quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

FOTOGRAFIAS VENCEDORAS - BARREIRO


2023 

começa com um enorme V de Vitória 

verdade, nos meus 67 anos e mais 9 meses de vida 

posso dizer que me orgulho 

de ainda ter energia para participar 

numa Maratona Fotográfica desta vez no BARREIRO 

e 2 das minhas fotos terem sido vencedoras, 

aliás o júri escolheu 4 vencedores, 

três deles com apenas 1 foto e eu com 2 fotos vencedoras, 

quando era apenas permitido participar com 3 fotos, 

ou seja, só 1 foto minha não foi vencedora! 

. . . / . . . 

TUDO aconteceu a 28 de agosto de 2022 

num domingo, fiz de tudo para levar comigo 

mais pessoas a participar, pois é verdade, 

eu tudo faço para INCENTIVAR os meus amigos, 

quem sabe podem ganhar prémios e terem prestígio 

por as suas fotos serem escolhidas, 

mas...poucos ligam a isso! e eu fico triste... 

O tema era 

"Mostrem o BARREIRO através do vosso olhar" 

lógico que o BARREIRO é muito grande, 

tinha 24h para "fazer as fotos e entregar"

só que não me apetecia 

andar por todo o Barreiro a fotografar 

e foquei-me apenas em dois lugares

falei com a outra pessoa que consegui arrastar para ir comigo, 

expliquei-lhe que iria apenas para a zona do rio e passadiços

embora o primeiro lugar onde fomos foi o Parque da Cidade, 

onde fiz fotos de gaivotas, mas pouca matéria tinha de interesse 

e seguimos para a zona junto ao rio 

e tentei fazer isso...mostrar o Barreiro 


por acaso até estava a maré cheia, 

pois caso contrário só teria lodo para fotografar

na imagem acima parecem pequenas ilhotas, 

que no meu entender, sáo os pertences dos pescadores da zona

Outra foto que fiz 

foi da antiga ESTAÇÃO de comboios e barcos, 

que eu tanto frequentei, durante muitos anos

 em que trabalhei em Lisboa! 




fiz várias fotos dos passadiços 

em diferentes perspectivas

e, a foto abaixo é o exterior do Moinho Pequeno do Barreiro 

onde decorreu a cerimónia no sábado passado 

dia 14 de janeiro de 2023, 

da inauguração da exposição 

onde estão as fotos vencedoras



aqui está a "artista" na tarde da Maratona 

feliz por estar a fazer uma das coisas que 

mais ADORO - FOTOGRAFAR 





e, fui parar à TERRA DO NUNCA 

pois é, descobri este lugar junto ao rio 

onde alguém ali vive e é feliz ali estando, 

pois adaptou o lugar ao seu gosto, como se vê na imagem

achei imperdível este click...



entretanto a pessoa que estava comigo quis ir embora, 

a sério, fico mesmo muito triste, mas enfim...

infelizmente já me habituei a ter que contar só comigo 

e lá fiquei sozinha...mas não baixo os braços, nada disso!

Havia ali uma hamburgueria e decidi ir fazer um lanchinho

muito delicioso por acaso, aqui está a foto, 

não me arrependi nada porque entretanto 

o dia ia chegando ao fim 

e enquanto ali estive a comer tudo mudou...



escureceu e tanto mudou, 

que assim que saio da hamburgueria 

foi isto que vi...

fiz uns 6 clicks, meti-me no carro e fui a correr 

para outro lugar do Barreiro onde eu sabia 

que se pode fazer belas fotos do pôr do sol



OK tinha terminado por ali o meu trabalho, 

depois foi... ir para casa 

passar as fotos para o computador 

dei-me conta que tinha feito 110 fotos, 

o problema era depois...

ESCOLHER as certas!

Posso-vos dizer que este é o trabalho mais difícil

a sério...gosto de tantas, mas só podia enviar três...


AH e mais o stress de telefonar à outra pessoa 

para saber se já tinha descarregado as fotos 

Verdade, ninguém imagina 

o quanto quero ajudar os meus amigos, 

eu penso mais nos outros do que em mim mesma...

e, ia stressando pois a outra pessoa 

não estava a tratar de escolher e enviar como eu fiz


OK aqui estão as minhas três escolhas!




aqui está a 3ª foto que escolhi e enviei 

a tal (entre umas 20 que fiz) 

do pôr-do-sol no outro lugar do Barreiro



o que é certo, é que...com companhia ou sem companhia, 

valeu mesmo a pena

houve muita desorganização no pós-maratona, 

mails enviados que não recebiam nem respondiam

enfim, ainda me enervei um bom bocado, 

mas depois de muita insistência e telefonemas, 

fiquei a saber o resultado apenas em dezembro/2022

foi muito engraçada a forma como soube...


telefono, reclamo, 

nunca mais sai o resultado do júri disse eu, 

tudo sem me identificar

quando a moça me responde em dezembro: 

"Ah já saiu nas nossas redes sociais a 27 de outubro", 

eu nem queria acreditar

e ela continua: 

Há 4 vencedores, Ester Afonso com 2 fotos vencedoras

 (eu muito calada a ouvir)

 e mais três outras pessoas cada uma com uma foto escolhida...

ali digo: 

então, nem sequer enviaram um mail pelo menos aos vencedores?

ela diz: saiu nas redes sociais Facebook - Instagram...

depois pergunta-me o nome e eu...Ester Afonso


"AH...a sério? então MUITOS PARABÉNS"




uns dias depois 

telefonei à pessoa responsável pelo Projecto e disse-lhe: 

Espero que, quando for a inauguração da exposição 

das fotos vencedoras me envie um mail a informar 

pois não ando sempre nas redes sociais 

e assim foi, fui informada e lá estive no passado sábado 

na inauguração da exposição, 

orgulhosa por ver as minhas fotos em destaque

 e ter ouvido alguns elogios...

inclusivamente uma pessoa da Câmara 

pediu-me desculpas pela "má impressão" da foto do pôr-do-sol, 

ficou mais escura do que a que eu enviei






entretanto apareceu por lá o fotógrafo oficial da Câmara 

que fez este click abaixo e foi colocada a reportagem ontem 

no Facebook e no Instagram do Município do Barreiro


MEUS AMIGOS/AS

posso-vos dizer que foi mais um 

MOMENTO PERFEITO na minha Vida

estou muito feliz por ser a MULHER que sou!




 

15 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Fotos deslumbrantes. Muitos parabéns pela vitória de duas fotos suas. Mostram o talento da fotógrafa.
.
Poéticos cumprimentos.
.
Poema: “”Rebelde Juventude””…
.

chica disse...

Puxa,Tulipa!
Que show de fotos.Espetaculares!
Fico também contente que tenhas ânimo e vontade de participar e ainda vencer...
Adorei! Que venham muitas outras mais! beijos, chica

A tua frase lá ficou ótima! Obrigadão!

Tomás B disse...

Me gustan las tres fotos que enviaste y como dices la impresión del atardecer no es muy buena.

Saludos.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Tulipa!
Um show de fotografias, cada ângulo perfeito.
A do pôr-do-sol está um deslumbre.
Fico encantada com sua habilidade em fotografar com esmero e ainda partilhar conosco tanta maravilha.
Muito obrigada.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

Ana Paula disse...

Vi seu comentário e link lá na Chica e cá vim conferir a postagem.Que surpresa incrível! Um espetáculo tuas fotografias e muitíssimo feliz pela tua premiação tão merecida!
Parabéns!
Beijo, ana paula

Ailime disse...

Boa tarde Tulipa,
Parabéns por tão belas fotografias!
Quem corre por gosto não cansa e o esforço teve a recompensa!
Beijinhos,
Ailime
(Obrigada pelo complemento da terceira fase no Parque dos Poetas. Mas eu referia-me como no inicio indicavam às duas alas do parque. A 3ª fase será mais recente e desconhecia).

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga, prémios bem merecidos pois as suas fotos estão fantásticas. Está incrível a perspectiva do passadiço.
Muitos Parabéns!!!
Beijinhos

Pedro Coimbra disse...

Parabéns.
Beijinhos, bfds

José Alex Gandum disse...

Pois, e mostraste o Barreiro nas suas melhores vertentes (e ainda faltou a Mata da Machada,,,) sendo que muita gente tem uma ideia errada do Barreiro em virtude das indústrias e da poluição de há algumas décadas. A verdade é que o Barreiro é tido neste momento como o concelho com melhor qualidade de vida na Área Metropolitana de Lisboa, embora pouca gente o saiba, tendo em conta os aspectos culturais, ambientais, de saúde, sociais, de transportes, etc.

Bom, mas passando mesmo ao que interessa. Eu fui testemunha do concurso de fotografia e até da inauguração, onde uma desconhecida, que nem era barreirense, foi a única a arrecadar duas distinções.

O post está muito bem descrito e muito bem ilustrado pelas fotos vencedoras e outras. Lê-se e vê-se como se estivesses a contar uma história, pelo menos foi essa a sensação com que fiquei. Por isso, muitos parabéns pelo post, pelas fotos, pelas distinções e pela partilha.

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Tulipa, deve ter sido um trabalho difícil, entre tantas fotos lindas suas, escolher apenas 2 fotos!
Mas valeu, não é amiga?
Deixo meus aplausos, na verdade suas fotos são como de um profissional.
Votos de uma feliz semana!
Beijo

Graça Pires disse...

Os meus sinceros parabéns não só pelo seu aniversário, mas também pelas suas fotografias vencedoras. Você tem muito talento que é coisa que não se aprende.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Jaime Portela disse...

Excelentes fotos.
E, na minha modesta opinião, tem 2 ou 3 que acho melhores que as premiadas. Mas eu sou um ignorante...
Parabéns pelos prémios, merecidos, mesmo não tendo visto a concorrência...
Boa semana, amiga Ester.
Um beijo.

Ana Freire disse...

Que fotos lindas! Adorei revisitar essa zona, que está tão diferente desde os últimos tempos, em que frequentava o Barreiro mais regularmente, quando ia visitar a minha avó paterna!
A foto do moinho está o máximo!!! A minha preferida! Escolheu muito bem, Ester!
Muitos parabéns, por esta feliz conquista... merecidíssima!
Beijinhos! Continuação de uma excelente semana!
Ana

Manuel Luis disse...

O grande dilema quando tiramos muitas, selecionar as melhores! O por do sol faltou algo. Bons momentos solitários.
Bjs

São disse...

Parabéns pelas fotos e por ter sido vencedora.

A divulgação destas iniciativas deixa muito a desejar, pois eu vivo aqui e não soube de nada...

Abraço e bom fim de semana