quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FOTO-PAPER EM ALCOCHETE


26 - JANEIRO - 2013 - Sábado

2º FOTO - PAPER

Mais um "MOMENTO PERFEITO" aconteceu - a minha participação no foto-paper em ALCOCHETE

partilho os momentos iniciais da prova - no SANTUÁRIO DA NOSSA SENHORA DA ATALAIA






O culto a Nossa Senhora da Atalaia tem origem numa lendária aparição da Virgem, no topo de uma aroeira e junto à fonte que, depois, se tornou santa. 

Tal prodígio, cedo se tornou ponto de atracção de uma concorrida romaria, construindo-se, então, um primeiro edifício religioso, em cujo altar se colocou uma imagem de Nossa Senhora. 

é certo que, nos inícios do século XVI, o culto à Virgem da Atalaia era já bastante importante, a ponto de os oficiais das alfândegas se obrigarem a fazer uma romaria anual logo em 1507 - temos indicação de que, por 1540, concluía-se a cobertura da fonte santa, a expensas da Câmara de Alcochete.






A construção do principal CRUZEIRO no adro do Santuário não escapa a estas condicionantes e a sua cronologia reflecte bem o período de apogeu que, então, o monte da Atalaia viveu. 

Construído em 1551, conforme dupla inscrição na base da cruz, ficou a dever-se à confraria de Lisboa, certamente uma das mais importantes de quantas chegaram a constituir-se.




10 comentários:

  1. O monumento compõe-se de duas partes distintas.

    Ao centro, ergue-se o cruzeiro propriamente dito, com representação escultórica de Nossa Senhora da Piedade,
    numa das faces,
    e Cristo na Cruz, noutra, ambas repousando num capitel que, por sua vez, assenta sobre uma coluna monolítica de base rectangular.

    A envolver o cruzeiro,
    existe uma estrutura quadrangular alpendrada,
    suportada por quatro colunas e rematada em cúpula,
    por sua vez sublinhada por pináculos triangulares nos ângulos.

    ResponderEliminar
  2. O grupo escultórico é o principal elemento deste monumento,
    apesar de se encontrar em mau estado de conservação
    e, em algumas partes, truncado.

    A Piedade constitui uma das cenas mais representadas em cruzeiros deste género,
    razão por que aparece em primeiro plano, a todos quantos cheguem à Atalaia;
    na face voltada ao santuário, retratou-se a Crucificação, completando, desta forma,
    os dois momentos essenciais da Paixão de Cristo.

    No conjunto, merece também destaque o capitel que suporta este conjunto escultórico,
    onde se inseriu um pequeno laço terminando em volutas,
    composição que, pela técnica fina de execução e pela forma,
    se integra nitidamente no vocabulário renascentista.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma excelente reportagem! conheço o local mas não sabia tanto pormenor...obrigada
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por mostrares mais uma boa fatia deste cantinho sem igual. Não conheço, grato pelo teu precioso tempo apesar de pouco e limitado.
    Votos de muita saúde.
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Não é que já aprendi mais uma coisa contigo? Belas fotos e informações muito úteis para os menos informados...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. É sempre um prazer dar uma voltinha em boa companhia, reparando em coisas a que não tinhamos prestado a atençaõ devida quando por lá passámos.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas tuas fotografias e pelos conhecimentos transmitidos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Momentos perfeitos, partilhados como só a minha amiga sabe. Obrigado.

    Bem-haja.

    Tudo de bom.

    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Tulipa
    É muito bom saber mais desse país.

    bjs.

    ResponderEliminar