domingo, 7 de junho de 2009

EU MEREÇO...

Com todas as condições inerentes à crise no mundo, ao falecimento da minha sobrinha, ao meu estado de saúde, às mudanças na minha vida e todo o esforço que é necessário para que uma pessoa não se desvie de alguns sonhos-projectos, fui levando estes últimos quatro meses de forma mais ou menos equilibrada, dividida entre companhias que não interessam, são casos para resolver muito em breve, pois sou apologista do velho ditado que diz: Antes só do que mal acompanhada!
Vou tendo conversas com pessoas que viajam tanto como eu quero um dia viajar, e vou pesquisando destinos, lugares paradisíacos e procurando promoções. Mesmo com todo o cuidado que vou tendo na procura de promoções de viagem, desta vez…”passaram-me a perna”, precipitei-me e só depois de eu ter feito a minha reserva para o dito cruzeiro começaram a aparecer as belas promoções…que raiva!!! Mas já nada havia a fazer…
Sobre os últimos 4 meses, seria injusto dizer que os passei mal, pois também consegui realizar um sonho antigo e era meu objectivo para 2009: ficar certificada com o 12º ano. Tenho tido o acompanhamento de um “Mestre” de Acupunctura e de um Psicólogo, que me têm ajudado nos momentos mais complicados e fazem “maravilhas” tanto no aspecto físico como mental.
Durante o cruzeiro conheci lugares e pessoas inesquecíveis. Por isso vos digo: quando se fecha uma porta abrem-se logo 2 janelas. Eu mereço! Sei que mereço. Algum “anjo protector” me acompanha e sabe que não mereço na minha vida pessoas más, conflituosas e sem escrúpulos.
Tenho uma paixão: viajar.
Todas as crónicas e artigos de viagem que devoro a ler, têm servido para aumentar muito o desejo de ver o que há lá fora, embora já tenha assumido que também viajo cá dentro durante todo o ano, assim que é possível fazê-lo. Não descuro as belezas que Portugal tem para serem descobertas.
Mas é também a viajar que fui desfazendo algumas ilusões. Vou aprendendo quem são as melhores companheiras para viajar comigo e poder concretizar sonhos antigos e recentes, aprendi que ir sozinha não é sinónimo de se sentir sozinho, porque acabo por ser incluída nalgum grupo ou excursão, onde conheço pessoas fascinantes com quem partilho opiniões e ideias, apenas à noite já no quarto é que estou só fisicamente, mas há um turbilhão de pensamentos que me fazem companhia, relembrar as experiências novas que vivi durante o dia…Considero-me boa observadora.
Penso que iniciei este meu sonho um pouco tarde demais, pois na minha idade já não dá para certas ideias que vou tendo, como fazer um programa de intercâmbio com outros povos e destinos diferentes; ter oportunidade de viajar durante um ano pelo mundo, parando aqui ou acolá, exercendo profissões distintas como trabalhar na cozinha de um hotel, arrumando quartos, ensinando crianças, enfim…e ganhando a vida de forma a poder sustentar-me nos países onde tivesse vontade de estar alguns meses, convivendo com os povos nativos desses lugares.
Fui aprendendo e apercebendo-me de que não é tão difícil uma pessoa viajar sozinha, de que ser mulher nem sempre é um "contra" e pode até funcionar de forma bem agradável, de que nem tudo é tão perigoso e na maioria das vezes é bem mais simples do que parece.
Nas conversas que mantenho com muitas pessoas contando as minhas experiências é que “sinto” que sou vista como uma louca que se aventura demasiado. Felizmente até hoje tudo correu sempre muito bem.
Tudo o que decidi e fiz valeu a pena, porque há uma ordem lógica, difícil de explicar, para a sucessão de experiências que se vão passando na vida.
Na próxima semana vou iniciar a apresentação das fotos do cruzeiro.
Hoje, apenas digo:
"Gracias a la vida, que me ha dado tanto..."

41 comentários:

Manuel Veiga disse...

muito bem. feliz por saber...

beijo

vieira calado disse...

Cada coisa a seu tempo.
E às vezes é preciso saber esperar um pouco.
A sua vida irá retomar o caminho da normalidade, estou certo.
As recordações pesam muito,
há as que nunca esquecem, mas a vida é feitas destas vicissitudes.

Beijinhos

Lídia Borges disse...

Isso mesmo! Seguir em busca dos sonhos é sempre uma boa forma de vida.

Boa sorte!

Nuno de Sousa disse...

Pois é minha afilhadinha :-) a vida é mesmo isso, a procura de um sonhos e qdo deixamos de sonhar, então tudo está perdido, ainda bem que continuas com esse pensamento no horizonte... não concordo com a parte em que falas na idade já não dar para certas ideias como dizes... ainda à poucos dias vi uma senhora de salvo erro com 90 anos e estar a aprender a mexer num computador... ora rapariga tens imenso ainda para dar, vai em busca do que mais desejas sem medos. Gostei de saber que cada vez te sentes melhor e com imensas força para dares à tua vida um rumo diferente em busca do que mais gostas viajar e conhecer novas gentes. Fico feliz do que li aqui.
Bjs enormes,
Nuno

Daniel Aladiah disse...

Querida Tulipa
Nunca é tarde para nada, as coisas podem é não acontecer ou serem realizadas da mesma forma ao longo da vida.
Estás no bom caminho.
Um beijo
Daniel

Unknown disse...

Foi bom ler seu blog hoje...estou pensando em uma viajem!!!só?????quem sabe????
Seja bem vinda e conte comigo para bons papos!!!!

Namaste

Célia

Menina do Rio disse...

Gracias a la vida!!!! Sempre nos dando tanto!

Um beijo pra ti

margusta disse...

Amiga mereces isso tudo e muito mais!!!

Olha amanhã volto para te fazer um convite...gostava muito que aceitasses!

Agora vou dormir estou com soninho!

Beijinhossssssssss!!!

Margusta!

Anónimo disse...

Foi muito bom, ler o teu texto.

Concordo contigo, quando escreves... que mais vale sózinha do que mal acompamhada!

Fico na expectiva de ver as fotos... pois nelas, também viajarei com os teus olhos.

Boa semana.

Beijinhos

R.Almeida disse...

Na solidão aparente aos olhos de uns, encontramos por vezes a companhia ideal que procuramos ou seja a outra face do eu que está dentro de nós e com a qual tão poucas vezes comunicamos.
Espero que encontres o conhecimento
que procuras em ti e fora de ti também por vezes temos agradáveis surpresas.
Talvez o nosso grande problema seja querermos encontrar o perfeito dentro da nossa imperfeição e desta forma os padrões exigidos não se encontram por sermos exigentes demais.
Sê feliz, por favor.
Bjs

Anónimo disse...

Confesso que não sei se há tempo para isto e tempo para aquilo. Uma coisa eu sei...é que o amanhã não me interessa rigorosamente nada, se HOJE eu não estiver bem. Já não estou muito preocupado com as metas/objectivos que posso ainda atingir, penso sim (ás vezes) é naquilo que eu perdi e deixei de fazer por diversos motivos.
AGORA, é viver um dia de cada vez e com o máximo de intensidade.

No meu caso, não sou muito de viajar para fora...sou mais do género "cá dentro" :) e confesso que sinto uma necessidade enorme de o fazer, ás vezes, completamente sózinho e a família já não estranha pois sabe o quanto isso é importante para o meu bem estar. Gosto de estar rodeado de amigos, de gente que me diz algo, mas...também gosto de estar sózinho, longe de tudo e de todos nem que sejam só cinco agradáveis dias ;)

Enfim...tudo vale a pena quando estou bem comigo mesmo. E só assim consigo estar bem com os outros.

Adorei e agradeço esta partilha. Faz favor de dizer na próxima vez que passares pelo Porto :)

Beijinhos e um ABRAÇO muito grande

Osvaldo disse...

Olá Tulipa;

Gostei imenso desta tua "Crónicas de Viagem"...

E tens razão em pensares e assim procederes, porque por vezes é no escuro que se ascendem as luzes e há sempre uma luz que nos indica o caminho a seguir.

Feliz por te sentir optimista.

bjs
Osvaldo

gaivota disse...

uma bela crónica destes meses da tua vida!
é muito bom fazer viagens cá dentro, gosto muito também, e prefiro o nordeste, as beiras e o centro, e também os alentejos... o algarve, dispenso!
mas andar por fora também é muito agradável, andei por quase toda a europa várias vezes e pela américa do sul, onde a argentina me fascina imenso!
felicito-te por teres feito o 12º ano, e segue em frente!
lidar e conviver com pessoas que até nem interessam... não faz mal!
tudo nos vai enriquecendo e são sempre experiências que guardaremos ou não...
e como dizes, quando uma porta se fecha, abre-se sempre uma janela!
a Tânia foi a tristeza irremediável e que acompanhará sempre o teu percurso de vida, infelizmente
todo o resto são apenas breves passagens!
aguardo as imagens do cruzeiro, que também eu gostaria de realizar, um dia... mas não muito lomngo...
e o que mereces mesmo, é ser FELIZ!
beijinhos

AnaMar (pseudónimo) disse...

Fez-me bem ler-te. Racionalmente também sei que "os dias terríveis são afinal as vésperas de dias admiráveis", mas por vezes é difícil o controle emocional, para que estejamos sempre positivas.

Sou alegre, optimista por natureza.
Mas há dias que são mesmo tristes, em que o vazio se instala e desejamos que passe depressa, sabendo que o dia seguinte é melhor. por vezes estamos demasiado tristes para pensar assim. É quando as palavras dos outros nos acordam.
Neste caso as tuas palavras deste texto, com as quais me identifico.
Todos nos buscamos numa tentativa de nos entendermos. Num encontro de nós.
É bom que assim seja. Também sou aventureira e adoro viajar.
Adoro conhecer pessoas. E a maior solidão é quando nos sentimos sós, rodeadas de tanta gente.
Mas ficarmos sozinhas por opção, em momentos de introspecção, é agradável e positivo. Enriquecedor.
Mas a descoberta dos outros é um fascínio a que não resisto. Que me engrandece e preenche.

É bom conhecer-te.
Obrigada por ti.
Bj

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel disse...

Tulipa,

Tu mereces ...!

Obrigado pelas tuas palavras sábias da tua experência que divides connosco ...!

Ficamos á espera do cruzeiro ...!

Bjks da M&M & Cª!

rosa dourada/ondina azul disse...

Gosto de pensar que estás "forte"
e a enfrentar as batidas da vida!!!

Ainda bem que fizeste o cruzeiro, e gostáste, eu quero fazer um, ainda não deu...
Cá fico à espera das fotos, belas, decerto...

Boa semana,
Beijinhos,

Paula Raposo disse...

Também gosto de viajar. O ir sózinha não me atormenta minimamente. O único senão é a parte financeira. Já viajei bastante, por agora vou-me quedando... Beijinhos.

Sight disse...

Temos Tulipa...
A Vida é mesmo assim...um sobe e desce. As coisas realmente importantes, estão ali... só temos que ir atrás delas! Seja uma viagem ou um sonho!
Temos aroma!

Cumpts

Sofá Amarelo disse...

Mereces isso tudo e muito mas muito mais... as pessoas como tu merecem todo o cuidado, toda a atenção, é uma dádiva ter-te como amiga!

Que as viagens e os sonhos que fazes e que tens nos possam também contagiar a nós... Obrigado!!!

Um beijinho grande! Tu mereces!!!

Maré Viva disse...

Excelente descrição dessa tua força interior, esse desejo de romper as amarras e partir sem destino em busca de coisas novas, horizontes mais largos que te façam esquecer as coisas que não queres lembrar.
Como querer é poder e eu te sinto renovada interiormente, tenho a certeza que atingirás os teus objectivos. E afinal tu mesmo dizes: "Gracias a la vida, que me ha dado tanto"...portanto só tens que continuar a agradecer e as coisas vão acontecendo!
Um beijo.

OUTONO disse...

DE uma forma simples...chamo a essa "sedução" amadurecimento pessoal. Reconhecermos...o nosso eu, a nossa postura...a nossa vida.

E acima de tudo...aprender até cair para o outro lado inevitavelmente...o esforço que faço para não escrever um verbo horrível.

Mas neste texto, há uma qualidade que admiro...a coragem de nos olharmos e falarmos de nós...sem receios...mesmo com críticas.

Parabéns!

Ah! E não te esqueças de dizeres o que editas ou mostras...sorriso.

Beijinho

margusta disse...

Querida Amiga,,
..bom e o convite é para o meu NING

http://casadospintores-margustagaleria.ning.com/

Gostaria que fizesses parte desta casa, dedicada á pintura e á poesia...mas onde se podem abrir outros grupos ligados ás artes.

Como és uma Excelente fotografa, propunha-te a abrires um grupo de fotografia.

Primeiro tens que te inscrever , e depois abrires o grupo.

Reuno e vou reunir ainda mais , artistas de diferentes paises de expressão latina.

Terei muito gosto em que aceites o convite!

Um beijo, da amiga

Margusta

Maria Faia disse...

E o sonho comanda a vida!

Parabéns amiga por saberes sonhar e, sobretudo, VIVER!

Beijo amigo,
Maria Faia

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, belo texto...Espectacular....
Beijos

Justine disse...

Encantada com o teu estado de espírito positivo e cheio de força! E só pego numa frase tua: ser mulher NUNCA é um contra!!!
Abraço:))

Lilá(s) disse...

Olá gostei de te ler, e fico satisfeita pelo teu optimismo,parabéns.
Bjs

mundo azul disse...

__________________________________

Viajar, sim! Conhecer novos lugares, novas pessoas... Há em você uma determinação que me agrada muito!

Tudo vai correr da melhor forma para você, tenho certeza!


Beijos de luz e o meu especial carinho...


___________________________________

Mariazita disse...

Amiga
Eu penso que é nossa obrigação procurar realizar os sonhos que temos, tal como é nosso dever procurar ser felizes.
E porque tanto uma como a outra coisas estão, pelo menos em grande parte, nas nossas mãos...entâo...mãos à obra!
Vai em frente, amiga.
Não há nada que chegue à satisfação de ver concretizado um sonho.
Eu já dei passeios muito bonitos no estrangeiro, conheço vários países, mas de Portugal conheço quase tudo. São muito poucos os lugares portugueses que desconheço.
Um passeio que adorei, e descrevi no meu blog, foi o passeio à Noruega. Maravilhoso!

Amiga, vai em frente! Desejo-te tudo de bom.

Beijinhos
Mariazita

Je Vois La Vie en Vert disse...

Querida Tulipa,

O essencial na vida é se sentir bem consigo próprio e assim o contacto com os outros será sempre bom. A VIDA É BELA e temos que saber saboreá-la ! No meu blog pode se descobri como vejo a vida porque aos 28 anos, estive quase a perder a vida e decidi viver os dias como se fossem os últimos sempre com alguma sensatez, guardando a recordação dos bons momentos e tentando esquecer os maus e mesmo com as pedras que encontro no meu caminho, como todo o ser humano, posso dizer : gosto de viver e sou feliz !

Continua com esta esperança e torna os teus sonhos realidades !

Beijinhos

VERDINHA

Mar Arável disse...

Tudo pelo melhor

quando se merece

e pode

Pedro Branco disse...

Como te compreendo...

Beijo.

Ailime disse...

Amiga,
O importante é realizarmos o que idealizamos na altura certa!
O que outros possam pensar não a deve limitar!
Sempre que possa não desista de concretizar as suas viagens de sonho!
Fico a aguardar as fotos do cruzeiro.
Beijinhos.

GarçaReal disse...

Um texto verídico e real.

Gostei

Aguardo então as fotos.

Bjgrande do lago

Violeta disse...

às vezesa vida prega-nos aprtidas que devemos encara rcomo oportunidade de evoluirmos espiritualmente.
Força, felicidades e muitas viagens.
E, estar gratas sempre, é o meu lema.

Marlene Maravilha disse...

Sim, gracias a la vida que te ha dado tanto e a mim também!
Eu adoro viajar e ja viajei muito por este mundo afora!!!
Tenho o olho abertissimo para detectar coisas incriveis pelos caminhos!
Vou acompanhar a tua história.
Na minha vida fiz 04 viagens de navios e foi tudo de bom!
Deus te abencoe e que maravilha que podemos louvar!!!
beijo

Maria Clarinda disse...

Adorei, e assino por baixo o que dizes..já viajei muito, só e acompanhada...acredita que me senti muito bem...só!
Jinhos mil

bettips disse...

Faz-se o que se pode. O melhor que se pode.
Isso é ética.
Nunca merecemos o bem de viver - porque tantos se vão e também não o mereciam.

Bons desejos e projectos "animam o astral".
Não sou "das correntes", não faço "paste" nos meus comentários, mas sorrio ao vê-los passar. Aos "egos".
Serão o outro lado da balança?
Felicidades!

Alguns Sonhos Vividos disse...

Olá,
Já vi que temos o mesmo gosto! Viajar!
Convido-a a visitar o meu cantinho!
Bjokas e tudo de bom!
Nádia

Parapeito disse...

Eu acredito que mereças :)
E Tulipa ..sempre que se fecha uma porta...abre-se um portão...basta fazermos por isso.
Um abraço****

Marlene Maravilha disse...

Uma das belezas da vida é podermos realizar os nossos sonhos ou até somente pedacos deles, com a esperanca de concretiza-los por completo. Como tu, eu também, tenho uma paixao por lugares novos, relacionamentos com pessoas de todos os lugares, natureza, mares, culturas me fascinam. Louvo a Deus por que tu podes realizar e eu também. Deus tem sido bom para conosco. É realmente fantástico nao sentirmos solidao na nossa vida só. Estou aqui, a escrever e considero-me previlegiada por tao belo momento pessoal aqui na minha casa, no silencio, com a música tocando, eu realmente dou muito valor a isso.
Deus te abencoe querida e te proporcione mil momentos iguais a estes.
beijos e uma linda semana com saúde!!!!