sexta-feira, 5 de março de 2010

PASSEIO POR LISBOA

Nos dias 6 e 7 de Março, às 14h30, a Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Lisboa organiza um passeio ribeiro por Lisboa. O percurso de cerca de cinco quilómetros "destaca a importância da situação geográfica da cidade de Lisboa e a sua relação com o rio Tejo, desde a antiguidade até aos nossos dias", descrevem os organizadores.
"Durante o percurso, é possível a título facultativo, assistir ao filme “Lisbon Experience” e visitar o miradouro do Padrão dos Descobrimentos, opção que implica o pagamento de 2€ no local".
Ponto de encontro: Módulo LxAmbiente, no Jardim Vasco da Gama, em Belém.
A actividade realiza-se com um mínimo de cinco participantes e tem uma duração de três horas. Aconselha-se roupa e calçado confortável.
Contactos:
Telef: 21.817.02.04
Fax: 21.817.13.29
Por todo o país vão acontecendo exposições de fotografias, parece que está na moda. A última notícia que soube tem a ver com uma exposição com quase 200 fotografias recolhidas entre a comunidade escolar na vila do Bombarral, como forma de sensibilizar a população para a preservação do Ambiente no Ano Internacional da Biodiversidade. A exposição é composta por 180 fotografias que mostram plantas, aves e insectos do concelho. A ideia é incentivar os jovens a “reflectir sobre o Ambiente que os rodeia”, explicou o coordenador do projecto “Eco-Escolas” no agrupamento de escolas Fernão Pó. Alunos do pré-escolar ao ensino secundário, professores e auxiliares de acção educativa participaram no concurso com 250 fotografias, das quais foram seleccionadas 180 para constar nesta mostra. A exposição, patente ao público numa loja de um centro comercial local, insere-se no programa de actividades da Agenda 21 do concelho e do projecto “Eco Escolas”, cuja bandeira verde é hasteada há 12 anos na escola sede do agrupamento.
A biodiversidade é a diversidade de animais, plantas, microorganismos que existem na Terra e as inter-relações que estabelecem entre si. E, os animais, as plantas e os microorganismos vivem nas florestas, nos desertos, nos oceanos, nos pólos, nas zonas húmidas e estabelecem relações entre si.

Há 2 ou 3 anos que ando a fazer planos de ver a floração das amendoeiras, a partir dos finais de Fevereiro, pois é um dos espectáculos naturais mais bonitos do nosso país. Tenho tido azar, em Março de 2008, rumei ao Algarve com essa intenção e, quando lá cheguei, já não havia nada para ver; todos me disseram que tinha acontecido mais cedo do que o previsto. Lá vim eu, de regresso a casa desanimada com o sucedido. Este ano gostaria de voltar a tentar. Ando a par do que se passa no país, vamos a ver se tenho sorte.
A festa das Amendoeiras em Flor a decorrer no Douro Superior até 14 de Março é um excelente pretexto para visitar Trás-os-Montes, já que, a par do espectáculo proporcionado pela beleza da paisagem, os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa apostam numa forte programação cultural.
Em Mogadouro todos os fins-de-semana de 13 de Fevereiro a 14 de Março, realiza-se a XVI Feira Franca dos Produtos da Terra. Um certame que apresenta os produtos típicos do concelho confeccionados segundo os saberes tradicionais. Encontrará os irresistíveis enchidos, doçaria tradicional, mel, azeite, pão, folares e até artesanato.
Em Freixo de Espada à Cinta desde 27 Fevereiro realiza-se a XII Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e a V Festa dos Gostos e Saberes. São três fins-de-semana preenchidos com o melhor do artesanato regional e ibérico.
Já em Moncorvo está em destaque está a XXIV Feira de Artesanato e a já conhecida VII Feira dos Produtos da Terra e Stocks, que decorre de 4 a 7 de Março. A CP retomou, a partir de 27 de Fevereiro e durante todos os sábados até 27 de Março, a tradicional viagem da Rota das Amendoeiras, que permite viajar por percursos únicos em comboios especiais, no percurso Porto-Campanhã/ Pocinho e volta, sendo o percurso ferroviário complementado com três circuitos rodoviários à escolha.Mais informação: Para saber mais sobre esta região, os percursos, a oferta gastronómica e os programas completos em cada concelho, visite o site
www.amdourosuperior.pt.
(imagens minhas, textos da net)

14 comentários:

Unknown disse...

Penso e tenho a certeza que todas as crianças educadas e ensinadas a amar este mundo e a cuidar das plantas e dos animais é a única maneira de preservar o nosso planeta e a biodiversidade.
A festa da amendoeiras em flor será sempre um espectáculo a não perder e depois com essas ofertas de sabores ainda melhor.

Victor Gil disse...

Querida amiga.
sem dúvida alguma que a sensibilização para estas actividades deve começar nas escolas. Mas, há sempre o mas, tem que ter continuidade depois da vida futura. Na verdade vemos muita boa gente, pais desses meninos, que a todo o momento sujam as ruas com as suas atitudes menos correctas.
Com exemplos assim como é possível.
Mas vale sempre a pena tentar, desistir é que nunca.
Beijos amiga.
Victor Gil

A OUTRA disse...

É verdade Tulipa, há escolas aqui da minha região que também abriram concursos de fotografia, o que não só sensibiliza os jovens para os temas propostos, como os entusiasma pela fotografia em si própria, fazendo com que procurem aquilo em que nunca tinham reparado.
Ainda bem!

Quanto às amendoeiras em flôr... penso que onde encontrarás mais é em Trás-os-Montes, pois o Algarve tem algumas mas já não é o que era. Eu tive o privilégio de as poder ver antes de começar a grande expansão do cimento armado naquela região. era um espactáculo maravilhoso!
Bom fim de semana
Maria

José Lopes disse...

Óptimas sugestões e belos passeios.
Cumps

Andradarte disse...

Tem sugestões optimas...pena ser
tão longe, pois adoro caminhar e
fotografar...tenho o bichinho.
Obrigado pela visita
Beijo

Teresa Diniz disse...

Esse passeio pela zona ribeirinha de Lisboa é mesmo o tipo de coisas que eu gosto de fazer. Mas o tempo não ajuda, a chuva retém-nos em casa.
Bjs

Naty disse...

Quando a tristeza vier ao seu encontro, deixe sair dos olhos uma lágrima, da boca um sorriso e do coração uma prece, pois não são covardes os que choram por amor, mas sim aqueles que não amam com medo de chorar..."
Bom fim de semana
Bjs

Å®t Øf £övë disse...

Tulipa,
Todas estas iniciativas são de louvar, porque nos vão permitindo conhecer melhor o nosso País que é tão rico, e às vezes tão mal tratado.
Bjs.

Duarte disse...

Excelente iniciativa. Um exemplo a seguir, só assim se pode conhecer bem onde vivemos... e o que desconhecemos.

Um forte abraço

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Nossa, que cantinho gostoso.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Saudações Florestais !

notyet disse...

Grato pela visita e pelo aviso.
Só hoje abri a net e portanto já tarde, aliado também ao facto de não viver em Lisboa.
Tens por aqui belissimas fotos.
Beijinho

anad disse...

Querida Tulipa

Como estava em Évora não consegui ir a esse passeio, mas por favor avisa sempre que houver passeios em lisboa.
Beijinhos
Anad

EDUARDO POISL disse...

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos..."
Charles Chaplin

Desejo uma linda semana com muito amor e carinho.
Abraços

GarçaReal disse...

Há muitos anos vi esse espctáculo magnifico das amendoeiras em flor...É algo de belo .

Quando o nevoeiro da vida paira sobre nossa alma, temos que tentar dissipá-lo, pois há sempre uma esquina onde pode brilhar uma luz....

Ânimo e luz...

bjgrande do Lago