sábado, 30 de janeiro de 2010

Momentos Perfeitos

Hoje - sábado 30 de Janeiro - é o último dia que a exposição está patente ao público, na Biblioteca Municipal da Moita, até às 18h 30m - aqui estão algumas imagens do que se pode visitar. Na mesa principal está uma imagem de Lord Ganesh a dar as boas vindas a todos, bem como o "Livro de Visitas" onde podem deixar algumas palavras sobre o que viram, alguns flyers e incenso a queimar.

Ganpati é o elefante mitológico deus hindu com cabeça de elefante. Esta imagem faz parte de um dos maiores festivais na Índia, o Ganesh ou Ganpati festival.
Este festival representa a união das pessoas, pela liberdade contra o Império Britânico, que foi prejudicial à Índia em 1893. Hoje é comemorado em locais públicos, apartamentos, casas, escolas. Ele é comemorado por 10 dias.
Tem uma atmosfera festiva de longas filas de pessoas, que visitam diferentes organizações para ver vários ídolos; é surpreendente a decoração e a iluminação extravagante. No último dia há um grande show de música, sons, luzes e cores.
Ganpati Festival - todos os anos em Setembro tem início este festival, varia o dia. Hoje, este festival é utilizado como um meio de comunicação social e para a sensibilização do público.


A Biblioteca da Moita dispõe de alguns cubos-vitrina onde se pode colocar objectos tanto no seu interior como em cima; neste caso foram expostos livros sobre a Índia, para os visitantes consultarem. Existem 2 cubos com livros, este e outro. Na imagem de baixo foram colocados objectos típicos da Índia dentro da vitrina.

Num outro cubo-vitrina coloquei o meu casal de marionetas típicas do Rajastão, com um texto que elaborei alusivo à história das marionetas.


Quando falei em inovação referia-me precisamente a algumas destas imagens que aqui vos mostro, o que não aconteceu nas exposições anteriores. No post anterior também podem ver os saris pendurados para sentirmos o ambiente completamente zen da Índia.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VIVER É ARTE - SEJA CRIATIVO


Nesta imagem estou a explicar e mostrar o meu casal de marionetas típicas do Rajastão, que estão expostas numa vitrine, com um texto explicativo a acompanhar.

A inauguração da exposição no passado dia 19 foi um verdadeiro sucesso.
Podem ver outra opinião neste blog:
É um grande Amigo dos blogues que foi lá fotografar...além de marcar presença num momento tão especial da minha vida.
Agradeço aos Amigos/as que estiveram presentes, foram poucos mas bons!
A exposição estará aberta ao público de 3ª feira a sábado; fecha aos domingos e segunda-feira. Encerrará no sábado - dia 30 de Janeiro pelas 18h 30m.
Já me comprometi com algumas pessoas amigas para lá estar este sábado - dia 23, das 15h em diante, para fazer uma visita guiada aos amigos que decidirem ocupar o sábado de tarde de forma a "espreitar" os hábitos e costumes da Índia.
Finalmente consegui fazer aquilo que já idealizava há algum tempo, que era criar um ambiente completamente zen, estilo indiano.
As fotografias dão uma visão do espaço e dos quadros. Além das fotos havia os cheiros - incenso a queimar; os sabores - chamuças para petiscar; os sons - música indiana de fundo; a possibilidade de poder ver um trabalho em power-point com 180 imagens do quotidiano na Índia. Tudo isto foi uma autêntica inovação, incluindo 3 saris de 5 metros de comprimento caindo do alto a decorar o espaço.
Enfim...estava um ambiente espectacular. Recebi imensos elogios!!!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MUDAR E INOVAR

Olá a todos!
Espero que estejam aconchegadinhos, no remanso dos vossos lares, porque está um frio que não se aguenta. Além de tanta chuva que já cansa e vento forte...Nem o convite aos saldos justifica uma saída de casa, por isso, espero que aproveitem o vosso tempo da melhor maneira…
Começo por vos pedir desculpa da minha ausência nos vossos blogues, pois ando mais uma vez envolvida na preparação de outra exposição, daí que não tenha tempo para visitar os vossos cantinhos, como eu gostaria e vocês merecem.
Por falar em frio...apreciem esta paisagem; foto minha quando visitei os Glaciares na Noruega...brrrrrrrrrr...que frio!!!

A Tulipa nos seus dois blogues começa o Ano com novidades, promessas, novas rubricas...enfim...há que mudar e inovar. Fotos da minha autoria também.
Tenho adiado um projecto, mas este ano vai mesmo ser posto em prática – posts sobre “Recantos de Hotéis”, tenho imensas fotos que adoro captar pelos hotéis por onde passo. Recantos com magia, cada qual no seu estilo.
Espero que apreciem esta minha ideia.
Ao longo do ano, outras ideias irão aparecer, acreditem.
Registos de férias por esse mundo fora, além dos meus weekbreaks cá dentro.
Uma rubrica semanal com “Pensamentos” que aprecio bastante.
Agora, visitem-me se querem ver o que vos prometo, pois estou pronta para continuar junto de vós.
Começo com estas 2 fotos, da viagem que fiz à Escandinávia, em Abril de 2008.

Estou a fazer os últimos preparativos para a próxima exposição, que será em breve e o tempo voa. O próximo post será mesmo um convite para a exposição. Prometo que assim que estiver tudo ultrapassado serei mais presente na blogosfera. Espero ser entendida por todos os bloguistas.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

OFERTA de BOUQUET


Se eu fosse uma pintora
pincelava o meu mundo
e, porque não, o teu também
de uma forma desigual,
todas as cores da paleta
cada qual à sua maneira
paz e harmonia para o branco
o rosa seria carinho
a tolerância o verde
no amarelo a saúde,
e o azul da amizade;
preto seria tristeza
azul às riscas meiguice
Oh, que mais?
Falta o vermelho da paixão
O lilás a ternura
O amor vinha de violeta
Em forma de bouquet
Para terminar
ofereço, como gratidão,
o meu perfume
tulipa, uma flor.
E, porque não?
Rosas e outras flores
Levai amigos
É dado com o coração.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PROPÓSITOS DE ANO NOVO


É inevitável! Com a entrada do novo ano, no mundo inteiro, milhares de pessoas desfiam um rol de bons propósitos. Algumas dessas intenções não passam do 1º mês do novo ano, caem no esquecimento. Por isso decidi que não faço promessas disto nem daquilo.
Quem me acompanha há algum tempo, sabe que nos últimos 2 anos pratico medicina alternativa - Medicina Chinesa, originária da China e hoje conhecida e praticada em todo o mundo, está documentada desde há 5 mil anos. É, muito provavelmente, não apenas a mais antiga das medicinas, mas também a que mais tem sido praticada ao longo da História da Humanidade. É uma medicina que se propõe analisar o indivíduo através de um princípio energético e, com esse diagnóstico, proceder ao tratamento por meio das várias disciplinas que englobam a Medicina Chinesa. Em Medicina Chinesa, em todas as consultas que faço, os primeiros minutos são dedicados a uma conversa entre médico e paciente, durante a qual o médico pede para me examinar a língua e sentir a pulsação. Durante estas etapas faz-se o diagnóstico energético do paciente, que vai permitir o estabelecimento da terapêutica ou do tratamento.
Envolvida nesta área, hoje os meus votos para todo o ano vão em forma de IDEOGRAMAS.
São muitos os símbolos e os significados associados aos ideogramas. Cada traço do desenho imprime uma força mágica, duradoura e com a riqueza de uma escrita antiga e cheia de tradição e respeito. No Feng Shui pode-se usar os ideogramas como curas ou talismãs.
Também podem ser combinados num mesmo quadro ou moldura que significam felicidade, amor e longevidade e colocados na sala, no centro da casa, numa parede lateral de uma escada ou de um corredor.
Importante não colocar muitos ideogramas pela casa, lembre-se sempre do conceito de que menos é mais. Escolha o que for mais interessante para a sua vida no momento ou intuitivamente, mas verifique o significado do ideograma que está expondo no seu lar ou local de trabalho e coloque boas intenções para atrair sorte, luz, amor, paz, protecção, prosperidade.
Os ideogramas têm muita força e poder.
O 1º que aqui coloco é SAÚDE, pois é o bem mais precioso na nossa vida, sem saúde nada podemos fazer. Depois coloco o da coragem para enfrentar os momentos menos bons que todos sentimos ao longo do ano. O amor também é um elemento importante nas nossas vidas. A amizade faz falta a todos os seres humanos. Enfim...tanto para mim como para todos vós, são estes os meus sinceros votos para 2010.
CORAGEM:
AMOR:
AMIGO (Amizade):