Herman José regressou à RTP com um novo talk-show, no serão de sábado – ontem. Venho falar dessa estreia, porque uma das pessoas convidadas foi Joana Vasconcelos, artista que muito aprecio e tem estado em destaque nos meus blogues, com algumas fotos das suas maravilhosas obras. Hoje apresento mais algumas fotos das muitas que tenho, captadas na visita à sua exposição no CCB, neste momento.
O humorista perguntou-lhe como ela iniciou a sua actividade profissional e ela respondeu: andar de patins no “Continente”, algo que muitas pessoas não imaginavam, nem eu.
O humorista perguntou-lhe como ela iniciou a sua actividade profissional e ela respondeu: andar de patins no “Continente”, algo que muitas pessoas não imaginavam, nem eu.
Joana Vasconcelos (Paris, 8 de Novembro de 1971) é uma artista plástica portuguesa contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da última década. Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação. A sua mais famosa obra, Nectar (tenho foto desta obra) pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias. Na Bienal de Veneza, em 2005, a artista representou Portugal com A Noiva. Já ganhou diversos prémios, incluindo o concurso do Museu Berardo. Em 30 de Junho de 2009, uma das suas obras intitulada "Coração Independente Dourado" foi leiloada na Christie's por 192 mil euros. A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima, que a emprestou ao Museu Berardo, em Lisboa. (texto da net)
Ao falar de algumas das suas obras, referiu-se à que está junto às escadas que descemos para apreciar a sua magnífica obra - “A Noiva” – um lustre que tem 4,70m, mas ao invés de ser de cristal ou de pingentes de vidro, foi construído com 20 mil tampões OB, como se pode ver na minha foto. Segundo Joana, o plástico com que são revestidos esses objectos reflecte a luz quase tão bem como o vidro.
Falou também que pediu ao seu pai um empréstimo de certa quantia para comprar 280 espanadores, com os quais fez a obra que também mostro nas minhas fotos. Falou e foi mostrada uma imagem da “Varina” – uma tolha exposta na Ponte D. Luís, no Porto e que já tinha tentado levar essa tolha para ser colocada na Torre Eiffel, em Paris, mas o pedido foi recusado. Falou sobre a “cama vallium” em que a parte do lençol é feita com embalagens de 5mg e a parte do cobertor é feita com as de 10mg. Fiquei fascinada com uma obra para mim desconhecida, vi-a ontem pela 1ª vez, um piano e respectivo banco cobertos em crochet – fabuloso trabalho.
Espanadores, ferro metalizado e pintado, rede tremida metalizada e pintada
"É uma das peças mais antigas. Foi feita no último ano da escola [Ar.Co] para uma exposição na Estufa Fria e marca o início da minha carreira. Tem um discurso à volta da vida caseira, do interior e de um lado mais público e violento. Os espanadores [280] custaram 48 contos, tive de pedir ajuda financeira ao meu pai. Foi com grande convicção que a fiz e é com grande prazer que a volto a ver. Estava na colecção Pedro Cabrita Reis e não era mostrada há mais de dez anos."
(texto da net)
Tampões OB, aço inox, fio de algodão, cabos de aço
"A Noiva [um lustre composto de 20 mil tampões] é a princesa e está à entrada do Museu. Vai acompanhar-me sempre. Em termos de design, é fantástica porque representa o luxo. Os lustres são conhecidos em todo o mundo, adornam casas, palácios e restaurantes. Por outro lado, há a simbologia das tradições relacionadas com a mulher, a ideia da pureza e virgindade até ao casamento. Portanto há estes dois aspectos: um mais pessoal e outro ligado ao design, à moda. Continua sempre actual porque essas coisas não vão desaparecer da nossa sociedade de um dia para o outro."
(texto da net)
13 comentários:
Querida amiga.Ontem eu vi o programa do Herman!Tem que ter mais música e mais envolvimento,onte me pareceu um pouco monótomo.Quanto e este tipo de arte,bastante criativa,quanto a mim não aprecio muito a mesma.
Beijinho e agradeço visita
Lisa
Já tive oportunidade de estar perto e de fotografar a Joana Vasconcelos e dela só posso dizer... é uma pessoa fantástica!
Simples, simpática, bem disposta, com paciência para os fotógrafos e acima de tudo... muito talentosa!!!
Muitos beijinhos, Tulipa, tudo de bom!
Já tive oportunidade de estar perto e de fotografar a Joana Vasconcelos e dela só posso dizer... é uma pessoa fantástica!
Simples, simpática, bem disposta, com paciência para os fotógrafos e acima de tudo... muito talentosa!!!
Muitos beijinhos, Tulipa, tudo de bom!
A imaginação e o resultado da sua inovação é digna de nota.
Cumps
Vir até aqui é encher-se de boas vibrações pela divulgação. Obrigado
Então PARABÉNS, muitas FELICIDADES!!!
Para ti todas as flores do mundo e sobre tudo um campo de TULIPAS...
Que sejas muito feliz, sempre.
Um grande abraço e uma caricia de boa amizade
Meu blog: Pelos Caminhos da Vida
(http://anamgs.blogspot.com)
Esta participando da Copa Blog a partir de hoje e vai até o dia 21/04 nesse site aqui:
http://dado.pag.zip.net/
Caso não consiga acessar por aqui, tem o link no final do post do meu blog lá entra direto.
Conto com seu voto.
Obrigada!
Uma semana de muitas bençãos.
beijooo.
Por acaso vi o programa, não porque seja fã do Herman mas precisamente pela presença dela lá...E gostei imenso de a ouvir.
Obrigada pelo que mostras
Uma boa semana
Bjgrande do lago
Minha querida Tulipa,
Já conhecia a Jona de Vasconcelos
( de entrevistas na TV). Mas, ainda
não tinha tido a oportunidade de apreciar os seus trabalhos.
Fico-te muito agradecida pela gentileza e o prazer com que partilhas o trabalho de vários artistas.
Tens um coração maravilhoso.
Bem hajas.
Beijinhos.
Maria
não vi o programa, nem me lembrei! estávamos em jantar de amigos, também não ia dar...
fica para o próximo
da joana, gosto muito dos trabalhos dela
e parabéns a ti, especiais, por ontem e com muitas tulipas!
beijinhos
Fui ver a exposição e claro que gostei imenso, tanta criatividade!
Bjs
Depois da tempestade vem sempre a bonança, amiga.
Cumps
A coisa mais importante que você possui hoje, é o dia de hoje.
O dia de hoje, mesmo que esteja espremido entre o ontem e o amanhã, deve merecer total prioridade.
Só hoje você pode ser feliz...
O amanhã ainda não chegou... e já é muito tarde para ter sido feliz ontem.
A maior parte das nossas dores é fruto dos restos de ontem ou de medos do amanhã.
Viva o dia de hoje com sabedoria...
Decida como irá alimentar os seus minutos, o seu trabalho, o seu descanso...
Faça tudo o que seja possível para que o dia de hoje seja seu, já que ele lhe foi dado tão generosamente.
Respeite-o de tal maneira que, quando for dormir, você possa dizer: hoje eu fui capaz de viver e amar...
Hoje fui feliz!!!
Bom dia.
beijooo.
Venha passar o feriado de corpus chistis em campos do jordão www.camposdojordao.inf.br
Enviar um comentário