sábado, 22 de maio de 2010

"FLIRT" ENTRE POMBOS

Nestas 3 imagens captei uma cena de "flirt" entre pombos no telhado de um prédio vizinho: na 1ª foto cada qual está a marcar o seu terreno, com as devidas distâncias; na 2ª foto é a fase da aproximação e na 3ª imagem, parece que não correu bem, um partiu e o outro ficou só e desanimado(a)...
(parte do texto da net e fotos minhas)

Hoje decidi falar do “flirt” - ao que parece todos sabemos os passos desta dança erotizada; há quem diga que, para podermos aperfeiçoar a performance, devemos ter algumas lições; eu não concordo, ou é espontâneo ou…com aulas, parece-me uma coisa trabalhada e isso não é tão natural.
Quando uma amiga me confessou que o olhar dos homens a fazia sentir-se viva, pensei de mim para mim, como para ela era fácil sintetizar uma necessidade que toda a gente tem, mas que poucos assumem ter: a de ser flirtada. E a de flirtar. Porque nestas coisas não interessa quem toma a iniciativa, mas torna-se mais interessante quando existe reciprocidade, tornando-se um jogo a cada passo mais intenso. Pode demorar horas, até que um dos jogadores ‘denuncie’ o cansaço.
Há quem admita gostar do flirt. Outros escondem. Também há os que desconhecem o seu poder de flirtar. E outros, cujos valores morais não deixam soltar as asas do desejo. Mas, no final, toda a gente flirta. Flirtam os solteiros. E os casados também. E flirtam porque isso faz parte da natureza humana. Afinal, treinamos a sedução desde pequenos, quando tentamos conquistar a mãe e o pai e trazê-los para o nosso lado. É verdade que este tipo de canto e encanto ainda não tem a componente erótica, mas já é sedução. “Flirtamos por uma necessidade que serve para combater as nossas maiores dúvidas em relação a nós próprios”, explicam alguns psicólogos e psicoterapeutas. Dizem mais: Inseguras porque não são suficientemente boas (e/ou reconhecidas) na vida amorosa ou na profissional, muitas pessoas tentam compensar essa falha com uma crescente necessidade de flirtar.


Por uma questão que se prende directamente com a nossa auto-estima, somos caçadores. E, simultaneamente, presas de um jogo feito de insinuações, de avanços e recuos. Flirtar é um jogo de tapa e destapa, cheio de estratégias de sedução erotizada. “O flirt é seduzir de forma erotizada, se não houver erotização não há flirt.” Apesar de também poder ser exercitado através das palavras, há quem afirme que estas “também têm muito peso” – o flirt é uma linguagem essencialmente não verbal.
Flirtar é uma dança, está carregada de gestos, olhares intensos e movimentos de corpo. A mulher deixa descobrir o pescoço afastando o cabelo, pestaneja, e levanta levemente a sobrancelha, pode cruzar e descruzar as pernas... às vezes ruboriza. O homem exibe a caixa torácica, em posição de ataque. Segundo os cientistas, são tudo formas de dizer ‘estou preparada(o) para um relacionamento físico, estou disponível’. É uma janela de oportunidade que se abre: “Não é sim, nem não”, explicam alguns cientistas, mas a possibilidade de ser qualquer coisa sem qualquer tipo de comprometimento.

Mas, afinal, o que queremos com o flirt? Jogar apenas, sem consequências? Alimentar a nossa auto-estima? As teorias dividem-se.
Há personalidades que necessitam de flirtar, e flirtar às vezes é sentirem que ainda são objectos de desejo, provocando ou imaginando que provocam desejo no outro.” Normalmente, o flirt tem sempre um objectivo concreto que é o relacionamento com o outro, com o objecto de sedução. O flirt tem o objectivo de concluir, ter um resultado. O que depois temos é o peso da ética, da moral, que nos coloca vários níveis de travão.”
É assim com os animais, é assim connosco. É uma coisa física.”
Vou deixar uma pergunta no ar:
O que é para si o flirt?

19 comentários:

  1. Faz parte da vida, mas cada vez mais penso que o flirt fica mais para os pombos, pois os humanos estão a perder a arte da sedução, duas palavras ou menos e sexo, tudo vai mudando, enfim...são as modernices
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A sedução conquista-se sabendo estar, olhar, conviver e até desejar.
    Parece que as pessoas hoje tem tudo e basta estalar os dedos e seguem logo para os passos seguinte, e os finais.
    O importante é todo o conjunto de sedução dentro de parâmetros aceitáveis. Nem demais nem de menos.
    O saber-se desejado/a já é uma grande conquista e motivo de auto-estima.

    ResponderEliminar
  3. Para mim o flirt é um jogo, de sedução talvez, mas um jogo que pode ou não ter consequências...
    Todos(as) gostamos de nos sentir admirados, cobiçados, (faz ao nosso ego), e vezes há em que cedemos ao impulso de retribuir um olhar...
    Não concordo que o flirt tenha que ter sempre um resultado! Pode ser um joguinho inocente, um afago na nossa auto-estima.

    Um beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  4. Definiria com o a arte da sedução.
    Sem empatia não se pode dar o primeiro passo. Depois vem a reciprocidade. Uma vez vencidos os primeiros obstáculos é quando tem inicio este jogo tão emocionante... que até pode chegar a bom fim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá "Tulipa" da Beira(...)

    O tema é a Natureza na sua essência.
    Estes movimentos ao ritmo da vida animal, perfeitamente naturais, proporcionaram três fotos inexcedíveis, no contexto que pretendiam retratar.
    Auqueles contrastes de linhas, escuro-claro e tons acinzentados sem que a foto fosse sequer retocada, determinaram uma sequência muito interessante.

    Muitos parabéns, Tulipa.
    Quanto às questões da saúde, espero que tudo te corra pelo melhor. Muito sinceramente.
    A blogosfera e Moçambique ligaram-nos, o que espero venha a acontecer por muitos mais anos e bons.

    Um beijinho
    António

    ResponderEliminar
  6. .

    . entre.penas . a.penas .

    . entre.jogos.aparentes .

    .

    . um beijo meu .

    . um bom resto de Domingo, .

    .

    . paulo .

    .

    ResponderEliminar
  7. o flirt é a melhor coisa do mundo numa relação. Tive um amigo meu que fazia o mais difícil: flirtava as moças e depois quando tinha o 'passarinho' na mão partia para outra.... cada um joga com a s peças que mais lhe agradam.

    Muitos beijinhos e obrigado pelo excelente post!

    ResponderEliminar
  8. Estas comparação com os pombos é interessante... há jogos que são comuns a todos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. *
    Amiga,
    flirt ?
    no caso,
    é um ron – ron !!!
    ,
    srsrsrsr,
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  10. Olá

    Flirt é uma arte de seduzir...de encantar...
    Hoje parece estar em extinção.

    Na minha juventude adorava flirtar...era saudável...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Olá Tulipa, belas fotografias...belo texto...Espectacular....
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Acho que a resposta de Mona Lisa é perfeita. Flirt é a arte de seduzir...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. A arte de despertar a atenção e o interesse serve para manter uma auto-estima positiva. Para além disso deixa de ser flirt.
    Cumps

    ResponderEliminar
  14. um flirt... acho que já não se usa!!!
    é já a seguir... tudo o que tiver que ser!
    era paixão, um olhar convidativo ou uma cumplicidade...
    fica nos pombos a ideia de
    "flirtar"
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gosto destes jogos de sedução que não levem a lado nenhum...a não ser alimentar a nossa auto estima!!
    O que eu não gosto mesmo nada é de te ver desanimada e triste... porquê, minha querida? Tens uma família linda, és dinâmica, criativa, cheia de vida... Amanhã, quero encontrar-te de cara alegre...como quem começa um novo caminho...Combinado?
    A blogagem colectiva é simples:
    Tens 3 dias ou 3 santos a concurso: 13,24 e 29 de Junho.
    No teu blog, nesses dias concorres como quiseres, postando fotos, versos, imagens, histórias, receitas de culinária...o que quiseres...desde que tenha a ver com Santo António, São João e São Pedro. Dois dias antes dastas datas...vais ao Zambeziana comunicar que participas e a Palhota...passa por aqui...para observar...no fim , no fim...há surpresas! Mais simples do que isto...não há!! Quero-te a participar!
    Beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  16. Querida Tulipa
    A sedução é a actividade humana, consciente e inconsciente, que mais gozo dá, porque ligada à descoberta, à ausência de defeitos revldos, à insinuação de beleza, inteligência, desempenho amoroso... depois vem a realidade.
    Um beijo
    Daniel

    ResponderEliminar
  17. lINDA aMIGA
    ADOREI OPOST.
    QUERO VER-TE SORRIR...
    UM BEIJO E MANDA-ME O TEU TELEFONE PARA OMMEU MAIL
    BEIJOS

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga, como estás? Vim á tua procura para ver como estavas, pois nem sempre consigo comentar em alguns blogs. Problemas do meu computador. Adorei as imagens e o tema ui... ui... dava pano para mangas. Seduzir é lindo, perfeitamente normal desde que não magoe ninguém. Beijos querida amiga muitos

    ResponderEliminar
  19. Uma forma de olhar a realidade que demonstra a tua sensibilidade. A partir de dois pombos, partir para o texto que escreveste, é característica de quem sabe "ver" mais do que a realidade.
    Um beijo, amiga.

    ResponderEliminar