sexta-feira, 30 de setembro de 2011

IGREJA ST.JEAN BAPTISTE - SÉC. XVII - BASTIA



Por norma, quando se chega a uma cidade que não se conhece, vamos ao "Posto de Turismo" recolher toda a informação para a visita da cidade.

Estas 2 imagens são do interior do "Posto de Turismo" de BASTIA.




IGREJA DE ST.JEAN BAPTISTE - SÉC. XVII - a maior igreja da CÓRSEGA


outra imagem do VIEUX PORT em BASTIA
o céu estava lindo...

(clicar nas imagens para ver em tamanho grande)



um edifício virado para o porto de Bastia



neste lugar PAIN foi onde me dirigi para comprar

2 pequenos croissants e um mil folhas francês

uma verdadeira delícia...


são as últimas imagens de BASTIA,

no próximo post seguiremos viagem para ÎLE ROUSSE



domingo, 25 de setembro de 2011

IMAGENS de BASTIA NA CÓRSEGA



Imagem da PRAÇA SAINT NICHOLAS

A Plaza de San Nicolas de Bastia é um óptimo lugar para visitar durante as suas férias na Córsega, é um lugar onde encontrará tudo que precisa, desde lojas, terraços, onde os hóspedes podem desfrutar de um café.

BASTIA
Bastia foi fundada em 1378 e as antigas construções são conservadas no centro da cidade, no bairro CITADELLE.
Do alto do coração de Bastia, mas eu não fui lá acima…é possível ter uma visão magnífica do porto, da cidade e enxergar mesmo uma parte da Itália.
Pelas ruazinhas da Citadelle, descobrem-se lugares escondidos e mágicos!!!

Vale a pena passear pelo centro, se perder pelas ruazinhas, visitar o PORTO, a IGREJA JEAN BAPTISTE, a PRAÇA SAINT NICOLAS, subir até a Citadelle, visitar o JARDIM DE ROMIEU e o PALÁCIO DO GOVERNADOR GENOVÊS.
BASTIA É UMA CIDADE NA ILHA DA CÓRSEGA, que se encontra na região da Alta Córsega, num departamento de cerca de 140 mil habitantes, dos quais Bastia é a capital.
A sua população é de cerca de 60 mil Habitantes.

Bastia é uma das cidades principais da ilha, historicamente é uma cidade muito rica em avanços, em história, não em vão é uma cidade cujas origens remontam aos séculos atrás. Cardo é a primeira cidade desta área, fundada e construída pelo os pescadores no século XI, uma cidade que passou pelas mãos genoveses no século XIV.
Os destaques desta época era a Ciutadella (Cidadela) da cidade, construída a mando do Leonello Lomellino em 1378.






Imagem do PORTO

Visita a esta cidade portuária BASTIA com o seu interessante porto antigo e a sua imponente cidadela genovesa que vigia o mar Tirreno.




2 OPINIÕES DE PESSOAS QUE COMERAM NESTE RESTAURANTE, que fica de frente para o Porto:

1 - Super soirée au restaurant Côté Marine!!! Repas aux saveurs de la Corse! Les enfants ont particulièrement apprécié les pizza et nous le menu Corse. Les prix sont très abordables nous y sommes retournés 2 fois de suite !!! un acceuil des plus convivial qui est très representatif de l'esprit Corse!!!!

2 - L'endroit, le vieux port de Bastia, est vraiment superbe. On mange en terrasse au coeur du vieux port avec une vue splendide. Mais en plus la cuisine et le service de grande qualité, dans la simplicité et la convivialité.
Une belle adresse


Na imagem abaixo pode-se ver o MENÚ CORSA que consta de 4 pratos:




Este restaurante é recomendado por um GUIA célebre:
LE ROUTARD 2011

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CMN LA MÉRIDIONALE - MARSELHA - BASTIA



CMN LA MÉRIDIONALE opera travessias de ferry entre a França, Córsega e Sardenha
CMN ferries navegam 18-20 vezes por semana entre a Córsega e o continente, 4 travessias por semana entre a Sardenha e o Continente, 4 travessias por semana entre a Córsega e a Sardenha.
CMN ou "La Compagnie Méridionale de Navegação foi fundada em 1931, quando Henri e Félix RASTIT casaram com as filhas do proprietário de um navio chamado Gianonni de Cassano na Balagne.
O serviço era utilizado principalmente para o envio de petróleo para produzir Córsega, bem como de mercadorias diversas em navios convencionais.
Em 1998, a pedido do Gabinete de Transportes da Córsega, o CMN La Méridionale transformaram suas RO / RO navios de carga para permitir o transporte de passageiros e de seus veículos.
Cada ano CMN transporta até 210 mil passageiros e 80.000 veículos de suas rotas de ferry Córsega e de até 15.000 passageiros e 4.200 veículos em suas linhas de Sardenha.
A bordo você encontrará todos os necessários para uma viagem agradável e com funcionários simpáticos, comida de qualidade, preparados por chefs a bordo do CMN a partir de produtos frescos, decks num grande passeio, música corso, espaçosas cabines, salões e uma sala de cinema.






Num CAMAROTE de 3 pessoas e com uma casa de banho minuscula temos que aguardar a vez para ir ao duche e...quando me apercebi que já se podia ver o
NASCER DO SOL foi completamente impossível para mim ir lá fora ao DECK fazer várias fotos, teve mesmo que ser assim, abrir a cortina do camarote e captar com a minha objectiva este maravilhoso MOMENTO!




Nesta imagem é o porto de BASTIA, tinha colocado os pés na CÓRSEGA

domingo, 11 de setembro de 2011

LIGAÇÃO DE MARSELHA À CÓRSEGA



imagens que não coloquei no post abaixo:


Vista da janela do camarote, no deck 4 - camarote 4122




o barco seguia o seu percurso,
as pessoas saiam dos camarotes
e vinham para os varandins observar toda a maravilhosa paisagem envolvente:


NOITE A BORDO NO MAR DA LIGÚRIA

2.º Dia – Chegada a Marselha ao final do dia.
Embarque em Ferry Boat, com destino à Córsega, «vendida» pelos genoveses a Luís XV em 1769. Alojamento em cabines duplas e triplas.
“Mini Cruzeiro” na travessia nocturna do Mar Lígure em moderna embarcação com restaurante, bares.
Na imagem o barco seguia o seu destino deixando para trás MARSELHA que não cheguei a visitar, mas espero um dia fazê-lo, porque as informações que obtive por pesquisa parece ser um local interessante:
Visitar a cidade
- Marseille City Pass
- O passaporte indispensável para sua estadia ! Beneficia de um conjunto de prestações turísticas e culturais: museus, pequeno comboio, barco. 1 dia : 20 € ; 2 dias : 27 €. Disponível no ofício de turismo e dos congressos.
- Aula de bouillabaisse para descobrir os segredos desta famosa especialidade. Caminhadas nos calanques com um guia especialista da fauna e da flora deste maciço natural classificado.





Depois de me entregarem a chave do camarote triplo, que partilhei com mais 2 senhoras, fomos escolher as nossas camas, deixar a tralha e fazer um reconhecimento de todos os espaços do barco;
apercebi-me que estava muito próximo o "pôr-do-Sol" e fui para o deck mais alto captar imagens do magnífico espectáculo em pleno Mediterrâneo, no mar da Ligúria. Depois de escurecer, fui jantar e continuar a explorar todos os recantos do barco, até que permaneci num dos enormes bares em amena cavaqueira com um outro elemento do grupo que eu desconhecia por completo, mas demo-nos a conhecer, numa conversa que terminou à 1h da manhã...
pois rumei ao camarote para umas 5h de sono tranquilo.
Pelas 6h 30m tocou o despertador de uma das senhoras e...toca a levantar que o dia promete: colocar os meus pés na CÓRSEGA pela 1ª vez.







“VIAJAR É SEMPRE UMA NOVA DESCOBERTA, DE IMAGENS, CHEIROS, CORES, PESSOAS, HISTÓRIAS…
É SEMPRE BOM ESTAR ATENTO A TUDO
PARA PODER DESFRUTAR INTEGRALMENTE DESTA OPORTUNIDADE ÚNICA
DE SE ESTAR NAQUELE LUGAR.”


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CHÂTEAU D' IF - MARSELHA

O barco seguia o seu caminho e MARSELHA ia ficando para trás!

Seguem umas indicações sobre MARSELHA que não visitei, mas vi, ao longe, através da viagem de barco.
Só sei que estive na PORTA DA PROVENCE e segundo o que li, merece uma visita, um dia, quem sabe!!!

MARSELHA - PORTA DE LA PROVENCE
Marselha, capital da Mediterrânea, oferta aos visitantes autenticidade dos seus 26 séculos de história, a convivialidade dos seus habitantes e a riqueza do seu património.
Venha explorar seus 111 bairros, apreciar sua tranquilidade, descobrir seus museus e percorrer seus "calanques" de uma beleza extraordinária.
Marseille tem o charme das cidades que não se esquecem.

* A não perder
- Admirar o panorama desde Notre-Dame-de-la-Garde
- Descobrir os pequenos portos de pesca, as angras, o castelo de If e o arquipélago Frioul
- Passear pelos mercardos de Marseille
- Beber um pastis no pôr do sol no Porto Antigo
- Ver uma exposição na Vieille-Charité e passear no bairro do Panier
- Viver um jogo no Estádio Vélodrome
- Fazer um jogging na corniche
- Provar as especialidades gastronómicas :
a bouillabaisse, os pés e "paquets", as navettes…





O Castelo de If está localizado na Baía de Marselha e é um dos mais importantes lugares para visitar, poderá encontrar em França.
O CASTELO ESTÁ CONSTRUÍDO SOBRE UMA PEQUENA ILHA NO ARQUIPÉLAGO DE FRIULI, na BAÍA DE MARSELHA.
No século XVI Marselha, foi assediada várias vezes e o monarca Francisco I mandou construir uma fortaleza do castelo nesta ilha. Além disso, esta ilha era usada como uma prisão, e são muitos os famosos piratas e prisioneiros que passaram por aqui, tais como o homem da máscara de ferro (uma lenda), o Marquês de Sade é um outro mito que, supostamente, esteve nesta prisão, o Conde de Mirabeau ....
O farol, a prisão, o castelo, tudo hoje é um lugar agradável para visitar durante as suas férias no sul da França.




Nesta imagem o barco segue em direcção ao Château d'If




O castelo de If fica situado numa ilhota rochosa a cerca de 3 km a oeste de Marselha.
Francisco I procedeu à fortificação da ilha que dá o nome ao castelo para a proteger de ataques marítimos no ano de 1524.
É precisamente na altura em que manda executar estas construções defensivas que dota a ilha de um castelo.
Trata-se de um castelo-fortaleza edificado nessa mesma data e vem na sequência da atividade construtiva de estruturas castelares que levou a cabo na região do Loire. No fim do século XVI o monarca completou a obra de proteção com a colocação de um sistema de bastiões em torno da ilha.
A partir de 1634 o castelo é transformado em prisão de Estado, tornando-se famoso pelos prisioneiros que albergou, nomeadamente Mirabeau e Philipe Égalitè.
O CASTELO DE IF é igualmente imortalizado na OBRA DE ALEXANDRE DUMAS, O CONDE DE MONTE-CRISTO, onde apresenta como prisioneiros o Abade de Faria e o próprio Edmond Dantes.





AO LONGE - MARSELHA:

sábado, 3 de setembro de 2011

DE REGRESSO...das FÉRIAS!!!

Estou de regresso, depois de 10 dias ausente de Portugal.
Quem me conhece sabe que sou uma “aventureira” e nada me assusta, daí que, procurando na net, desta vez, descobri um circuito que achei interessante, mesmo pelo facto de fazer toda a viagem de autocarro, com partida de Setúbal, com previsão de 4.000km, no final do percurso.

Um sonho que tenho, mas com toda a certeza nunca irei realizar, é ter uma auto-caravana e ir por aí, parando onde mais gosto e visitando o que quiser…
dando a volta à questão, caso queira ver cidades pelo caminho, só me resta fazer uma viagem deste género.
Assim inscrevi-me, mas…antes da viagem ter início, já andava num desassossego com alterações que a agência ia fazendo semana a semana e não me agradavam…
mas, como sou teimosa pensei:
Não vão conseguir fazer com que desista, vou até ao fim…e assim fiz.
Não experimentando, nunca saberia como esta agência funciona, certo?
Hoje já posso fazer as críticas que entender, porque fui experimentar e…deixou muito a desejar, posso-vos dizer.
Daí que já tenha elaborado uma “reclamação” que vai em 2 folhas a caminho da 3ª folha com 25 pontos de chamada de atenção ao que sucedeu nestes 10 dias de viagem.
Descobri que, é uma agência em que 99% dos que viajam são docentes, e o dono da agência e seu mentor é também um professor.
Ora bem, a impressão que fiquei, é que 80% dos que iam no grupo, já lhes fizeram uma lavagem ao cérebro e mesmo descontentes com uma ou outra coisa, acabavam por “desculpar” sempre o seu mentor e respectiva agência.
Não gostei! A sério, meteu-me nojo.
Todos viam que as coisas não estavam a funcionar como devia ser, mas mesmo assim havia os tais que…não conseguiam dizer a verdade…francamente, sempre pensei que esta classe profissional tivesse outro pensamento e não fossem em carneiradas…que decepção!
Sendo eu a 1% que não era docente, podia dizer tudo como os malucos…
e, não sendo maluca, ninguém me calou…
fui sempre dizendo o que achava mal feito, com a promessa que não me iria calar diante do mentor do projecto.
Passando ao que interesa, aqui vou descriminar o percurso:
Itinerário
1.º Dia – Lisboa/ Setúbal/ Saragoça:
Saída de Lisboa às 05h00 e de Setúbal às 06h00, em direcção a Saragoça, via Caia.
Chegada por volta da hora do jantar e tempo livre para breve visita.
Alojamento no hotel.




OK...AO FIM DE 900 E TAL KILOMETROS no 1º dia, soube tão bem, encontrar esta caminha à minha espera. O Hotel era muito bom...
mas, posso dizer que vi ZARAGOZA POR UM CANUDO...nem sombras!!!
Distância SETÚBAL → ZARAGOZA
Distância: 766.13 km
Rota: 921 km





2.º Dia – SARAGOÇA / MARSELHA:
Após pequeno-almoço, continuação da viagem.
Chegada a Marselha ao final do dia.
Embarque em Ferry Boat, com destino à Córsega, «vendida» pelos genoveses a Luís XV em 1769. Alojamento em cabines duplas e triplas.
“Mini Cruzeiro” na travessia nocturna do Mar Lígure em moderna embarcação com piscina, diversos restaurantes, lojas, bares, discoteca e sala de espectáculos.


2ª mentira: depois do pequeno-almoço...não, porque o pequeno-almoço foi num saquinho de plástico tipo farnel para comer no caminho, e para um hotel desta categoria o farnel foi muito fraquinho!
outra mentira: moderna embarcação com piscina, diversos restaurantes, lojas, bares, discoteca e sala de espectáculos.
OK...não havia piscina, apenas um restaurante e um bar self-service, nenhuma loja, discoteca não existe e sala de espectáculos também não vi...







Nestas imagens podem ver a partida do barco do porto de MARSELHA.