Depois...li:Estreia esta quinta-feira na RTP1 mais uma temporada da série documental Portugueses Pelo Mundo, uma oportunidade de conhecer as maiores cidades do planeta através do testemunho de portugueses que decidiram sair de Portugal e ir viver para outras paragens. A cidade visitada hoje é Toronto, considerada a capital financeira e do entretenimento do Canadá. Os cicerones vão ser: Luís Medeiros, jornalista, Ana Bailão, vereadora, Pedro Castelo Branco, cientista, Mafalda Silva, designer de moda, e Dália Pinto, investigadora de genética molecular. Ficaremos a conhecer um canal de televisão, o bairro Little Portugal, um hospital pediátrico, uma casa de vinhos, a Bloor Street (onde estão as lojas de marca), e a CN Tower (um dos edifícios mais emblemáticos do Canadá), entre outros.
Só que...a RTP1 tem mudado o horário do programa e ontem, sábado, sem querer, liguei para a RTP1 e estava a começar o programa, desta vez em MARRAQUEXE.



MARRAQUEXE
“Marrocos” significa “Terra de Deus” na língua berbere. Iremos introduzir-nos em Marraquexe, cidade no cruzamento das rotas caravaneiras do deserto e conhecer as suas majestosas e imponentes paisagens, da cordilheira do Atlas aos palmeirais em torno da cidade.
Beatriz Máximo, 38 anos, Empresária. Natural de Unhais da Serra. Leva-nos a uma feira da ladra, e a um mercado tradicional. Depois, percorrendo as ruelas no interior labiríntico da Medina chegamos à famosa Praça Jemaa el Fna, noite dentro.
Luís Covão, 38 anos, Chefe de Escala. Natural de Lisboa. Encontramo-lo no Aeroporto de Marraquexe e atravessamos a cidade até aos jardins andaluzes Agdal onde alimentamos umas carpas gigantes. Experimentamos o mundialmente famoso sumo de laranja na praça Jemaa el Fna, a tempo ainda de regatearmos um tapete marroquino.
Miguel Guedes de Sousa, 39 anos, Diretor de Hotel. Natural de Lisboa. Começamos o dia com o Miguel no seu resort, Amanjena. Em seguida, partimos até ao desconhecido: uma aldeia berbere perdida nas montanhas do Atlas, onde paramos para visitar o mercado Touama.
Gabriel Lousada, 43 anos, Diretor de Hotel. Natural de Castelo de Vide. Visitamos o renovado bairro industrial de Sidi Ghanem, ponto de encontro do mais inovador artesanato marroquino. Leva-nos ao mais conhecido jardim da cidade, o Majorelle, uma obra de restauro paisagístico de Yves Saint Laurent.
João Urbano, 41 anos, Diretor Geral. Natural de Coimbra. O João, por estar envolvido no mercado da alta tecnologia, leva-nos ao Parque Moulay Abdeslam, um cyber-jardim. Vamos depois passear pela zona da Palmeraie e damos uma volta de dromedário.
Assim foi o programa de ontem.