quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MERCADO CENTRAL DE ZAGREB

Ao descer a escadaria, vinda da parte das frutas, verduras e artesanato, deparo-me com o mercado das flores no piso debaixo

Entre as sobremesas mais populares está:
Palacinke (crepe delicioso) e Maçã com strudel de queijo, também muito deliciosa esta sobremesa.
No mercado vi várias qualidades de queijo.



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MERCADO DOLAC - ZAGREB

Este é o mercado central de Zagreb - DOLAC, muito colorido e típico, com os seus toldos característicos, vermelhos com riscas brancas.
Aqui no piso de cima há as verduras, frutas, géneros alimentícios e artesanato.

Gostei desta estátua, em homenagem às mulheres que fazem da sua vida, vender no mercado.


No piso de baixo, encontramos a parte destinada à venda de flores.


sábado, 20 de novembro de 2010

TRANSPORTES PÚBLICOS - ZAGREB

Na mesma praça principal, que me refiro no post anterior, encontrei este mercadito de géneros e suplementos alimentares típicos de Zagreb; muitas bancas com mel puro.


Também encontrei aqui os "Corações" típicos de Zagreb e da Croácia.

Esta PRAÇA que inicialmente era o local do mercado municipal e representava o subúrbio da cidade, é hoje a PRAÇA PRINCIPAL, com muitas rotas de eléctricos azuis passando por lá.
Este é o principal meio de transporte da cidade e substitui o metro. Ou seja, eles dizem que é o "metro" deles, mas de superfície, não é subterrâneo.
Estão sempre cheios a qualquer hora do dia.
Nestes eu andei, (o que não aconteceu em Zurique) pois o transporte público é GRATUITO no centro da cidade, para evitar que levem os seus carros particulares, para a cidade e facilitar o trânsito.
Era bom que Portugal e os seus governantes aprendessem alguma coisa com outros países da Europa.
Por isso, gosto de viajar e saber os hábitos dos outros povos.
Nesta imagem vê-se um placard com os horários do "metro de superfície", para diversos destinos.

PRAÇA BAN JOSIP JELACIC - ZAGREB



A Praça Ban Josip Jelačić é o coração da cidade e o ponto de união entre o casco antigo (Gornji Grad) e a área moderna e comercial (Donji Grad).
Os edifícios que rodeiam a praça datam das primeiras décadas do século XIX, e incluem vários exemplos de arquitectura.
No centro da praça levanta-se uma estátua dedicada ao governador Josipa Jelacié.

Ban Josip Jelačić
Antun Dominik Fernkorn, 1866., Praça Ban Josip Jelačić (pelas razões ideológicas foi retirado no ano 1947., colocado de novo no ano 1990).
O primeiro grande monumento público em Zagreb

A estátua é uma homenagem à mesma pessoa que dá nome à praca.
Durante o regime comunista, que durou 45 anos (1945 a 1990), ela foi retirada e a praca foi renomeada para praca da Republica.
Com o fim do regime, tudo voltou ao que era.

sábado, 13 de novembro de 2010

PLACAS DE SINALIZAÇÃO - CROÁCIA

O meu amigo Alexandre, do blog "O Sofá Amarelo" deu-me uma ideia com o comentário que deixou no post anterior e falou sobre as placas de sinalização.
Ora bem...peguei na ideia e fiz este post com as tais placas, pois é um tema que gosto de fotografar.
Estas são todas na cidade de Zagreb, na Croácia.
A primeira é a minha favorita, pois engloba uma estátua na esquina da rua, uma placa com o número 10 e vê-se também um candeeiro, além da caixa do correio.

Sobre aquilo que está escrito nas placas que serve de orientação aos turistas e não só, em breve farei outro post sobre a Stone Gate (Porta de Pedra), o Museu da cidade de Zagreb, a Catedral e o mercado Dolac.


Na placa abaixo há imensa informação, como a Igreja de S. Marcos que já aqui falei.


Cá está a indicação da Catedral e do mercado Dolac:


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Caminhando por ZAGREB


Caminhando pelas ruas, na parte alta, encontrava placas identificativas de várias zonas.

Nesta placa de cima indicava a direcção do Funicular, que se pode ver, na imagem de baixo.
Junto à entrada do funicular vê-se a torre alta, de onde sai todos os dias, pelas 12h (meio-dia) um tiro de canhão.


Estava próximo da praça onde está a Igreja de S. Marcos e bem ao seu lado o edifício do Parlamento.


Vê-se aqui o "Parlamento"



terça-feira, 9 de novembro de 2010

IGREJA DE SÃO MARCOS - ZAGREB




Zagreb convive permanentemente com uma parte da cidade medieval conservando as suas marcas, mas uma outra parte segue o ritmo do tempo; as duas partes encontram-se e o encanto aparece, como por magia.
Aconselham-nos a começar a visita, precisamente no centro da cidade, através do contacto directo com a cultura do país no Dolac, o mercado de verduras onde as cores se misturam oferecendo um verdadeiro arco-íris animado.
Perto do mercado encontra-se a Catedral de São Estevão. A igreja data do XX, pois a original, do século XIII, foi destruída por um tremor de terra em 1880. No interior da catedral, podem ser encontrados restos da antiga igreja, incluindo figuras do século XIII, altares de mármore e um púlpito barroco. Depois poderemos visitar o Palácio Arcebispal e umas fortificações do século XVI construídas para a defesa contra os Turcos.
Junto à Torre Lotrscak poderá andar no funicular que liga as partes alta e baixa da cidade, oferecendo magníficas vistas panorâmicas.
(já fiz um post sobre o funicular).
Nesta imagem podemos ver a IGREJA DE SÃO MARCOS, inconfundível com o tecto de azulejos pintados. É um local de interesse turístico.

Para uma próxima visita vou ver tudo aquilo que desta vez não foi possível, como o Museu Mimara, uma das melhores galerias de arte da Europa. Muito perto encontra-se um conjunto de monumentos de grande interesse e beleza, que compreendem o Teatro Nacional Croata, o Museu Etnográfico, a Biblioteca Nacional e o Jardim Botânico.

No último dia em Zagreb tinha a manhã livre e pensei visitar alguns lugares que me pareceram interessantes, mas não deu para tudo e acabei por ir apenas ao cemitério, no regresso queria ir ao Jardim Botânico mas já não deu.
Zagreb merece uma 2ª visita, daqueles city breaks de fim de semana prolongado, 4 dias/3 noites.
Em frente ao edifício do Teatro está o Poço da Vida, esculpido por um famoso artista croata, outra coisa que não vi, pois quando passei junto ao Teatro, foi a visita à cidade de bus e o autocarro não parou, as fotos que fiz foi com o bus em andamento. Daí que, outra vez que eu vá a Zagreb farei muito mais visitas a pé.

sábado, 6 de novembro de 2010

ZAGREB - GRAVATA




Vocês sabiam que a tradicional gravata nasceu na Croácia?
É verdade.
A gravata nasceu no berço dos croatas e até hoje sua influência atinge mais de 600 milhões de homens ao redor do mundo. Desde as mais simples até as mais sofisticadas, as gravatas também passam por colecções, tendências e cores da moda.
A gravata é um importante acessório para os homens, nos negócios, no mundo do trabalho e até mesmo na hora da conquista. Existem muitas mulheres que ficam fascinadas por um homem elegante de fato e gravata.
História:
Em 1635, um grupo de seis mil soldados e cavaleiros chegaram a Paris manifestando seu apoio a Luis XIII e Richelieu. Entre eles havia um grande número de mercenários Croatas que, separados pelo exílio, permaneceram a serviço do rei francês.
Os croatas despertavam a atenção pelo uniforme tradicional que usavam e principalmente pelo curioso xaile amarrado de uma maneira muito exclusiva ao redor dos seus pescoços.
Os xailes eram feitos de vários tecidos, desde os grosseiros tecidos usados pelos soldados ao mais fino algodão e a seda dos oficiais.
A elegante “moda croata” imediatamente conquistou a França, que se regalou por este novo item do vestuário, o qual era, até então completamente desconhecido na Europa.
O que realmente marcou o uso da gravata em grande escala foi a Guerra dos 30 anos, que arrasou a Europa durante o século XVII, entre os aristocratas protestantes, a Boemia Protestante contra o sagrado Império Romano. O exército francês pertencia ao primeiro grupo e era formado quase todo por mercenários, que tinham como parte da sua veste, um tipo de lenço no pescoço. O rei da Inglaterra quando saiu do exílio na França, levou ao seu país a nova moda. Foi quando o uso da gravata invadiu a Europa, onde também teve a ajuda do frio do continente europeu, aquecendo o pescoço dos homens.
Quem está em busca da autêntica gravata Croata, o melhor lugar é Zagreb.
Na capital da Croácia a prestigiada companhia Kravata-Croata segue à risca a antiga tradição dos fabricantes que passa de geração em geração, no senso cultural, como a marca de identificação de uma nação.
As gravatas croatas são feitas somente de seda italiana de alta qualidade, em vários padrões: twill, woven, jacquard. Tudo é feito à mão e são distinguidos pelos seus vários detalhes de precisão e fabricação impecável. A qualidade destas gravatas, o corte, comprimento e padrão alcançaram o nível do mais alto prestígio como marca registrada mundial.
E é por isso que a gravata Croata mantém o seu símbolo com grande orgulho!