domingo, 28 de setembro de 2008

Dia Mundial do Turismo

Este sábado, dia 27 de Setembro, celebrou-se o Dia Mundial do Turismo que a Organização Mundial do Turismo dedica, este ano, ao tema
“O Turismo enfrenta o desafio das alterações climáticas”.
Realizou-se no passado sábado, dia 20 de Setembro, o III Raid Fotográfico da Moita que a Câmara Municipal promoveu, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.

O III Raid Fotográfico pretendeu dar a conhecer o Município na sua vertente turística e estava aberto à participação de todos os interessados, excepto a fotógrafos profissionais, bastando para tal possuir uma máquina fotográfica digital.
Vai daí decidi inscrever-me e aqui vos apresento duas das minhas fotos pertencentes ao tema: «Paisagem» que bem poderiam ter sido escolhidas para as 5 seleccionadas para participar.
Um dia vos conto a classificação final.

sábado, 20 de setembro de 2008

Tarde do Fogareiro - Festas da Moita

Todos os anos vou uma noite até às Festas da Moita, nada mais que isso...
Há muito, muito tempo, não perdia vários dias de Festa, tinha paciência para estar ali de pé a assistir aos espectáculos de música e dança...mas, com o tempo fui-me cansando e cada ano que passa vou menos às Festas.
Este ano foi um pouco diferente, pois já o ano passado ouvi falar na famosa «Tarde do Fogareiro» e este ano quis ver, na realidade, o que por lá se passa...
Muitas pessoas, muita comida, bebida e reinação.
Alegria, que tristezas não pagam dívidas...
Comida com fartura:
este leitão a ser assado, ali ao vivo e a cores, foi um dos momentos altos da hora que teve início, 13 horas.
Novos e menos novos, tudo trabalha minha gente...

A tradicional Tarde do Fogareiro decorreu dia 19 de Setembro, a partir das 13:00h, na Avenida Dr. Teófilo Braga, na Moita, integrada no programa da Festa em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem.
Na principal avenida da vila da Moita, são colocadas mesas e cadeiras, seguidas dos indispensáveis fogareiros, com as brasas acesas prontas para grelhar os petiscos.
Com a chegada do fado vadio, este ano com o fadista Mariano João, acompanhado pelo conjunto de guitarras de Sidónio Pereira, e do “huga-huga”, estava tudo preparado para se dar início ao mais famoso almoço dos festejos populares, que se prolongou pela tarde fora.
É assim a Tarde do Fogareiro, durante a qual se assiste à maior concentração de gentes da Moita, seus amigos e familiares, num local único de convívio e animação.
A Tarde do Fogareiro tem vindo, ano após ano, a conquistar cada vez mais adeptos, destacando-se como uma das fortes atracções da Festa em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Escola de Escalada do Castelo/Capela da Senhora do Castelo

A tranquilidade das águas do Rio Tejo permite a realização de passeios de barco que vão à descoberta da geomorfologia das Portas de Ródão, das colónias de grifos e da Arte Rupestre do Tejo.
Em plena Rota dos Fósseis (Penha Garcia) e Rota das Invasões (Vila Velha de Ródão) podem encontrar-se escolas de Escalada, que garantem adrenalina ao máximo nas suas actividades, que vão desde a escalada desportiva ao slide, nos quartzitos, e do paintball e TT nas serras do Ródão ao hipismo, nas rotas do contrabando que cruzam o Sinclinal, em Penha Garcia.
Foi criada a Escola de Escalada do Castelo, projecto de parceria entre a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a empresa Incentivos Outdoor Lda. Este projecto de implementação de uma zona de escalada natural tem disponível actualmente 12 vias de escalada devidamente equipadas. Esta zona de escalada está implementada na zona quartzitica do Castelo em Vila Velha de Ródão.
Este é um local de eleição para a prática da modalidade pois associado a um clima temperado temos também uma paisagem natural fantástica onde predomina a zona classificada das Portas de Ródão onde nidifica a maior colónia de grifos em Portugal.

Estão em curso as obras de beneficiação da área envolvente ao Castelo de Ródão e Capela da Senhora do Castelo. A proposta de valorização pretende tirar partido do património histórico existente e das potencialidades naturais e paisagísticas do local. Desta intervenção irão resultar melhores acessos,uma área de recepção e estacionamento, adjacente ao alçado esquerdo da capela, a valorização de toda a área interior das muralhas, a execução de um miradouro, a constituição de zonas de merendas, de recreio livre, lazer e de contemplação e a construção de instalações sanitárias.

O “Programa das Aldeias do Xisto” é um “projecto âncora” da Acção Integrada de Base Territorial (AIBT) do Pinhal Interior, que contempla 23 aldeias, onde a matéria de requalificação de infra-estruturas, a requalificação de espaços públicos, a recuperação de imóveis públicos e a de imóveis privados está sempre patente. As aldeias indicadas e que estão identificadas como beneficiárias do Programa das Aldeias de Xisto (PAX) espalhadas por 13 concelhos do Pinhal Interior são – Arganil, Castelo Branco, Fundão, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Penela, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.A candidatura destas aldeias ao programa e aos seus fundos foi promovida pelas respectivas câmaras municipais, através da elaboração de “Planos de Aldeia”. Trata-se de um documento de trabalho que traduz um estudo aprofundado da aldeia, da sua envolvente e a população. Mas o ponto fulcral de todas as intervenções está centrado nas pessoas, isto é, há uma estratégia de desenvolvimento que, embora prioritariamente alicerçada no aproveitamento turístico do território, tem como meta final a melhoria das condições de vida das populações residentes, criando emprego e qualificado os recursos humanos de forma a permitir o surgimento de uma nova base económica.
Assim, as intervenções em curso nestas aldeias pretendem melhorar a qualidade de vida dos seus residentes, conservar a aldeia como um património cultural e promover as actividades económicas (unidades de alojamento ou de restauração, comércio de produtos locais, animação turística).O programa é basicamente um aproveitamento das condições naturais ímpares de cada localidade

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Foz do Cobrão - Geocircuito

Quando fiz este passeio, estava longe de imaginar que iria praticar o «garimpo»

Esta é uma terra onde ainda se revivem essas tradições antigas. Uma das mais interessantes é o garimpo do ouro nas margens do rio Ocreza e na ribeira do Cobrão. Aventure-se a descobrir uma pepita.

Foz do Cobrão situa-se no extremo noroeste do concelho de Vila Velha de Ródão, no sopé da encosta oeste da Serra das Talhadas, junto ao rio Ocreza, que constitui, aqui, o limite do território concelhio.

A Foz do Cobrão é um dos Geossítios do Geopark Naturtejo.
As Portas de Almourão situam-se entre Sobral Fernando, em Proença-a-Nova, e esta aldeia de Vila Velha de Ródão. São dois picos quartzíticos escarpados de rocha nua, um em cada lado do rio Ocreza, testemunhas de como as linhas de água conseguiram abrir caminho por entre a paisagem irregular. Há muitas outras evidências da antiga actividade tectónica, como dobras na rocha. Esta paisagem alberga um ecossistema importante, do qual sobressaem os grifos e cegonhas negras. Salientam-se também as conheiras, em Sobral Fernando, dos tempos dos Romanos, testemunhando a importância desta região na exploração aurífera de aluvião.

À margem esquerda do Ocreza aflui a ribeira do Cobrão. Foi aí que nasceu a antiga povoação que mais tarde subiu encosta acima, fixando-se num local de magníficas paisagens.
A brancura das suas casas e as pinturas dos socos dá a entender a proximidade do Alto Alentejo. A crista quartzítica da serra das Sarnadas emoldura-a e abriga grifos e cegonhas-negras que, lá do alto, observam rochas com cerca de 500 milhões de anos marcadas pela ondulação e pelos fósseis de um oceano que já não é. O Rio Ocreza espelha-se a seus pés antes de galgar o açude construído há anos.