quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PENÍNSULA DE TRÓIA (Passeio no Sado)

Tal como tinha prometido é este o último post sobre o maravilhoso passeio no rio Sado. Nesta imagem o barco aproximava-se do vasto areal da Península de Tróia.
Situada numa zona de grande beleza natural, a Península de Tróia é uma faixa de areia dourada com cerca de 17km de comprimento e 1,5km de largura, rodeada por um mar azul que faz deste local um destino privilegiado para momentos de lazer. As praias de Tróia são famosas pela sua tranquilidade e boas condições que oferecem a todos os visitantes, usualmente praias de larga extensão que consagram espaço e condições para todos. Este é um local ocupado pelo homem desde tempos antigos, sendo no período de ocupação Romana uma ilha do delta do Sado, denominada de Ilha de Acála, sendo ainda hoje visíveis as Ruínas Romanas de Tróia que atestam este período histórico, nomeadamente desde o século I d.C..

Tróia serviu então, durante muitos séculos e no encaminhamento da utilização dada pelos Romanos, como um local industrial de salga e conserva de peixe e de funções piscatórias em geral, tendo no século XVIII tido lugar escavações arqueológicas que confirmaram a existência de antigos pequenos aglomerados residenciais. Hoje em dia Tróia oferece as mais variadas infra-estruturas e serviços, entre alojamento, restauração, parque de diversões, campos de ténis e golfe, entre outras, estando a decorrer uma profunda remodelação urbano-paisagística que pretende remodelar as construções decorridas nas décadas de 60 e 70 do século XX, destinadas a um turismo de massas, entretanto degradadas.


Apenas a uma hora do Aeroporto de Lisboa, esta moderna estância está virada para o Estuário do Rio Sado e impressiona com o seu design singular, assim como com a sua localização na península de Tróia.
Mesmo ao lado da marina, o Tróia Design Hotel dispõe de inúmeros quartos e suites luxuosos. Observe os golfinhos da sua varanda a saltitar no mar ou assista a algum programa na sua televisão de ecrã plano. Todos os quartos foram concebidos tendo o seu conforto em mente e possuem distintas mobílias contemporâneas. O Tróia Design Hotel também apresenta um amplo centro de conferências e local de exposições, perfeitos para eventos especiais de qualquer tipo.

Nesta imagem: O Tróia Design Hotel é um resort contemporâneo de 5 estrelas composto por 61 quartos de luxo e 144 suites residenciais com vistas magníficas para o mar e para a enigmática Serra da Arrábida. Assume a sua imponência através dos seus 14 pisos, varandas ondulantes e uma fachada comunicante com a outra margem através de um sistema de iluminação inovador.

Nesta minha foto podemos ver o constante movimento de barcos que fazem a ligação das duas margens: Setúbal e Tróia.
Começando pela famosa travessia por ferry-boat que liga Setúbal a Tróia, muito há para descobrir e usufruir na Península de Tróia, entre belas e calmas praias a pequenas aldeias de pescadores, como a Carrasqueira, que mantêm as suas típicas casas e tradições piscatórias, que importam conhecer e preservar.

16 comentários:

tulipa disse...

MUITO MAIS HAVIA PARA MOSTRAR e escrever, só não quero "cansar" quem me visita com o mesmo tema "PASSEIO NO SADO".
Todas as fotos foram captadas a bordo de uma embarcação, na qual passei um dia magnífico.

Gostaria de passar 1 dia/1 noite neste maravilhoso HOTEL:
Do hotel faz parte um Spa com 1200 m2, piscina interior e mais de 70 tratamentos diferentes. Destaca-se ainda um kids club com um conceito inovador de actividades " indoor" e "outdoor".
No exterior encontram-se duas piscinas, uma delas infinita** - com água que se estende até ao horizonte e outra para crianças, onde se respira o ar puro da serra e se sente a maresia. No interior descubra os restaurantes e lounge bar que o hotel oferece, verdadeiros espaços de design, onde a aposta recai na qualidade e na excelência do serviço.
Das mais-valias deste projecto destacam-se o Centro de Espectáculos, Casino** e um Centro de Conferências, espaços que coexistem naturalmente e lado a lado com o edifício principal.
O projecto de arquitectura desenvolvido pelo Promontório Arquitectos aposta na renovação do hotel desenhado nos anos 60 pelo conceituado Arquitecto português Conceição Silva mantendo uma continuidade nos materiais explorados na arquitectura original, vidro, betão, cromados, cruzando-os com madeiras e lacados. A intervenção do Promontório Interior Design deu origem a ambientes sofisticados mas sem excessos, clean e de design contemporâneo, confortáveis e convidativos. Os espaços, fluídos, estabelecem uma relação confortável com o exterior onde a qualidade e o design se impõem.

Unknown disse...

Não conheço estas coisas maravilhosas.Mantenho a esperança...pode ser que um dia possa aproveitar e descansar nessas paragens, nem que seja apenas um passeio de barco.

Andradarte disse...

Quanta novidade....fazem-me ver o
tempo que levo sem ir a Tróia.
E a beleza, aqui tão perto.....
Beijo

Mar Arável disse...

O Sado

rio dos melhores e mais infinitos azuis

Dylan disse...

A beleza de Tróia é inquestionável, só resta saber se as elites é que têm o direito de a descobrir...

José Leite disse...

Tulipa, veja o que escrevi como resposta ao seu comentário1

De facto, Setúbal está-me no coração!

Dulce disse...

uma lição de fotografia e de história local, muitos parabens por mais um excelente trabalho, bj.

Maré Viva disse...

Este teu post é um convite a uma semaninha de férias em Tróia....que tal marcares uma suite no fabuloso Tróia Design Hotel?
Ou será melhor jogarmos primeiro no euro-milhões? Joguemos então...

Um beijo.

Lilá(s) disse...

Bela reportagem! também conheço bem a zona e é na verdade muito linda.
bjs

AFRICA EM POESIA disse...

M@ria

Para ti...Um beijinho


Um dia destes vou dar um passeio pelo Sado.

Isa Maria disse...

olá. desculpe a intromisssão, mas ando a divulgar o blog dos meus trabalhos, executados nas minhas poucas horas livres:

www.isamar-meustrabalhos.blogspot.com

um beijinho

isabel

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Tulipa, bela foto-reportagem...Espectacular....
Beijos

poetaeusou . . . disse...

*
amiga
estive aí á pouco tempo,nos
dominios do Belmiro de Azevedo !
,
conchinhas, ficam,
,
*

vieira calado disse...

O que apetece são passeios sobre a frescura do mar!

Bom fim de semana.

Beijoca

Pedro Bom disse...

Local sem duvida lindíssimo e no entanto já com algumas agressões da mão humana...

Lídia Borges disse...

Mito convidativo este trabalho.
O Sado apetece...


Um beijo