quinta-feira, 31 de julho de 2008

Umas férias na Isla Canela

Como já é hábito faço sempre férias em época baixa, Maio e Outubro são os meus meses preferidos.
Em Maio de 2005 convidei a minha sobrinha para ir comigo de férias até à Isla Canela. Nunca tinha alugado um «apartamento» e desta vez decidi-me, não queria um hotel, um lugar tão público, onde todos andam a toque de caixa…prefiro um lugar mais personalizado, mais íntimo, como se estivesse em casa, sem horários para deitar, acordar, comer… então escolhi um apartamento LEO e lá fomos as duas de carro. Uma viagem calma, sem pressas, conversando o tempo passou sem nos apercebermos.
Assim que entramos na Isla Canela encontrei o dito apartamento e, curiosas, lá fomos à descoberta da nossa casinha por uns dias: uma cozinha com tudo o que era necessário, embora não fosse com ideias de cozinhar, mas dava para aquecer o leite no micro-ondas para o pequeno-almoço; um quarto, casa de banho, uma sala onde podíamos ver televisão, uma varanda fantástica com uma vista espectacular. Vê-se na foto a «nossa varanda».
As refeições eram feitas onde calhasse, todos os dias experimentávamos lugares diferentes. Descobrimos bem perto, um mini-mercado onde fazíamos as nossas compras diariamente.
Íamos para a praia a pé, não era necessário levar o carro, dávamos grandes caminhadas pela praia.
Num desses dias encontrei este homem a «limpar a praia», achei o máximo, nunca tinha visto tal coisa, o cuidado, bem cedo, antes que a praia fosse invadida pelos turistas, de retirar todos os objectos e lixo com a ajuda desse utensílio que tinha uma rede e onde recolhia o que não prestava. Tive que lhe tirar uma fotografia, achei muito interessante.
Tínhamos uma piscina à disposição como mostra a foto.


Isla Canela é uma urbanização pertencente ao município de Ayamonte, na Província de Huelva, um município que faz fronteira com Portugal e que tem 3 núcleos urbanos: Isla Canela, Ayamonte e Punta del Moral.
É um complexo turístico que dispõe de uma extensa praia de areia dourada, com diversas actividades para realizar ao ar livre.
Praias, campos de golfe, caminhos onde pode praticar caminhadas ou passeios de bicicleta, percursos culturais... são muitas as actividades que podem ser desenvolvidas em Isla Canela.
Isla Canela fica na Costa de la Luz, no município de Ayamonte, tem um clima ideal, sítios onde podemos relaxar e lugares onde podemos gozar em pleno as férias. E fica tão perto de Portugal...a cerca de 5 km está Ayamonte que tem um mercado, lojas e restaurantes. A partir daqui pode ir ao Algarve pela auto-estrada atravessando a ponte do Guadiana.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Funicular de FLOIBANEN

Aproveitei o céu limpo e dei ouvidos às palavras de quem havia catalogado de imperdível uma visão global de Bergen, lá do alto.
Para onde quer que o olhar se dirija, aliás, o verde das sete colinas que circundam Bergen impõem-se na paisagem.
Para lá chegar, utilizo o funicular do monte Floyen, a forma mais preguiçosa de aceder à magnífica vista panorâmica sobre a cidade de Bergen que a altitude proporciona. O monte Floyen é outro dos emblemáticos bilhetes-postais da cidade e a fama é, neste caso, perfeitamente justificada.
E, se estamos na Noruega, não devemos esquecer os «Trolls», encontrei este bem lá em cima, no monte Floyen.


Uma bela vista de BERGEN e do seu lago, lá do alto do monte.


(fotos minhas)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Bryggen - Património Mundial


O que faz de Bergen uma cidade tão atraente é, antes de tudo, o seu charme e a atmosfera relaxante que emana das suas artérias. E em nenhum outro lugar isso é tão evidente como em Bryggen, porta de entrada na cidade de outros tempos, com as suas casas de madeira que retribuem o aparecimento do sol com cores vivas e contrastantes.



Já em Bergen numa viagem pelos casarios recuperados de Bryggen.


Uma viagem tranquila onde só os preços não convidam a estadias prolongadas.


Bryggen é o que resta do antigo cais do lado este do porto central de Bergen, área reconstruída no seguimento de um incêndio que reduziu a cidade a cinzas, corria o ano de 1702. Hoje, tudo o que resta da estrutura original de Bryggen é um quarteirão recuperado sob a égide da UNESCO, uma espécie de museu vivo e ao ar livre, exibindo parte da história cultural da região. A arquitectura, o artesanato, os ofícios tradicionais, as artes ligadas à pesca.



sexta-feira, 4 de julho de 2008

BERGEN - NORUEGA

Assim que cheguei a Bergen e fui transportada para o Hotel, esta foi a 1ª surpresa. Lá levam tudo muito a sério, paga-se suplemento de quarto individual e é mesmo numa cama single que se dorme, desta forma poupam espaço para mais quartos e nos recantos do hotel inserem mini-quartos para singles.
Esta foi a cama onde dormi.


A 1ª visita da cidade de Bergen foi uma agradável surpresa a este museu ao ar livre. Nesta cidade-museu existem as várias casas de uma cidade.
Do lado direito a placa diz: «Casa do Fotógrafo» dá perfeitamente para perceber a localização da casa, com uma bela vista sobre a baía.
Já aqui é o posto dos correios da cidade-museu: