sexta-feira, 11 de junho de 2010

ESPAÇO ZEN

A Quinta dos Loridos é um bonito Solar, situado na freguesia do Carvalhal, concelho do Bombarral. Outrora, estas terras foram pertença do Mosteiro de Alcobaça, que as doou a João Annes Lourido, em 1430.
No século XVI a família Sanches de Baena reconstruiu este Solar que é hoje um belo exemplo da nobre arquitectura rural do século XVIII, ostentando o orgulhoso brasão da família Sanches de Baena.
A Quinta dos Loridos é hoje uma unidade hoteleira de luxo e também uma afamada produtora de vinhos, nomeadamente de espumantes.
O Jardim Oriental Buddha Eden, com uma área de 35 hectares, lago artificial e plano para 6 mil toneladas de estátuas, encanta, um espaço de calma e paz de espírito. ADOREI.


Este texto, retirado do site oficial, explica bem o conceito do jardim:
O Jardim da Paz encontra-se situado nos terrenos luxuriosos da Quinta dos Loridos, localizada no Bombarral, apenas a alguns quilometros a sul de Óbidos. O jardim ocupa cerca de 35 hectares dos 100 hectares da propriedade. Com cerca de 6000 toneladas de mármore e granito, budhas, lanternas, estátuas de terracotta, e várias esculturas que foram colocadas cuidadosamente entre a vegetação. Este espaço verde com o seu lago central é um local de paz e tranquilidade, onde convidamos a descobrir os vários caminhos, ou apenas relaxar na relva circundante ao lago.
A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os nossos budhas dourados, lhe dão calmamente as boas vindas.
Com 700 soldados de terracotta espalhados no jardim, alguns estão enterrados da mesma forma, como foram colocados na China há 2200 anos. São pintados à mão e cada um deles é único.
No lago podemos observar os peixes Koi, e os dragões esculpidos a erguerem-se da água.
O Jardim da Paz é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o Comendador Berardo deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.
Pretende-se, que o Jardim da Paz seja um lugar de reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abrimos as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Ambicionamos, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz.
Esta é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico, vocacionado para a meditação e promoção da interacção social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e da dignidade humana. Sendo o Jardim da Paz um espaço de livre acesso, solicitamos uma doação, dentro das suas possibilidades, para nos ajudar a manter este sítio de tranquilidade e para, que possamos continuar a facultar entradas gratuitas a todos aqueles, que nos procuram aspirando a paz, força e luz.

7 comentários:

tulipa disse...

Pode clicar nas fotos para ver em tamanho maior.

Continuo a mostrar algumas imagens deste Jardim da Paz, que adorei.
O famoso (se calhar ainda nãe é, mas rapidamente vai ficar) Buddah Eden, financiado pelo Comendador Joe Berardo, arrisca-se a tornar-se um local de peregrinação... Milhares de toneladas de granito transformadas em belas estátuas na sua maioria budistas, um lago, vinhas ao redor, relva e lugares de contemplação e meditação farão toda a diferença...

Tenho dezenas de fotos para partilhar com todos vós, vou aprender a fazer um slideshow
...para vos mostrar.

Tozé Franco disse...

Olá Tulipa.
Já timha ouvido falar e visto algumas fotografias. Fiqeui com vontade de visitar.
Um abraço.

Unknown disse...

um abraço zem!

Unknown disse...

A quinta dos Loridos merece bem um passeio com calma e com tempo para se poder beber toda aquela beleza.
Gostei de visitar.

Lídia Borges disse...

Obrigada! Não conheço este lugar, mas fiquei cheia de curiosidade. Todos os recantos onde se pode respirar a Paz são a minha "terra" Será um destino próximo.

Boas Férias! Que as melhoras almejadas se façam presentes.

Um beijo meu.

Sofá Amarelo disse...

Como já tive oportunidade de dizer andei por lá a vasculhar mais de um ano antes de abrir ao público - até fiz fotos que na altura pus no hi5, e se calhar também num dos blogues que tinha na altura.

Já combinei outra ida, mas ainda não sei o dia, talvez em Julho que é quando devo ter mais tempo.

De qualquer forma, obrigado aqui por aguçares o apetite para coisas diferentes...

jAKAsso! disse...

great images! ~jack at rainbarrel.ca