quinta-feira, 7 de agosto de 2008

GEO-CIRCUITO

Alguns de vós estão a pensar:o que é um Geo-circuito?
Pois, curiosa como sou e andando nas minhas pesquisas no site da CP, descobri esta aventura.
No passado sábado, pelas 8h 14m apanhei o combóio na Gare do Oriente a caminho de Castelo Branco. Esta é uma das estações onde paramos: Abrantes.

Passamos em 2 barragens, nesta imagem a Barragem do Fratel, e o combóio seguia em andamento, enquanto eu procurava captar as imagens de dentro das janelas de vidro, com alguns reflexos, peço desculpa, mas as janelas não abriam.

A estação que me interessava era mesmo: Vila Velha de Rodão

Vila Velha de Ródão é uma vila portuguesa no distrito de Castelo Branco, região Centro e subregião da Beira Interior Sul, com cerca de 2 100 habitantes.
É sede de um
município com 329,93 km² de área e 4 098 habitantes subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Castelo Branco, a sueste pela Espanha, a sul por Nisa e a oeste por Mação e Proença-a-Nova. O concelho de Vila Velha de Ródão encontra-se no cruzamento de dois grandes eixos de comunicação: eixo norte-sul de ligação entre a Beira Baixa e o Alto Alentejo, utilizado historicamente como rota de transumância pelos rebanhos que no Verão iam pastar na serra da Estrela e que atravessavam o Tejo em pontes de barcas; a actual ponte metálica data de 1888 e a travessia pelo coroamento da barragem de Fratel, actualmente integrada no itinerário principal IP2, data de 1973; eixo este-oeste de ligação ao litoral, constituído historicamente pelo rio Tejo e utilizado por barcos à vela apoiados por caminhos de sirga; o transporte fluvial foi destronado a partir de 1891 pelo transporte ferroviário, com a construção da linha da Beira Baixa; a actual auto-estrada A23 segue igualmente este eixo.
O concelho encontra-se limitado a este e a norte pelo concelho de Castelo Branco, a oeste por Proença-a-Nova e a sul por Nisa.Possui um clima mediterrânico, com influências continentais, sendo os verões bastante quentes, com temperaturas que rondam os 30 °C, e os invernos consideravelmente frios, registando-se uma elevada ATA (Amplitude Térmica Anual).
Nos recursos hídricos é de maior importância o rio Tejo, sobre o qual passa a Barragem de Fratel, com 43 m de altura.

É isto mesmo: um combóio com destino à AVENTURA.

(fotos minhas)

19 comentários:

Ailime disse...

Bem haja por trazer ao seu "Blog" estes sítios maravilhosos!
Foi entre Abrantes e Vila Velha de Rodão que nasci e passei os meus primeiros treze maravilhosos anos!
Este ano, alguns dos meus dias de férias também se "passearam" por aqui e arredores!
Espero que a "CP" não a tenha desiludido!
Eu sou suspeita, mas o Tejo, aqui, tem umas tonalidades!...
Beijinhos e bem-haja!

Isabel Filipe disse...

bem interessante ...


beijinhos e bom fim de semana

poetaeusou . . . disse...

*
as coisas que sabes,
irei conhecer um dia próximo.
,
conchinhas, linda
,
*

irneh disse...

Olá

Belo passeio. E que belas recordações me trouxe aquela estação de Abrantes!! Se aquelas paredes falassem...

Beijinhos

mundo azul disse...

Pelo seu relato, deve ter sido mesmo, um excelente passeio!

Beijos de luz e um final de semana especial!!!

Pelos caminhos da vida. disse...

Primeira visita!

Esse post e essas imagens nos fez viajar juntos com vc.

Gostei.

Bom domingo.


beijooo.

Sérgio Pontes disse...

Deve ser uma viagem agradavel!

Beijinhos

Tiago R Cardoso disse...

Muito bem, bela viagem.

Um Poema disse...

....
Excelente!

Estes circuitos são sempre gratificantes.

(Obrigado pelo teu poema)
Um abraço

De Amor e de Terra disse...

Olá Tulipa, boa tarde Amiga!
Hoje vim somente para te agradecer as palavras no meu Blog; quero também agradecer a partilha de tuas viagens e respectivas fotografias.
Beijos

Maria Mamede

Marlene Maravilha disse...

Ah! Como é lindo relembrar Portugal com suas peculiaridades. Amo este país! Lindas e bem vividas viagens. Boa fotógrafa também.
Ainda bem que estamos vivas e podemos de novo compartilhar nossos bons momentos pelos blogs.
Parabéns por tanta coisa bonita! Já estive a ler tudo e tem muita coisa a ver comigo no passado. Andei por muitos lados que tiveste e comentas, isto trouxe-me alegria.
Um beijo enorme!

A Flor disse...

BOOOOOOOOOOO Dia Amiga! Que tenhas um dia cheiiiiiiinho de sorrisos e Sentires positivos... :)

Quanto a mim... a mala não apareceu....dois dias depois apareceram parte das coisas nuns terrenos baldios, aqui onde vivo, perto de umas hortas... o velhote que as encontrou, ainda há boas pessoas, ligou para o número da minha comadre que eu lá tinha anotado... mas infelizmente, o que apareceu era o menos importante! :( Fiquei sem documentação nenhuma! Apenas o cartão de eleitor! Documentos meus, do filho mais novo e do carro tudo levou sumiço! Está cá a dar uma trabalheira e uma enorme despesa ter que fazer tudo isso!
Mas paciência! Já passou... mas andei mal nos primeiros dias...

Fui roubada e não faço a miníma ideia de como isso aconteceu.. foi estranho.... deve ter sido no talho... bem, já passou!

Olha querida, à muitos aos, tinha eu uns 11/12 anos vivi durante um ano nessa bonita cidade que é Castelo Branco... Conheço e acho lindíssima Vila Velha... mas à muitos anos que lá não vou...

Tenho colegas de serviço, uma delas prezo bastante, que são do Fratel e que muitas vezes me trazem os famosos e deliciosos maranhos... ai que tentação.... a gastronomia dessa zona é.... uma tentanção! eh eheeh

AMIGA, tenho pedido a Deus nas minhas orações para que essa tua depressaão passe depressa, e também da minha amiga Rute.... "Sinto" que estás melhorzinha, não estás? :))) Deus queira!

Bem... me "bou"... fica bem, FICA COM DEUS.

Recebe um beijo doce nesse teu lindo coração.

Flor :-)**

A Flor disse...

Volto para dizer que quis dizer... à muitos anos....


Essa das janelas dos comboios e dos electricos não abrirem..... enerva-me tanto..... Gosto de levar com ar/vento na cara... :)

Beijinho linda

Flor

Elsa Sequeira disse...

Olá!!
Vim ver...adorei! Uma viagem aqui na minha zona, que lindooooooo!!!

Tudo de bom por aí!!

Bjtsssssssss

A OUTRA disse...

Obrigada a tua vizita e estou a ver as tuas bonitas fotografias.
Vou dizer-te um segredo: "Nunca percas um momento que te marque por causa dum reflexos. Pegas nun lenço, (leva sempre em viagem junto à máquina) enrola à volta da objectiva encostando esta ao vidro, bem acente e dispara. A luz não entra na lente pois o lenço não deixa, e portanto fica sem reflexos. E boas fotos.
Vou voltando e vou er bem estes teus lugares. Obrigada.
Bj
Maria

Janeca disse...

Um texto bonito e invulgar.

Parabéns!

Anónimo disse...

este passeio acho que vou fazer...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuisaB disse...

Olá, andava a cuscar blogs e vi este, fiquei fascinada poque o meu filho é asperger (autista) e aodra comboios quanto mais regionais e antigos mais ele adora. ver este passeio lindo com paisagens de barragens e natureza muito verde despertou-me para lhe dar esta vsitinha assim planeada para um dos seus aniversários, muito obrigada pela partilha de tão lindas fotos que nem importam os reflexos mas fica a boa dica da simplesmente Maria que assim tb já aprendi andar sempre de lencinho na mão quando se traz a máquina boa dica Maria.
Beijinhos e presenteie-nos sempre mesmo aos desconhecidos que um dia aqui passam com as suas reportagens de férias assim magnificas.
Abracinho e beijinhos
LuisaB