a Tozé Brito, ao mesmo tempo que encerrará com chave de ouro mais uma edição das Festas do Mar de Cascais.
Adelaide Ferreira, Anjos, Francisco Mendes, Herman José, José Cid, Lena Coelho e Docemania, Lúcia Moniz, Marta Plantier, Paulo de Carvalho, Pedro Vaz, Quarteto 1111, Simone de Oliveira e Vitor Espadinha, vão dar voz a temas inesquecíveis nesta noite memorável.




sábado, 13 de agosto de 2011

REI-ARTISTA D.FERNANDO II E A CONDESSA D'EDLA

CHALET DA CONDESSA
Por esta escadaria teve início a minha visita, ao interior do Chalet.



Uma gala operática constituída por árias de "Norma", "Rigoletto" e "La Traviata", com a soprano Raquel Alão e a Filarmonia das Beiras, inaugurou o renovado Chalet da Condessa de Edla, em SINTRA.
O CHALET DE ELISE HENSLER, a condessa d'Edla, localiza-se no PARQUE DA PENA, é gerido pela sociedade MONTE DA LUA e teve obras de requalificação, em conjunto com o jardim, depois de um incêndio em 1999.




D. FERNANDO II conheceu a soprano americana de origem alemã Elise Hensler quando esta interpretou no Teatro Nacional de São Carlos, em 1861, o papel do pajem Óscar, da ópera de Verdi "Um Baile de Máscaras".
Juntos escolheram um magnífico sítio para construir, no Parque da Pena, longe mas visível do Palácio e da Corte, um CHALET AO ESTILO ALPINO, rebocado a fingir tábuas de madeira, profusamente decorado com cortiça e, em redor, um deslumbrante e requintado Jardim.
Elise Hensler, já com o título de Condessa d'Edla, casou com D. Fernando em 1869.
Chalet e Jardim nunca foram visitados pelo público, um fogo consumiu o Chalet em 1999 e o Jardim, há muito abandonado, era impenetrável.






Se Sintra não existe como hoje a retemos no nosso imaginário sem o REI-ARTISTA D. FERNANDO II, um alemão que foi um grande português, percursor da protecção do património em Portugal, igualmente a casa singular que para si e sua segunda esposa erigiu, um mundo dos "HOMENS NO DOMÍNIO DOS DEUSES", e a figura da Condessa d'Edla, como mecenas e vulto da cultura, merecem respeito e admiração.
E não é por acaso que ao topo do seu jazigo, no cemitério dos Prazeres, obra de Raul Lino, figura para todo o sempre a Cruz Alta, simbolo do país que um dia mudou o seu destino.




sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CHALET DA CONDESSA D' EDLA

O 1º passo foi descobrir o caminho para o "Chalet da Condessa D'Edla" e procurar o parque de estacionamento para deixar o carro; assim fiz e no parque estava uma carrinha que fazia o transfer do estacionamento para a entrada do chalet, é o que documentam estas imagens.

O transfer só existe durante o mês de Agosto.





ENTRADA PARA O JARDIM E PARA O CHALET DA CONDESSA



nesta casinha é a BILHETEIRA e tem uma funcionária muito acessível e simpática, que explica muito bem tudo o que é necessário saber








nesta imagem vê-se o magnífico CHALET DA CONDESSA D'EDLA

e

surpresa das surpresas quem estava à minha espera?

A real condessa para me dar as boas-vindas,

como podem ver na imagem abaixo, no meio de uma frondosa floresta.