quinta-feira, 15 de agosto de 2019

MUSEU RUPESTRE ALTA - FINNMARK





Bem cedo - 9h da manhã e já eu estava preparada 

para a visita de ARTE RUPESTRE 

nos arredores de ALTA - NORUEGA 

as nuvens prometiam uma descarga de chuva, 

equipada a preceito para os primeiros minutos de chuva 

nesta viagem...vá lá, foram só ameaças 

e após umas ligeiras pinguinhas, não choveu...



a vista em redor é fabulosa

o silêncio invade as nossas almas




dentro do edifício do MUSEU 

esperamos a chegada do Guia 

que nos iria acompanhar numa visita guiada, 

lá o seguimos, por vários passadiços




como se pode ver, 

tudo arranjado para facilitar a visita aos turistas 








passavam por nós, casais que iam sozinhos, sem Guia 

e alguns paravam para escutar o que o nosso Guia 

nos explicava em espanhol 

(não se conseguiu guia português) 

na imagem o nosso Grupo observava as pinturas 

e ao mesmo tempo, escutava as explicações do Guia!






na imagem acima vê-se um pontinho verde, 

era o Guia a apontar com um laser 

quando nos dava explicações

em baixo, a Natureza 

brindava-nos com as suas maravilhas






aqui e ali, outras pessoas também faziam a mesma visita, 

mas sem Guia acompanhante

os passadiços eram extensos e, por vezes, estreitos, 

quando tinhamos que nos cruzar com outras pessoas 






outro género de gravuras 





gravuras com muitos veados e alces, 

um homem apontando uma arma para os caçar













quase no fim da visita guiada, 

dando mais explicações 




quando terminou, deixei-me ficar para última do Grupo, 

enquanto os outros foram apressados pois ainda queriam 

beber um café, eu que não bebo, deixei-me deslumbrar 

fazendo clicks da Natureza... caminhando lentamente 

envolvida pelo silêncio 

e por aquela atmosfera tão fabulosa




pensando...

 que só no Verão podemos fazer esta visita, 

pois no Inverno, é tudo um manto branco de muita neve!

18 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Tulipa!
Gosto muito de viajar com você por lugares que nunca irei, certamente.
Em meio à natureza, sou outra pessoa ou seja, mais iluminada e integrada comigo e com todos os seres do universo.
Como nos faz bem á alma um lugar assim. Já estive aqui no Norte do Brasil em plena floreta amazônica num park Hotel por lá (Parkaas), sei como se sentiu.
Refresque-se bem e ao seu espírito pois a vida merece ser bem vivida cada qual como pode.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

chica disse...

Quanta coisa linda nos trazes novamente. Adorei as artes rupestres e os passadiços maravilhosos me encantam! Adorei ver! beijos, tudo de bom,chica

Pedro Coimbra disse...

Um local que transmite paz, tranquilidade.
Bjs, bfds

Cidália Ferreira disse...

Amei as imagens!! Parabéns e obrigada pela partilha!!

Deambulando tão sozinha nesta quimera. | Poetizando e Encantando |
Beijos e uma excelente tarde.

CÉU disse...

Coucou, c´est moi!

Não venho agora comentar este excelente post, que tem como "cabeça de cartaz" uma foto sua mto interessante e trajada bem a rigor.

Parabéns por ter feito cinco poemas, que serão publicados no tal livro em novembro. Pode enviar-me um para o meu blogue, que eu não publicarei, caso não deseje, ou então, eu mando-lhe o meu endereço de email. Como fazemos, se todos os seus blogues não têm moderação de comentários? Pode colocar um deles, um dos mais antigos, com moderação e avisar-me. Acha bem?

Tudo conforme pediu. Há desabafos, que são só nossos.

Beijos e uma serena noite.

Graça Pires disse...

Fantástico passeio! Obrigada por partilhar.
Uma boa semana.
Um beijo.

Sofá Amarelo disse...

Nunca tinha ouvido falar de Arte Rupestre num país nórdico, muito menos na Noruega. Fiquei curioso com o começo do teu post... e mais ainda pela paisagem de tirar o fôlego, exatamente o tipo de paisagem que eu gosto de ver, embora nunca tenha estado na Noruega.

Tudo muito verde e apelativo, num país civilizado como eu costumo dizer, e onde acho que me habituaria facilmente a viver. Aliás, o correspondente da TSF na Noruega foi meu antigo colega na Faculdade. Foi para lá há uns 30 anos e nunca mais quis voltar. Faz ele muito bem.

E finalmente as pinturas. Fenomenais. Ainda por cima a vermelho e ao ar livre, conceito diferente das pinturas homólogas nos países do centro e oeste da Europa.

Conseguiste fotografar muito bem, apesar de o ângulo não ser o ideal. Mas mostras bem o que se pretende, e estas pinturas têm muita força. Duvido que se fosse em Portugal estivessem com esta qualidade de manutenção.

Pormenores incríveis a provar que a humanidade já era um poço de surpresas há milhares de anos. Os passadiços são incrivelmente bem tratados e seguros, ao contrário do que se passa em muitos dos passadiços em Portugal. Fizeste a reportagem completa, desde o foco nas pinturas até à presença das pessoas. Um artigo que teria cabimento na National Geographic ou numa revista da especialidade. Parabéns e obrigado.

CÉU disse...

Pois, venho agora comentar este excelente post, tal como lhe prometi.

Olá, Tulipa!

Que viagens tão bem organizadas! A Noruega parece-me mto arrumada e interessante.

Os Países Nórdicos são evoluidíssimos e fazem tudo para que habitantes e visitantes se sintam bem. Evidente k haverá algumas exceções, pois não há países perfeitos.

O frio e a neve é k são demais. Não gosto de países tão frios, mas pra quem gosta de viajar como a Tulipa, quase tudo tem interesse e o clima é pouco ou nada relevante.

Os passadiços estão mto bem tratados e a Arte Rupestre é um encanto, aliás, a Pré-História deslumbra-me, tal como o aparecimento do fogo e a forma de viver. Qdo surge o Neolítico, começam as desavenças, a questão da riqueza e da propriedade privada, e pronto, começa aí o descambar.

Gostei imenso das fotos, que fez, como sempre, pke sabe muito bem "explorar" os sítios mais interessantes de uma viagem, tal como as pessoas.

Já somos duas. Não aprecio café, mas sim chá. Há quem não tome café por questões de saúde, mas goste, o k não é o meu caso.

Beijos e uma agradável semana.

CÉU disse...

Faltou dizer-lhe ainda uma "coisinha", Tulipa.

Sim, de facto, tenho "passeado" por Lisboa, mas a meter o nariz em tudo qto é loja: trapos-rs. Não tenho pachorra para andar a visitar monumentos, cantos e recantos.

Conheço Marrocos, razoavelmente, desde Ceuta a Agadir, já desde os tempos dos meus pais, e sempre me falaram dos jardins Majorelle em Marrakech, onde a Tulipa já esteve (já li o post). Enfim, há dois anos visitei de novo Marruecos -rs e fui ao afamado jardim. Bem, não vi nada k me despertasse algum interesse e estive na fila um tantão. Plantas e mais plantas, catos, sobretudo, trazidos daqui, dali e de acolá, mais a Loja do Ives Saint Laurent, com alg. artigos interessantes, mas onde uma carteira custava 300 euros, por exemplo. Foi uma manhã perdida e mto mais interessante seria ter ido para a praça Jemaa el Fna, meter o nariz em tudo o k é lojinha -rs.

Beijinhos e tudo de bom!

Maria Rodrigues disse...

Foi certamente um passeio fantástico.
Gostava de ir conhecer a Noruega.
Beijinhos
Maria

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Tulipa!
Parabéns mnha amiga pela excelente postagem. Gostei de ter participado deste seu passeio. As imagens são de grande beleza.
Um final de semana de alegria e paz, Tulipa. Beijo. Pedro

INVEST WITH $200 AND GET A RETURNS OF $2,000 disse...

Invest with 200$ and get a returns of 5,000$ within seven business working days.
Why wasting your precious time online looking for a loan? When there is an opportunity for you to invest with 200$ and get a returns of 5,000$ within seven business working days. Contact us now for more information if interested on how you can earn big with just little amount. This is all about investing into Crude Oil and Gas Business.

Email: investmoneyoilgas@gmail.com

CÉU disse...

Olá, Tulipa!

Querem k invista, já percebi-rs. A publicidade é um modo de se ganhar mais dinheiro, mas escusavam de escrever isto nos blogues. Há 2 dias, tb recebi, mas claro eliminei a "faladura"-rs.

Já comentei este post. Vim rever.

Beijos e tudo de bom ou quase tudo, para não dizerem k somos mto exigentes.

Roselia Bezerra disse...

Boa Noite de paz de Outono, querida amiga Tulipa!
Tem carinho para nossa querida Lourdes e você aqui:
https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/09/amorosa-homenagem.html#comment-form
Tenha uma noite feliz e abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem  

Minas cap disse...

Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
Saude cap

Maré Viva disse...

Começo por te perguntar: que país da Europa ainda não visitaste?...só para saber...
Lindo passeio, muito cultural.As pinturas estão em perfeito estado de conservação e pareceu-me que a maioria delas era a céu aberto. Interessante.A paisagem em redor era bucólica e tão luminosa! Deve ter sido super agradável, essa visita. Ficamos a dever-te mais uma!
Um abraço.

Kalinka disse...


AMIGA
respondendo à tua pergunta....fui pesquisar quantos Países da Europa já visitei e aqui vai

País Capital
Albânia Tirana - NÃO
Alemanha Berlim
Andorra Andorra-a-Velha
Áustria Viena
Bélgica Bruxelas
Bielorrússia Minsque NÃO
Bósnia e Herzegovina - Saraievo NÃO
Bulgária Sófia
Chipre Nicósia NÃO
Cosovo Pristina NÃO
Croácia Zagrebe
Dinamarca Copenhaga NÃO
Eslováquia Bratislava
Eslovénia Liubliana NÃO
Espanha Madrid
Estónia Talim
Finlândia Helsínquia
França Paris

SÓ NESTE montinho ainda NÃO VISITEI 7 (SETE)
como vês ainda me faltam alguns
embora noutros PAÍSES já tenha estado mais que 1 ou 2 x

Ailime disse...

Boa noite Ester
Ainda não tinha visto este seu post e adorei.
As pinturas e as fotos da natureza são lindas.
Locais mágicos.
Beijinhos
Ailime