terça-feira, 26 de dezembro de 2023

TORRE DE BELL - Memorial do Sino do Cerco


Cheguei ao final de 2023 

e gosto de fazer uma retrospectiva 

do que foi o ano que está a terminar 

a nível de lazer, as minhas VIAGENS 

No início de cada ano, crio um OBJECTIVO 

REALIZAR SONHOS 

e foi isso que tentei fazer. 

Neste blog dos MOMENTOS PERFEITOS 

fui fazendo posts sobre a minha 

primeira viagem deste ano S. TOMÉ 

então passo para a segunda viagem 

que foi à ILHA DE MALTA 

decorria o mês de MAIO 2023


na imagem acima vê-se a TORRE DE BELL 

é o Memorial do Sino do Cerco

para honrar as 7000 pessoas 

que perderam as suas vidas no cerco 1940 - 1943 

(como se pode verificar tem muitos degraus 

para mim é difícil subir... estas imagens foram feitas 

de dentro do Bus turístico que apanhei) 

na foto seguinte lá vou eu no 1º andar do Bus



imagem na zona central de LA VALETTA



Monumento dramático à Independência de MALTA

em 21 de setembro de 1964 - na zona central de LA VALETTA



dezenas de turistas à procura de passeios de barco



a tendência das varandas de madeira coloridas 

surgiu na capital Valetta por volta do século XVIII





na parte sudeste de MALTA, à beira-mar encontra-se 

a mais tradicional e autêntica vila de pescadores

MARSAXLOKK

sabendo que aos domingos têm um mercado de rua, 

programei a minha visita a esta vila e lá fui fazer uns clicks





MARSAXLOKK

sinaléctica e tendas do mercado de rua




junto à praia o mais natural é haver carrinhas 

a vender gelados ICE CREAM em MARSAXLOKK




Bus passando próximo de uma praia ao domingo



foi neste Bus que fiz os 2 circuitos no fim de semana

no sábado - toda a zona NORTE da Ilha

domingo - toda a zona SUL da Ilha



foi precisamente no meu blog "COISAS SIMPLES DA VIDA" que no início deste ano 2023 escrevi que, ao chegar o ano ao fim, tenho o dever de fazer um agradecimento.
Agradeço ao universo por tudo o que me deu - saúde, viagens, conhecimento, aprendizagem, novas pessoas na minha vida!
Resta-me desejar a vocês tudo aquilo que desejo para mim.
Um Ano Novo com Saúde, Paz!

Para mim viajar é ser livre, é onde sou feliz.
Abdico de muitas outras coisas para poder fazê-lo e jamais me arrependo dessa escolha. Há muito mundo para conhecer e a vida é para ser vivida. 
É para fazermos o que nos faz felizes hoje e não esperar por "um dia". 
Vivam intensamente e sejam felizes enquanto essa possibilidade nos é dada diariamente. Feliz 2024 a todos e venham essas viagens!

 

12 comentários:

tulipa disse...

Foi uma viagem de muitas peripécias negativas
e, claro que não fiquei com vontade de regressar
(só Valetta tem 300 monumentos!) segundo dizem,
mas acho que o que vi foi o essencial.
Recordo que, em 2018, Valetta foi Capital Europeia da Cultura

faz-se uma caminhada junto à marina e encontramos o Elevador Barrakka (Barrakka Lift – paga-se bilhete de 1€ para subir), com vista sobre o Grande Porto e sobre as Três Cidades:
Vittoriosa (Birgu). Senglea e Cospicua.
O elevador é uma obra de arquitetura que se destaca pela modernidade ao lado das muralhas do século XVI.
Depois de subir no elevador – e são uns bons 20 andares – chega a um local com vista panorâmica.
Todos os dias, ao meio-dia, é disparado um dos muitos canhões que aqui estão apontados – o local chama-se Old Saluting Battery – que está nos Jardins Superiores (Upper Barrakka Gardens).

tulipa disse...


viagem a Malta, visitar Valletta e as Três Cidades deve estar nas suas prioridades. A cidade muralhada de Valletta é a capital mais subestimada da Europa. Igrejas barrocas, muralhas e bastiões colossais, ruas alinhadas idílicas e belos jardins com vista para o mar mais azul que já vimos.

Este é o roteiro para visitar Valletta para quem busca os pontos de interesse e atrações turísticas imperdíveis, as vistas panorâmicas do Grande Porto, os bares da moda e uma variedade de cafés e restaurantes de dar água na boca que colocaram o país insular mediterrânico mais pequeno da Europa sob os holofotes.

Malta é um destino fabuloso o ano inteiro e muito popular para férias de praia. No coração do mar Mediterrâneo, é um dos destinos de verão mais procurados da Europa. Mesmo no inverno, o maior risco que corre é de apanhar dias com temperaturas médias diurnas de 15ºC, apesar de serem mais curtos, com menos horas de luz.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Tulipa!
Tenha tido um Natal abençoado e uma passagem de ano também feliz lhe desejo.
Beijinhos festivos e bons passeios por aí

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde:- Recordar é viver. Bonita publicação que aplaudo, admiro e elogio.
.
Feliz Ano de 2024 para si e família.
.
Poema: “ Sem pedras no caminho, feliz 2024 “
.

Tomás B disse...

Bonitos paseos los que pudiste dar recorriendo la isla de Malta me encantan todas fotos en especial esas en las que se ven las casas antiguas con sus balcones de colores, los cuales les pintaban así para que los marineros reconocieran su casa cuando regresaban a puerto. Otra cosa que me gustan son los coloridos barcos y ese autobús antiguo.
Que el nuevo año nos traiga salud, paz y amor.

Saludos.

José Alex Gandum disse...

Tinha alguma vontade e curiosidade de um dia ir à Ilha de Malta mas vou contentar-me a percorrer o teu post, pois ele é completo e bastante informativo, para além das fotos muito bem captadas e bem distribuídas pelo espaço do post.

Realmente aquela pequena Ilha deve estar cheia de monumentos, a julgar pelas tuas fotos e informação. Deve ser tudo muito concentrado para caber tanta coisa em tão pouco espaço. E tem o Mar, o que dá uma riqueza grande à ILha e ao teu post.

E tem pessoas, algumas bastante interessantes a julgar pelas tuas fotos. Sempre tive ideia que em Malta falavam inglês mas pelos vistos têm uma língua própria, a julgar pelos nomes dos sítios e pela sinalética que, muito bem, te lembras sempre de fotografar.

E continua viajar para que possas continuar a partilhar todas estas imagens de um mundo desconhecido para tantos de nós.

chica disse...

Sempre lindo acompanhar teus passeios e experiências!
Muito bem mostrado tudo!
beijos, chica

Maria Rodrigues disse...

Obrigado por mais esta bela viagem virtual através das suas fantásticas fotos. Gostava de conhecer Malta, mas ainda não está na minha lista de prioridades, pois como tenho os 2 filhos a viver fora, acabamos por estar um pouco condicionados.
Agradeço os seus votos e desejo-lhe também um excelente ano pleno de muitas alegrias, saúde e viagens.
Querida amiga sempre que faça novos post avise por favor para eu vir ver.
Um grande beijinho

Ailime disse...

Boa noite Tulipa,
Malta deve ser ima ilha com pontos de interesse lindos, a avaliar pelas suas fotos!
Como é bom viajar através dos seus olhares!
Desejo-lhe um bom Ano com muita saúde, paz e muitas viagens.
Beijinhos
Ailime

Graça Pires disse...

Mais uma partilha excelente. Obrigada.
Um ano de 2024 cheio de amor, saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
Um beijo.

Juvenal Nunes disse...

Concordo, absolutamente, com a sua posição relativamente ao gosto e vantagem em viajar.
Espero que possa continuar a usufruir desses agradáveis momentos, por muitos e mais anos.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Ana Freire disse...

Malta é uma ilha fascinante! Creio que terão monumentos em pedra, megalíticos, que ainda hoje, deslumbram e desafiam as leis da engenharia actual, pela forma, como as pedras foram cortadas e transportadas, há milhares de anos... cortes tão certeiros e milimétricos, que nem um cartão de crédito, entra nas junções... e aparentemente terão sido feitos para habitantes... gigantes! Não sei se teve oportunidade de visitar...
Adorei passear por Malta, através das suas fascinantes imagens, Ester! Cada imagem é um verdadeiro postal ilustrado! Que 2024 lhe reserve belíssimos destinos, para nos continuar a encantar por aqui!
Um beijinho grande! Estimo que tenha passado as Festas da melhor forma, Ester... votos de um muito feliz e viajado 2024, com saúde e bons rumos no horizonte! Eu ainda me ando a recuperar aos poucos de uma valente gripe, que me derrubou por completo em Dezembro... mas felizmente aqui a minha velhota, lá escapou!
Tudo de bom!
Ana