quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"À Descoberta da Índia ao Ritmo dos Sentidos" EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA


Garanto que vai ser uma bonita exposição, modéstia à parte.
Alguém me disse: A Índia deve ser o melhor país do mundo para tirar fotografias.
E eu concordo plenamente.
Quando se acha que se captou a foto do dia, logo vem mais uma imagem, um vestido, um momento, uma cor.
Click, click, click!
Depois de quase 600 cliques, juntei 100 fotos num CD e enviei para a responsável pela Divisão de Cultura da Moita, que teve dificuldade em fazer a escolha, eram todas tão bonitas, que se tornava difícil e passou-me essa responsabilidade.
Lógico que para mim, que já tinha escolhido aquelas 100 por achar serem as melhores, fazer outra selecção, também era complicado.
Decidi ficar com 30 para fazer uma exposição, embora eu adore outras 30 além daquelas, mas…mais também não, senão cansa.
A aposta nesta escolha brinca com os sentidos e emoções de quem tiver a ousadia de espreitar as imagens.
Cor.
Muita cor.
Expressão.
Forma.
Conteúdo.
As obras de arte têm alma e a fotografia é uma obra saída do olhar de alguém.
Da Índia veio o sonho e a inspiração.
Na margem sul do Tejo, na Moita, tem início na próxima 2ª feira – dia 2 de Fevereiro, a minha 1ª Exposição individual de Fotografia com 30 imagens sobre momentos que vivi na Índia, nas minhas férias de Novembro passado.
A Índia parece estar na moda:
Neste momento passa na televisão portuguesa, a série "Equador", com alguns episódios filmados na Índia; Estreou no dia 19 de Janeiro, a novela Caminho das Índias, no Brasil, a qual já está apalavrada com a SIC para a sua programação de Fevereiro.
Nome da exposição:
"À Descoberta da Índia ao Ritmo dos Sentidos"
Dependendo da vossa disponibilidade, tenho o prazer de vos convidar a "espreitar" a exposição.
Estará aberta ao público entre os dias 2 e 13 de Fevereiro no Posto de Turismo da Moita (apenas pode ser vista nos dias úteis) com possível alargamento por mais 4 dias, até 19 de Fevereiro/2009.
Passem a palavra, p.f.
O mérito é também do meu Padrinho de fotografia, que me levou ao Encontro de Oeiras em Outubro passado.
A exposição está já a ser anunciada...também aqui:

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

MOMENTOS NA ÍNDIA

Quando visitei a zona onde está o arco chamado "Porta da Índia" encontrei este moço que vendia chá e café; tinha um termo onde as bebidas se mantinham quentes e os copos no balde. Captei a imagem, mas não mostro o rosto dele, pois poderia não gostar.
Existe uma grande concentração de pessoas neste local, onde até costumam fazer piqueniques e ele andava a ganhar a vida desta forma.
Para subir ao Forte Amber, há uma quantidade enorme de elefantes, até fazem fila, para os turistas se sentarem na cesta e partirem encosta acima.
Como muito bem escreveu o meu amigo Mocho:
..." sem dúvida uma experiência que nunca se esquece, os elefantes sobem a montanha com os turistas que chegam aos magotes para serem recebidos ao som estridente e majestoso de cornetas e tambores como se de verdadeiros marajás se tratassem..."

Curiosa esta foto; faz-me recordar os tempos em que vivi em Moçambique e encontrava estes barbeiros de rua, com frequência.
O mesmo aconteceu na Índia.

As lojas de rua dos indianos. Em qualquer lado eles montam uma banca e vendem aquilo que pode ser vendido. São imensas lojas destas que encontramos ao longo das estradas por onde passamos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SOLIDARIEDADE NA ÍNDIA

Volto às recordações da viagem à Índia.
A solidariedade andou de mãos dadas com a aventura e o turismo.
Todas as pessoas deram dinheiro para as crianças de rua comerem, outras vezes demos comida (sandes e fruta) e tivemos a oportunidade de visitar uma Missão de Caridade da Madre Teresa.
No dia que fomos de Agra para Jaipur, passamos nesta localidade, onde existia a Missão, um lar para orfãos e crianças deficientes.
Todas as pessoas do grupo, éramos 40, fizeram um donativo, que foi entregue a esta Irmã da Caridade.
Um aspecto da sala onde estavam algumas crianças deficientes.
Vestida num sarí branco com as bordas marcadas com as três linhas azuis, um pequeno crucifixo no ombro esquerdo, sandálias finas em seus pés desnudos, e carregando uma bolsa de tecido com alças de madeira; foi assim que Madre Teresa chegou a Oslo para receber o Premio Nobel e em Nova York para inaugurar um abrigo para portadores de Sida. E foi assim que ela chegou ao Pódio na sede das Nações Unidas e aos escombros de Beirute.
Madre Teresa, que recebeu o Prémio Nobel da Paz, é conhecida em todo o mundo pela ajuda aos órfãos, pobres, doentes e moribundos da Índia.
Madre Teresa sempre trabalhou em missões de caridade. Dedicou sua vida a aliviar o sofrimento dos pobres. A pequena missão fundada por ela tem hoje ramificações por todo o mundo.
A nossa visita à Missão calhou no Dia da Criança, na Índia e estava este autocarro cheio de crianças, aquelas que se podiam deslocar, iam festejar o dia, com uma ida ao cinema.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ORAÇÕES PELA TÂNIA


A Tânia está neste momento no bloco operatório.
Vai ser colocado um coração artificial porque o dela já não aguenta.
Rezo a Deus para que tudo corra bem.
Nesta hora, vamos dar as mãos
e
todos juntos rezar por ela
e
entregá-la nas mãos d'Ele.

Minha querida princesa, a Tia ama-te muito.
Este coração é teu,
cheio de todo o Amor que tenho para te dar.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ...



É com esta imagem e este pensamento que aqui venho agradecer a todos que se juntaram em oração e deram as mãos numa corrente de energia positiva pela Tânia. Tal como o pensamento diz: TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ.

Eu creio que, hoje - Dia de Reis - uma estrela (Luz) guiará os desígnios daqueles que têm nas mãos o futuro da Tânia. Sei que neste preciso momento - 15h 50m - os médicos estão reunidos para decidir o que fazer pela Tânia, no que estiver ao alcance da equipa que a tem seguido.

Vamos continuar com as nossas orações, as nossas mãos e corações unidos, para que seja decidido o melhor para a Tânia.

Uma amiga da comunidade bookcrosser, que a foi visitar criou um blog, que está a correr Mundo, onde todos se juntam, em pensamento e oração pela Tânia. Quem quiser espreitar, clique aqui: http://www.queridasnow.blogspot.com/

As mensagens são todas idênticas:
Sempre contigo, sempre a pensar em ti, sempre a torcer por ti. É assim que está a comunidade bookcrosser em todo o mundo. Um grande abraço.
Querida Snowshoee: Não percas a esperança, estamos todos a torcer por ti aqui!
Um abraço forte forte, cheio de pensamento positivo!

A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2).