sábado, 22 de maio de 2010

"FLIRT" ENTRE POMBOS

Nestas 3 imagens captei uma cena de "flirt" entre pombos no telhado de um prédio vizinho: na 1ª foto cada qual está a marcar o seu terreno, com as devidas distâncias; na 2ª foto é a fase da aproximação e na 3ª imagem, parece que não correu bem, um partiu e o outro ficou só e desanimado(a)...
(parte do texto da net e fotos minhas)

Hoje decidi falar do “flirt” - ao que parece todos sabemos os passos desta dança erotizada; há quem diga que, para podermos aperfeiçoar a performance, devemos ter algumas lições; eu não concordo, ou é espontâneo ou…com aulas, parece-me uma coisa trabalhada e isso não é tão natural.
Quando uma amiga me confessou que o olhar dos homens a fazia sentir-se viva, pensei de mim para mim, como para ela era fácil sintetizar uma necessidade que toda a gente tem, mas que poucos assumem ter: a de ser flirtada. E a de flirtar. Porque nestas coisas não interessa quem toma a iniciativa, mas torna-se mais interessante quando existe reciprocidade, tornando-se um jogo a cada passo mais intenso. Pode demorar horas, até que um dos jogadores ‘denuncie’ o cansaço.
Há quem admita gostar do flirt. Outros escondem. Também há os que desconhecem o seu poder de flirtar. E outros, cujos valores morais não deixam soltar as asas do desejo. Mas, no final, toda a gente flirta. Flirtam os solteiros. E os casados também. E flirtam porque isso faz parte da natureza humana. Afinal, treinamos a sedução desde pequenos, quando tentamos conquistar a mãe e o pai e trazê-los para o nosso lado. É verdade que este tipo de canto e encanto ainda não tem a componente erótica, mas já é sedução. “Flirtamos por uma necessidade que serve para combater as nossas maiores dúvidas em relação a nós próprios”, explicam alguns psicólogos e psicoterapeutas. Dizem mais: Inseguras porque não são suficientemente boas (e/ou reconhecidas) na vida amorosa ou na profissional, muitas pessoas tentam compensar essa falha com uma crescente necessidade de flirtar.


Por uma questão que se prende directamente com a nossa auto-estima, somos caçadores. E, simultaneamente, presas de um jogo feito de insinuações, de avanços e recuos. Flirtar é um jogo de tapa e destapa, cheio de estratégias de sedução erotizada. “O flirt é seduzir de forma erotizada, se não houver erotização não há flirt.” Apesar de também poder ser exercitado através das palavras, há quem afirme que estas “também têm muito peso” – o flirt é uma linguagem essencialmente não verbal.
Flirtar é uma dança, está carregada de gestos, olhares intensos e movimentos de corpo. A mulher deixa descobrir o pescoço afastando o cabelo, pestaneja, e levanta levemente a sobrancelha, pode cruzar e descruzar as pernas... às vezes ruboriza. O homem exibe a caixa torácica, em posição de ataque. Segundo os cientistas, são tudo formas de dizer ‘estou preparada(o) para um relacionamento físico, estou disponível’. É uma janela de oportunidade que se abre: “Não é sim, nem não”, explicam alguns cientistas, mas a possibilidade de ser qualquer coisa sem qualquer tipo de comprometimento.

Mas, afinal, o que queremos com o flirt? Jogar apenas, sem consequências? Alimentar a nossa auto-estima? As teorias dividem-se.
Há personalidades que necessitam de flirtar, e flirtar às vezes é sentirem que ainda são objectos de desejo, provocando ou imaginando que provocam desejo no outro.” Normalmente, o flirt tem sempre um objectivo concreto que é o relacionamento com o outro, com o objecto de sedução. O flirt tem o objectivo de concluir, ter um resultado. O que depois temos é o peso da ética, da moral, que nos coloca vários níveis de travão.”
É assim com os animais, é assim connosco. É uma coisa física.”
Vou deixar uma pergunta no ar:
O que é para si o flirt?

19 comentários:

Luna disse...

Faz parte da vida, mas cada vez mais penso que o flirt fica mais para os pombos, pois os humanos estão a perder a arte da sedução, duas palavras ou menos e sexo, tudo vai mudando, enfim...são as modernices
beijinhos

Unknown disse...

A sedução conquista-se sabendo estar, olhar, conviver e até desejar.
Parece que as pessoas hoje tem tudo e basta estalar os dedos e seguem logo para os passos seguinte, e os finais.
O importante é todo o conjunto de sedução dentro de parâmetros aceitáveis. Nem demais nem de menos.
O saber-se desejado/a já é uma grande conquista e motivo de auto-estima.

Maré Viva disse...

Para mim o flirt é um jogo, de sedução talvez, mas um jogo que pode ou não ter consequências...
Todos(as) gostamos de nos sentir admirados, cobiçados, (faz ao nosso ego), e vezes há em que cedemos ao impulso de retribuir um olhar...
Não concordo que o flirt tenha que ter sempre um resultado! Pode ser um joguinho inocente, um afago na nossa auto-estima.

Um beijo, querida amiga.

Duarte disse...

Definiria com o a arte da sedução.
Sem empatia não se pode dar o primeiro passo. Depois vem a reciprocidade. Uma vez vencidos os primeiros obstáculos é quando tem inicio este jogo tão emocionante... que até pode chegar a bom fim.

Beijinhos

a d´almeida nunes disse...

Olá "Tulipa" da Beira(...)

O tema é a Natureza na sua essência.
Estes movimentos ao ritmo da vida animal, perfeitamente naturais, proporcionaram três fotos inexcedíveis, no contexto que pretendiam retratar.
Auqueles contrastes de linhas, escuro-claro e tons acinzentados sem que a foto fosse sequer retocada, determinaram uma sequência muito interessante.

Muitos parabéns, Tulipa.
Quanto às questões da saúde, espero que tudo te corra pelo melhor. Muito sinceramente.
A blogosfera e Moçambique ligaram-nos, o que espero venha a acontecer por muitos mais anos e bons.

Um beijinho
António

. intemporal . disse...

.

. entre.penas . a.penas .

. entre.jogos.aparentes .

.

. um beijo meu .

. um bom resto de Domingo, .

.

. paulo .

.

Sofá Amarelo disse...

o flirt é a melhor coisa do mundo numa relação. Tive um amigo meu que fazia o mais difícil: flirtava as moças e depois quando tinha o 'passarinho' na mão partia para outra.... cada um joga com a s peças que mais lhe agradam.

Muitos beijinhos e obrigado pelo excelente post!

Fá menor disse...

Estas comparação com os pombos é interessante... há jogos que são comuns a todos.

Beijos

poetaeusou . . . disse...

*
Amiga,
flirt ?
no caso,
é um ron – ron !!!
,
srsrsrsr,
,
conchinhas,
,
*

Mona Lisa disse...

Olá

Flirt é uma arte de seduzir...de encantar...
Hoje parece estar em extinção.

Na minha juventude adorava flirtar...era saudável...

Bjs.

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Tulipa, belas fotografias...belo texto...Espectacular....
Beijos

Odele Souza disse...

Acho que a resposta de Mona Lisa é perfeita. Flirt é a arte de seduzir...

Um abraço.

José Lopes disse...

A arte de despertar a atenção e o interesse serve para manter uma auto-estima positiva. Para além disso deixa de ser flirt.
Cumps

gaivota disse...

um flirt... acho que já não se usa!!!
é já a seguir... tudo o que tiver que ser!
era paixão, um olhar convidativo ou uma cumplicidade...
fica nos pombos a ideia de
"flirtar"
beijinhos

Graça Pereira disse...

Gosto destes jogos de sedução que não levem a lado nenhum...a não ser alimentar a nossa auto estima!!
O que eu não gosto mesmo nada é de te ver desanimada e triste... porquê, minha querida? Tens uma família linda, és dinâmica, criativa, cheia de vida... Amanhã, quero encontrar-te de cara alegre...como quem começa um novo caminho...Combinado?
A blogagem colectiva é simples:
Tens 3 dias ou 3 santos a concurso: 13,24 e 29 de Junho.
No teu blog, nesses dias concorres como quiseres, postando fotos, versos, imagens, histórias, receitas de culinária...o que quiseres...desde que tenha a ver com Santo António, São João e São Pedro. Dois dias antes dastas datas...vais ao Zambeziana comunicar que participas e a Palhota...passa por aqui...para observar...no fim , no fim...há surpresas! Mais simples do que isto...não há!! Quero-te a participar!
Beijocas
Graça

Daniel Aladiah disse...

Querida Tulipa
A sedução é a actividade humana, consciente e inconsciente, que mais gozo dá, porque ligada à descoberta, à ausência de defeitos revldos, à insinuação de beleza, inteligência, desempenho amoroso... depois vem a realidade.
Um beijo
Daniel

AFRICA EM POESIA disse...

lINDA aMIGA
ADOREI OPOST.
QUERO VER-TE SORRIR...
UM BEIJO E MANDA-ME O TEU TELEFONE PARA OMMEU MAIL
BEIJOS

rosa-branca disse...

Olá amiga, como estás? Vim á tua procura para ver como estavas, pois nem sempre consigo comentar em alguns blogs. Problemas do meu computador. Adorei as imagens e o tema ui... ui... dava pano para mangas. Seduzir é lindo, perfeitamente normal desde que não magoe ninguém. Beijos querida amiga muitos

Ana disse...

Uma forma de olhar a realidade que demonstra a tua sensibilidade. A partir de dois pombos, partir para o texto que escreveste, é característica de quem sabe "ver" mais do que a realidade.
Um beijo, amiga.