quinta-feira, 15 de agosto de 2019

MUSEU RUPESTRE ALTA - FINNMARK





Bem cedo - 9h da manhã e já eu estava preparada 

para a visita de ARTE RUPESTRE 

nos arredores de ALTA - NORUEGA 

as nuvens prometiam uma descarga de chuva, 

equipada a preceito para os primeiros minutos de chuva 

nesta viagem...vá lá, foram só ameaças 

e após umas ligeiras pinguinhas, não choveu...



a vista em redor é fabulosa

o silêncio invade as nossas almas




dentro do edifício do MUSEU 

esperamos a chegada do Guia 

que nos iria acompanhar numa visita guiada, 

lá o seguimos, por vários passadiços




como se pode ver, 

tudo arranjado para facilitar a visita aos turistas 








passavam por nós, casais que iam sozinhos, sem Guia 

e alguns paravam para escutar o que o nosso Guia 

nos explicava em espanhol 

(não se conseguiu guia português) 

na imagem o nosso Grupo observava as pinturas 

e ao mesmo tempo, escutava as explicações do Guia!






na imagem acima vê-se um pontinho verde, 

era o Guia a apontar com um laser 

quando nos dava explicações

em baixo, a Natureza 

brindava-nos com as suas maravilhas






aqui e ali, outras pessoas também faziam a mesma visita, 

mas sem Guia acompanhante

os passadiços eram extensos e, por vezes, estreitos, 

quando tinhamos que nos cruzar com outras pessoas 






outro género de gravuras 





gravuras com muitos veados e alces, 

um homem apontando uma arma para os caçar













quase no fim da visita guiada, 

dando mais explicações 




quando terminou, deixei-me ficar para última do Grupo, 

enquanto os outros foram apressados pois ainda queriam 

beber um café, eu que não bebo, deixei-me deslumbrar 

fazendo clicks da Natureza... caminhando lentamente 

envolvida pelo silêncio 

e por aquela atmosfera tão fabulosa




pensando...

 que só no Verão podemos fazer esta visita, 

pois no Inverno, é tudo um manto branco de muita neve!

sábado, 3 de agosto de 2019

INARI - CENTRO SAMI mais importante da FINLÂNDIA





Abençoada pela Natureza, 

sinto-me, em alguns dos meus percursos de viagem! 

Esta não estava mesmo nos meus planos 

nem nos confins dos meus pensamentos, 

foi...assim, algo que aconteceu...




Deus escreve direito por linhas tortas... 

e, aconteceu algo que eu nem sabia que desejava

Estava lá no meu íntimo, 

mas... eu sinceramente, nem me tinha apercebido 

e a pessoa que me falou nesta viagem, 

embora já tivesse uma companheira para ir com ela, 

a uma semana da viagem acontecer, liga-me e diz...

Quer ser a minha companheira de viagem? 

Eu fiquei num silêncio...nem uma palavra saiu

pois, nem podia acreditar que aquilo estava a acontecer.





Um lugar de sonho - o Lago INARI

Esta imagem abaixo é o que mais vemos na zona da 

Lapónia finlandesa nos meses de Verão, 

eles adoram caminhar horas e horas, 

com um bastão e mochila às costas vão para todo o lado.




ALI... estava eu... 

com esta maravilha diante dos meus olhos! 






Cuidadosos com a apresentação dos lugares de eleição, 

sempre tudo limpo e preparado para ser usado 

por quem necessitar, nas viagens de autocaravana 

(vi centenas delas pelo caminho) 






pela janela do autocarro desfilavam imagens do Lago, 

sempre junto à estrada...

Estava na hora da "paragem técnica" 

e, aqui paramos, num Hotel de estrada em INARI




Junto à porta dos WC, 

estava este urso, a dar-nos as boas vindas

Gostei tanto dele que fiz a pose, encostadinha a ele






mais uma vez me aproximo do Lago 

para fazer outros clicks e desfrutar do silêncio 

e da tranquilidade junto ao Lago!




depois de 45 minutos de paragem, 

voltamos à estrada

pelo caminho vou vendo 

placas de lugares com nomes estranhíssimos






vou vendo paisagens verdejantes 

com casinhas que são um "mimo" 

até chegar ao Parque-Museu da Cultura SAMI




segunda-feira, 3 de junho de 2019

SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE




Um dos maravilhosos quadros de Vincent Van Gogh 

ADORO os pintores "Impressionistas", no topo para mim estão: 

Van Gogh - Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir 

por isso, assim que vi o programa de viagem 

"Sul de França e os Impressionistas" 

fiquei logo, em pulgas, para o fazer 

e concretizei esse sonho nos finais do mês de Abril. 

Neste dia de viagem o destino era visitar o Hospício 

onde esteve internado Van Gogh...

poucos dias depois da minha visita faria 130 anos que a 

8 de maio de 1889 ali deu entrada Van Gogh, 

vinha transferido do hospital de Arles.




saio do autocarro e dirijo-me para a ladeira que leva à bilheteira

no caminho vou captando imagens de quadros do pintor 

que vão ornamentando todo o percurso...




Os famosos lírios pintados por Van Gogh




Lá está a nossa Guia Anna, comprando as entradas 

para a visita ao hospício; foi emocionante andar por lugares 

que Van Gogh percorria. Lugar bonito, com muitas flores, 

encontrei explicações das suas obras, tem o edifício 

que foi o asilo, onde ficou internado cerca de um ano! 

A sensação de estar no local onde Van Gogh pintou cerca 

de 150 quadros, no seu último ano de vida, é indescritível. 

O nível de conservação e respeito ao artista 

foram mantidos de forma impecável





Acima placas identificativas dos lugares que podemos visitar.

Uma estátua do artista com os famosos girassóis no braço




até que vejo diante de mim, o asilo de Saint-Paul-de-Mausole

...a alguns minutos do centro de Saint-Rémy-de-Provence, 

numa ruazinha estreita e quase escondida 

estava o objectivo da visita daquele dia...






Saint-Paul foi inicialmente um mosteiro agostiniano!

Foi transformado em asilo na primeira década de 1800

e continua a ser um hospital psiquiátrico

O hospital não pode ser visitado, mas a igreja, o claustro 

e o quarto onde Van Gogh viver e pintou, estão abertos ao público.

Algumas fotos que fiz dos claustros 






dirigi-me à cozinha, antes de entrar captei esta placa 

e juro que foi mais para agora poder situar-me e ajudar-me 

no texto do post,  quando hoje... finalmente

 leio com atenção o que está na placa... fiquei boquiaberta 

por descobrir que foi reconstruída por 3B production 

durante a filmagem de "La Créatrice", em 2012, 

filme dirigido por Bruno Dumont com a excelente actriz 

Juliette Binoche, que adoro ver trabalhar...






indicam-me que devo subir uma escadaria até lá acima 

para visitar o quarto onde Van Gogh viveu e vejo este trabalho 

de patchwork resultado de uma obra colectiva






cá estou eu, à entrada do quarto onde Van Gogh 

viveu e pintou obras maravilhosas, 

as paredes pintadas de verde, 

cortinados num outro tom de verde, a cama...




eu, nem queria acreditar, que eu estava mesmo ali... 

um sonho magnífico tornado real