quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MOITA - FESTAS

Este ano as "Festas da Moita" começaram e terminaram e eu quase nem dei por elas...apenas no 1º sábado à noite, fui de fugida a pedido da minha neta, para andar com ela no "carrocel". Ao contrário do ano passado em que participei pela 1ª vez no "Raid fotográfico" estive na "Tarde do Fogareiro" entre outras idas à festa, este ano andava envolvida noutros projectos e, o que mais lamento foi não ter participado no "Raid Fotográfico" porque coincidiu com o dia da inauguração da minha exposição - 19 de Setembro.
No entanto tenho uma "surpresa" para vos contar num próximo post, para vos dizer de que forma, as "Festas da Moita 2009" ficarão para sempre marcadas no meu coração.
Mas...já estão outras festas a começar, aqui dos vizinhos - de 25 de Setembro (amanhã) a 29 de Setembro, Sarilhos Pequenos vai estar em festa. Motivos não faltam para visitar Sarilhos durante estas festas antigas, com origem na devoção dos marítimos. Logo no primeiro dia, a “Noite da Sardinha Assada” atrai os locais e forasteiros num verdadeiro corrupio em torno dos assadores instalados na rua, ao som do fado vadio.
Espectáculos musicais, bailes, largadas de touros, procissão no domingo e a Charanga do Ló constituem os restantes pontos fortes do programa até ao último dia. A festa termina com o fogo-de-artifício e a habitual “Queima do Batel”.
Sexta-feira 25
21:00h – Abertura das Festas em Honra de N.ª S.ª da Graça, com a presença de diversas entidades oficiais, acompanhadas pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita
22:30h – Noite de Fados com: Joana Veiga, Augusto Correia, Vitor Miranda, José Manuel Duarte (guitarra), Bruno Costa (viola)
00:00h – Noite da Sardinha Assada (Oferta da Comissão de Festas)
Sábado 26
16:00h – 1.ª Largada de Toiros
22:00h – Grupo de Sevilhanas Garnacha
22:45h – Noite de Folclore com: Rancho Folc. Académ. do Bairro da Margaça; Racho Flclórico e Regional de Fernando Pó; Rancho Folclórico – Os Águias do Alto Estaqueiro.
Domingo 27
00:00h – 2.ª Largada de Toiros
12:00h – Missa Solene em Honra de N.ª S.ª da Graça com Ver. Padre João
16:00h – Procissão em Honra de N.ª .ª da Graça acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, Banda Musical do Rosário e Charanga do Ló.
22:00h – Noite Jovem com os conjuntos pop Mete Tapete e Uaninaueia
Segunda-feira 28
16:00h – 3.ª Largada de Toiros
22:00h – Actuação de Liza Ferreira
23:00h – Actuação de Dário (Tributo a Tony Carreira)
Terça-feira 29
16:00h – 4.ª Largada de Toiros
23:00h – Actuação do Duo Miguel e André
00:30h – Encerramento das Festas 2009 com lançamento de vistoso Fogo-de-artifício acompanhado de som ambiente, espectacular fogo preso e Queima do Batel.



A iniciativa PROVE – Promover e Vender chega ao concelho da Moita e, no dia 25 de Setembro, entre as 17:00h e as 19:00h, quatro produtores da Barra Cheia, freguesia de Alhos Vedros, vão estar no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, para fazerem a primeira entrega dos cabazes compostos por frutas e legumes da época, com um peso entre os 7 e 8 kg e um custo de 10 euros.
O PROVE é uma iniciativa coordenada pela ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e surge no âmbito da iniciativa comunitária EQUAL. Apoiar os pequenos produtores locais, incentivar a actividade agrícola tradicional e aproximar os produtores dos consumidores são os principais objectivos desta iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal da Moita, através da cedência do Pavilhão Municipal de Exposições.
Informe-se sobre esta iniciativa e faça a sua encomenda, em
www.prove.com.pt, ou através do telemóvel 961071190.
Veja o vídeo promocional
aqui

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA


A 28 de Janeiro deste ano, fazia o convite para a minha 1ª Exposição individual de Fotografia, na Moita.
Garanto-vos que foi uma bonita exposição, modéstia à parte.
Alguém me disse: A Índia deve ser o melhor país do mundo para tirar fotografias. E eu concordo plenamente.
Quando se acha que se captou a foto do dia, logo vem mais uma imagem, um vestido, um momento, uma cor.
Click, click, click!
Conforme o espaço que me era oferecido preparei 30 fotos para a exposição. Na 2ª semana recebi um telefonema de 2 sócios que tinham um Bar na Moita, para expor lá as mesmas fotos e assim estiveram 2 meses no ARRIBAR.
A aposta nesta escolha brinca com os sentidos e emoções de quem tiver a ousadia de espreitar as imagens.
Cor.
Muita cor.
Expressão.
Forma.
Conteúdo.
As obras de arte têm alma e a fotografia é uma obra saída do olhar de alguém.
Da Índia veio o sonho e a inspiração.
A pedido de várias pessoas da blogosfera e não só, desta vez estarão expostas no norte do País.
Dependendo da vossa disponibilidade, tenho o prazer de vos convidar a "espreitar" a Exposição.
Será inaugurada dia 19 de Setembro pelas 19 horas com um porto de honra, em S. Mamede de Infesta – Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta – Rua Padre Costa, 118.
O horário será: dias úteis das 9,30h às 12,30h e das 14,30h às 18h.
O fim da Exposição será no dia 2 de Outubro (sexta-feira).
Passem a palavra, p.f.
CLIQUEM NA IMAGEM para ver o CARTAZ

domingo, 6 de setembro de 2009

GIBRALTAR

Após a saída de Lisboa, o 1º porto onde paramos foi GIBRALTAR, nestas imagens vê-se alguns lugares da cidade mais conhecida pelo Rochedo e pelos macacos.





Um bom arrependimento é a melhor medicina para as enfermidades da alma.

(Miguel de Cervantes)