sábado, 30 de outubro de 2010

ZAGREB

Além de produções teatrais, o "Teatro Nacional Croata" - Ópera de Zagreb, oferece várias noites de Ópera e Ballet.
O edifício foi construído em 1895 e desde então, tem sido o centro da vida cultural de Zagreb.
Esta imagem foi captada através do vidro do autocarro em andamento, por isso, se virem algum reflexo, é natural.


Zagreb tem imensas esplanadas onde os seus habitantes e turistas convivem.
Aqui, ainda era bem cedo, dia de semana e o relógio da torre marca 10h 20m.




MOEDA OFICIAL DA CROÁCIA



A moeda oficial da Croácia é a KUNA (dividida em 100 lipas).
A unidade divisional da kuna é a lipa;
100 lipas perfazem 1 kuna.
O código ISO 4217 para a kuna é HRK.
1 euro equivale a 7 kunas.

A moeda estrangeira (neste caso, euros) pode ser trocada em moeda local em bancos, casas de câmbio e balcões dos correios, em conformidade com a taxa de câmbio do dia.

Geralmente são aceites todos os principais cartões de crédito (American Express, Diners, Visa e Eurocard/Mastercard), bem como Eurocheques (depois de trocados nos bancos). Aceder a dinheiro através de balcões ATM é também possível nas principais cidades e nos mais importantes centros turísticos da Croácia.

As notas deixei-as lá, mas trouxe no porta-moedas várias moedas de 1, 2 e 5 kunas e muitas moedas de lipas.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CROÁCIA



Entre muitas outras coisas, viajar tem a grande vantagem de nos fazer entrar no casulo da descoberta e esquecer, pelo menos momentaneamente, que há vida para além dele.
Quando toda a gente aguardava as notícias sobre a aprovação ou não do orçamento... estava eu a tentar escapar por entre a chuva mas, ainda assim, a deliciar-me com algumas paisagens improváveis. E a pensar em tudo menos na crise, admito.
Regressei ao mundo real na sexta-feira, calmamente fui-me apercebendo das recentes notícias. Mas, nada de ficar em choque, apenas constactar que vem aí uma grande crise.

Contrariando as recomendações dos ministros das Finanças europeus na redução de impostos, a Croácia está no topo da lista de IVA - já 23%; no entanto, existem privilégios que cá nunca tivemos nem havemos de ter, como, p.e., os transportes públicos no centro da capital, Zagreb, serem gratuitos para toda a gente, seja para os turistas ou para quem lá vive e trabalha.

A economia da Croácia baseia-se fundamentalmente em serviços variados e indústria, nomeadamente dos sectores químico, naval e metalo-mecânico.
O turismo é uma grande fonte de receitas.
O produto interno bruto per capita de 2008, em termos de paridade de poder de compra, foi de 18.575 dólares americanos, ou 63,2% da média da União Europeia, segundo o Eurostat. A economia croata é pós-comunista. No fim dos anos 80, no início do processo de transição económica, a sua posição era favorável mas foi fortemente prejudicada pela guerra, essa terminada em 1995.
Os problemas principais incluem o desemprego estrutural e uma quantidade de reformas económicas consideradas insuficientes por alguns economistas.
Particularmente preocupante é o sistema judicial antiquado, em especial no que diz respeito à posse das terras estatizadas no período comunista. Contudo, tais problemas vêm sendo alvo de grande mobilização no sentido de serem resolvidos por reformas legais ocorridas no âmbito das negociações para a entrada do país na União Europeia. Mesmo assim, o país tem vindo a experimentar um crescimento económico rápido em preparação de uma adesão à União Europeia, que já é o seu principal parceiro comercial, sendo, sua economia, considerada pelo Fundo Monetário Internacional como uma economia desenvolvida (high-income).

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CACELA VELHA - IGREJA MATRIZ

A actual Igreja Matriz de Cacela-Velha foi edificada em 1518 sobre as ruínas da primitiva construção medieval, dos fins do século XIII, da qual conserva uma pequena porta lateral ogival, virada a norte.
Fortemente danificada pelo terramoto de 1755, foi reconstruída em 1795.
O pórtico principal, de
estilo renascença, tem esculpidos em relevo os bustos de S. Pedro e S. Paulo.
As duas pilastras laterais são ornadas de carrancas, machados, tridentes, cabeças de anjos, dragões, arcos e aljavas. No interior, as três naves são separadas por arcos de pedra, ogivais, apoiados em colunas de 1,70m de altura, com bases e capitéis oitavados, ornados por hemisférios ou cordas.
Do recheio destacam-se a grade de ferro, decorada com figuras nas extremidades: em cima, S. José; à direita, Nossa Senhora; à esquerda, S. João Evangelista, e, em baixo, Santa Maria Madalena.


Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Cacela Velha
Origem em edifício do século XIII de que conserva um pequeno portal lateral gótico. A igreja actual data do século XVI tendo sofrido reconstrução no século XVIII. Pórtico de estilo renascença, com os bustos dos apóstolos São Pedro e São Paulo e pilastras decoradas. Interior de três naves, com arcos ogivais suportados por colunas com bases e capiteis ornamentados com hemisférios e cordas.
Capela de Nossa Senhora dos Mártires com abóboda artesoada e arco de estilo renascença.
Imagem de Nossa Senhora da Assunção (séc. XVIII) e dois Cristos (séc. XVI).
O tesouro sacro inclui uma cruz processional em ferro, decorada com figuras.


A igreja ocupa uma posição invejável, desfrutando-se do seu adro um amplo panorama sobre a ria Formosa a seus pés e estendendo-se a perder de vista para poente.