segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

IGREJA DA MISERICÓRDIA - BEJA



Mais um "Momento Perfeito"

regresso aos posts sobre momentos 

que são importantes no meu percurso de Vida 

- conhecer mais, conhecer novos lugares! 

Desta vez fui até BEJA 

e aqui estou na Praça da República.






Não se via ninguém no centro da cidade... 

fui calcorreando aquele lugar e fazendo fotos





O edifício da Câmara de Beja e Arcada nascente 

na Praça da República 






Nome actual de uma rua e também o nome antigo 




e foi precisamente da porta 
da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres 
(imagem acima) 

que eu vi aqueles arcos 
e perguntei o que era, 
disseram-me que era a 

"Igreja da Misericórdia" 

fiquei curiosa e e lá fui ver 

(a quem estiver interessado...
seguem as descrições nos comentários)



9 comentários:

tulipa disse...


«No topo Noroeste da Praça [da República]
ergue-se a Igreja da Misericórdia,
classificada como Monumento Nacional.

Mandada edificar no século XVI pelo infante D. Luís irmão de D. João III, destinava-se a albergar os açougues municipais.

A obra revestiu-se, porém, de uma tal qualidade e beleza que o próprio infante propôs às entidades municipais a sua utilização para fins religiosos.

Trata-se de um edifício de planta quadrangular,
com abóbadas suportadas por colunas encimadas por capitéis finamente trabalhados e paramento exterior em pedra golpeada e almofadada.

Segundo Dagoberto Markl, constitui
"talvez o mais notável exemplar do Renascimento de feição regionalista"
do nosso país.»

(Susana Correia,Beja. Caminhos de Futuro, BejaPolis, Beja, 2005, p.36)

(Para saber mais sobre a Igreja da Misericórdia consultar,
por exemplo, a página do IGESPAR)

tulipa disse...


a 6ª FOTO é de
Arcadas manuelinas na Praça da República.
Época da construção século XVI.

Beja, o «coração do Barroco»
na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

O diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico
(DPHA) da Diocese de Beja
destaca os “inúmeros tesouros” da região,
que tem “algumas das mais belas igrejas” do sul,
e sugere começar pela igreja (musealizada) de Nossa Senhora dos Prazeres.

Mesmo sem saber desta sugestão,
foi precisamente a 1ª visita que fiz,
assim que saí do Castelo, onde está o "Posto de Turismo"
e recebi várias informações
do que podia visitar naquela tarde de sábado.

Pedro Coimbra disse...

A beleza do nosso país que é ainda mais sentida por quem está longe.
Bjs

Ana Simões disse...

Beja estava "deserta" o que facilitou e proporcionou muito bons registos da mesma. As vezes , muitas vezes, um elemento humano enriquece a fotografia, mas quando são demais acaba estragando.
Gostei de todas as fotos e da informação. Os arcos manuelinos são lindos. Já passei por Beja mas nunca a visitei. Sem dúvida um lugar que merece uma visita pela sua riqueza cultural.
Beijos

Os olhares da Gracinha! disse...

Beja é uma belíssima cidade e esta igreja ficou por ver pois optei por outras visitas mas quando regressar ... vou visitar!!!
gosto dos olhares ... Bj carnavalesco

Manu disse...

Fui duas vezes a Beja, na primeira fiquei triste com o abandono e desleixo, na segunda fiquei radiante por ver as obras de reconstrução estavam a decorrer e a cidade pareceu-me bem mais iluminada.
Adorei rever através do teu olhar.

Beijinhos

Graça Pires disse...

Belíssima reportagem fotográfica. Beja é uma cidade com edifícios muito belos. Gostei da Igreja da Misericórdia.
Uma boa semana.
Beijos.

Remus disse...

De facto a cidade parece deserta. Quando lá fui, que foi sempre em pleno Verão, a cidade vibrava de gente. Era muito emigrante na rua, alguns turistas espanhóis... Mas agora estou a tomar consciência que fora dessa época do ano, a cidade quase que morre.
Mas por outro lado, o facto da cidade estar deserta, até foi bom para as fotografias. Sem a presença de pessoas, parece que a cidade ganha uma "alma" diferente. Não necessariamente pior ou melhor, mas diferente.

tulipa disse...


Obrigado Remus pelo comentário.
Acontece muito isso nos meus passeios por este Portugal.
Porque eu faço as escapadinhas sempre na época baixa
daí que encontre sempre os lugares com poucas pessoas
e em alguns alojamentos sou mesmo a única pessoa
como aconteceu desta vez.

Em pleno Verão, raramente saio... não suporto as temperaturas muito altas

Sim, muitas cidades do interior, fora da época do Verão
quase que são cidades fantasmas

Sim, sem pessoas, a cidade ganha uma "alma" diferente.

Desejo-lhe um bom domingo.