sábado, 28 de fevereiro de 2009

ASSIM SOU FELIZ...

Hoje vou abrir o meu coração e dizer-vos alguns casos em que sou completamente Feliz.
Quando posso participar em jogos de palavras, brincando com elas da forma que me apetecer...
A mais recente oportunidade que tive foi, a de participar no 11º jogo das 12 palavras, que o Amigo Eremita nos proporciona através do seu blog:
http://eremiterioblogspot.blogspot.com/

Aqui está o texto que fiz:
“RECORDAÇÕES”

Nas praias da minha infância, em África, passei momentos de grande felicidade.
Naquelas areias corri, brinquei. Sonhei.
Saltava para dentro dos barcos, arrumados junto às árvores, à espera dos pescadores.
Os solitários encontram-se na praia, jogam futebol de praia, estendem-se ao sol
e vivem os seus amores.
Um dia, um tremendo susto, pois um tigre que tinha fugido do zoológico, corria pelas dunas. Um perigo enorme para todos, mas Deus é Soberano e tudo se resolveu da melhor maneira.
Ao fundo, um navio espreitava, saindo do oceano.
Junto à janela, miro a solidão pendurada nos galhos dos cajueiros.
É noite de luar; o vento move os moinhos nos prazeres do destino.
No silêncio da noite ouve-se o suspiro de uma sereia na beira do mar. Olhar o céu e se arriscar pela areia da praia, vendo a lua, como quem está de partida. De repente, uma batida forte interrompe os meus pensamentos.
Diante da vasteza do tempo e da imensidão do escuro, é um imenso prazer para mim saber que estás por perto. Conheces o sabor das minhas lágrimas. Procuro o teu regaço. A cabeça deitada em linho macio, o cabelo enfeitado da luz do luar… Vem pois, Morfeu de mansinho, acalmar o meu sono agitado.
Uma oscilação forte no meu peito agoniado. Sinto a boca seca.
Mas que situação tão estranha!!!
Para quando um pouco de Paz, dentro de mim?
Na rua, filas de carros aguardam a passagem do comboio, que desliza velozmente. Perante a sacudidela do vento, as minhas roupas levantam-se e, envergonhada, afasto-me.
Dormindo, sou livre para sonhar!
Então, finalmente sorrirei.
Esta imagem representa o logotipo do "Encontro Fotográfico de Oeiras" que aconteceu dia 11 de Outubro de 2008 e pela 1ª vez participei num evento do género. Adorei, como podem imaginar! E, assim vou sendo Feliz à minha maneira.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cinema e Índia

Imagino que muitos de vós que me visitam, já devem estar cansados de ler sobre a minha exposição de fotografia, cujo tema é a Índia. Assim sendo, prometo que não vos falo mais da exposição, mas continuo com o tema - Índia.
Desta vez, o filme que se fala em todos os lugares:
"Quem quer ser Bilionário?"

É importante que se perceba que o que nos desgosta em "Quem quer ser Bilionário?" não é o bairro de lata, nem é a miséria, mas antes a pobreza do olhar com que Danny Boyle os filma. Pergunta-se por aí:
Que vê Danny Boyle na Índia que não visse noutro lado qualquer? Até a televisão é a mesma, é a televisão dos "formatos" e o "Quem quer Ser Milionário?"
Se há alguma "proeza" em "Quem quer ser Bilionário?", ela consiste apenas nisto: num espantoso trabalho de "torção" para fazer caber a Índia dentro da sua estreita visão do mundo. Boyle não foi à Índia, trouxe a Índia para dentro dos seus estereótipos sociais (ricos e pobres) e figurativos.
No contexto eufórico que aclama "Quem quer ser Bilionário?" como a oitava maravilha do mundo valerá a pena lembrar que outros cineastas ocidentais viveram as suas "viagens à Índia" com o tipo de disponibilidade que falta a Boyle, e com a modéstia, a inteligência e a sensibilidade para construírem os seus filmes no balanço entre as certezas que traziam da Europa e aquilo que a Índia lhes revelou. Alguém dizia "nunca me vou esquecer do cheiro deste país" e falava do perfume a especiarias. Danny Boyle não conseguiu sentir mais do que o cheiro a merda. Cada um tem o nariz que tem.
Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos bairros de lata de Bombaim, está a apenas uma pergunta de ganhar 20 milhões de rupias (cerca de 300 mil euros) na versão indiana do concurso Quem Quer Ser Milionário?.
Mas a organização do jogo denuncia Malik à polícia por suspeita de fraude. Como conseguiu ele chegar à pergunta dos vinte milhões? Fez batota? É um génio? Teve sorte? Será o destino? E o que está a fazer no concurso se o dinheiro não o interessa? Jamal conta então à polícia a história da sua vida nas ruas e todas as suas aventuras para reencontrar a rapariga que sempre amou. Mas como é que ele sabe as respostas? E o que está a fazer no concurso?
Um premiado filme de Danny Boyle co-realizado por Loveleen Tandan.
De tantos pontos altos do filme, há de se destacar três.
O primeiro é a fotografia, um óptimo trabalho realizado por Anthony Dod Mantle, premiadíssimo em sua categoria.
O segundo ponto é a belíssima trilha sonora composta pelo também premiado A. R. Rahman, que fez todo o ambiente indiano ficar ainda mais real, sendo o destaque a dançante canção “Jai Ho”, que tem direito a um óptimo número musical no final do filme. O terceito ponto alto do filme é o Dev Patel, que protagoniza brilhantemente o filme, o que é uma surpresa, ainda que seu trabalho na série Skins não deixe a desejar.
GOSTEI MUITO.
Aqui deixo uma sugestão para o fim de semana prolongado que está à porta. Divirtam-se.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Continua a "mostra" de fotos do interior do Posto de Turismo, onde está patente ao público até dia 19 de Fevereiro - 5ª feira, a minha 1ª exposição de fotografia.
Desta vez foi o meu "Padrinho" de fotografia que me surpreendeu com estas lindas fotos.
Neste recanto optei por colocar 8 quadros mais pequenos, de forma simétrica.
Na única parede de fundo azul escolhi cinco quadros com moldura prateada e todos com passepartout preto (na imagem vê-se apenas quatro)


Este casal também fez parte do grupo onde me integrei na viagem de férias à Índia e vieram, propositadamente de Queluz ver a exposição. Aqui estão curiosos a ler a legenda.

Em amena conversa, o casal e Margarida, uma moça que também conheci no grupo que foi à Índia, nesta viagem de sonho.

Estas foram as palavras que o meu "Padrinho" deixou sobre a exposição:
Parabéns Ester tens aqui uma exposição fantástica, num belo local, onde a cor, a alegria e a beleza impera... fiquei satisfeito com o que vi e só tenho de te dar os parabéns pelo teu olhar fotográfico. Tens fotografias de encher o olho e textos com descrições notáveis do que ali viveste. A minha preferida já sabes qual é.
Venha a próxima.Nuno de Sousa
UMA SURPRESA:
QUEM QUISER VER MAIS FOTOS DA MINHA EXPOSIÇÃO
poderá ir a este blog:
Aconselho vivamente.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Fotos da Exposição

Aspecto geral do Posto de Turismo da Moita, onde está aberta ao público a minha 1ª Exposição individual de Fotografia, até ao próximo dia 19 de Fevereiro, apenas nos dias úteis, até às 18 horas.


Estas fotos foram captadas no 1º dia da Exposição - 2ª feira - dia 2 de Fevereiro, por um amigo repórter fotográfico, Alexandre Gandum, do blog "O meu sofá amarelo". Já nos tinhamos encontrado o ano passado no lançamento do livro de Mia Couto, ele fez uma reportagem fotográfica sobre o Mia, juntamente com José Saramago que também estava na mesa e fez fotos minhas com o meu amigo de infância Mia Couto. Desta vez, o Alexandre quis vir fotografar a minha 1ª exposição individual de fotografia, o que muito lhe agradeço. Nessa mesma tarde apareceu uma outra amiga da blogosfera. Muito grata aos dois.

Aqui está o "Livro" onde se pode deixar um "miminho" ou não, conforme acharem a exposição.