quinta-feira, 3 de junho de 2010

QUINTA DOS LORIDOS - BOMBARRAL

DE HOJE EM DIANTE APENAS FAREI POSTS SOBRE VIAGENS, PASSEIOS, VISITAS DE FIM DE SEMANA OU FÉRIAS.
Já tinha na ideia visitar este fabuloso local há quase 2 anos, desta vez é que foi - o dia apresentava-se lindo, céu azul quase sem nuvens, enfim...Adorei.
A Quinta dos Loridos, no Bombarral, foi transformada num jardim oriental fora do Oriente, onde foram colocadas trezentas estátuas de arte budista pelo coleccionador Joe Berardo.
Desde que fui ao CCB e vi, o que este Homem colocou ao alcance de todos, sem pagar seja o que for, acreditei que não se pagaria para visitar este enorme Jardim e estava certa, apenas quem quiser fazer a visita de combóio turístico tem que pagar 3 euros, foi o que fiz.
Na quinta com 75 hectares, foi construído o jardim oriental, onde anteriormente se encontrava uma mata centenária, junto a um lago e ao longo de uma zona verde, sob as indicações de Joe Berardo e do filho Renato.
Os contentores com as estátuas gigantescas de mármore e granito são provenientes da China e muitas das imagens têm mais de dez metros de altura. Estas foram mandadas esculpir pelo comendador Joe Berardo e representam budas, guardiões de templos, aves, dragões e cavalos.
Existe ainda um portal por onde entram os visitantes do jardim, e que foi construído por especialistas chineses, imponentes colunas e lanternas em redor do lago.
Em declarações à Agência Lusa, Joe Berardo revelou: “Estamos a tentar fazer o maior jardim budista fora do Oriente. Quando as pessoas entrarem ali sabem que podiam estar numa zona do Tibete ou parecido porque quando se vai a essas zonas encontra-se milhares de budas”, disse.

Lá ia eu no combóio turístico, no início da visita e de máquina fotográfica em punho, evidentemente...


Aqui passei na zona dos "Dragões", muitos em fila e a base toda trabalhada.
Joe Berardo pretende “criar um ambiente espiritual e de «relax» e por isso é importante ter imagens variadas do budismo, umas relacionadas com o Tibete outras com a Índia ou com o Vietname”, explicou.
Com este ambiente tranquilo que criou, também propiciado pelo “espelho de água”, o comendador afirmou ainda à Lusa que este poderá ser visitado “em qualquer época do ano e não só por uma religião específica”.
Para além de poderem contemplar as cerca de 350 estátuas, os visitantes poderão ainda caminhar junto ao lago por um passadiço em madeira ou por caminhos de terra batida, fazer piqueniques, tomar chá ou contemplar a paisagem rural - onde sobressaem as vinhas da quinta.
O jardim terá 700 variedades de bambus e as estátuas pesam 5500 toneladas.

No entanto eu tenho por hábito nos meus blogues mostrar a realidade - porque a realidade choca, no entanto é bom saber que tipo de gentinha se acha com direito de falar o que quer que seja sobre um "Senhor" que tanto tem feito por Portugal...e vê-se coisas realmente tristes, como este comentário que li sobre o dito local:
Ah... já agora gostei da Grécia antiga...afinal de contas este país está em crise e de certeza que vendeu tamanhas esculturas antigas! Mas combina bem com as estátuas orientais de Buda! damos a volta ao mundo... pernoitando em Portugal no antigo solar! Será que com tamanho dinheiro investido em lixo banal do basar chines, não poderia ser empregue em de facto recuperar diversos elementos de património que tanto necessitam de apoio?... faz-me lembrar para os mais religiosos a Igreja ao lado dos paços do concelho em Lisboa que serve de garagem! será que o nosso património não serve para mais nada mesmo? Pois... de facto "fora do vulgar"! mesmo...tão fora que alterou por completo o dito solar antigo! estas aberrações até poderiam ser feitas à luz do parque temático...como a eurodisney...mas estragar o que os antigos e as suas técnicas que construiram o património que é de todos! Imaginem lá a Torre Eifel que toda a gente conhece, com uns efeites psicadélicos ou a Torre de Belém com mais uns pisos, tipo arranha ceus! e o mosteiro dos Jerónimos, uma discoteca (porque não)! já agora ninguém utiliza o coliseu de Roma, podia-se demolir e dar origem a um novo estádio (seguia o exemplo de Leiria!)... mas afinal esse sr. que tb já destruio a Quinta da Bacalhoa, não poderia fazer a tão falada Feira Popular de Lisboa?

13 comentários:

tulipa disse...

O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.
Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o Comendador Berardo deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.
Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar de reconciliação.
Sem nenhuma tendência religiosa, abrimos as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Ambicionamos, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz.
Esta é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico, vocacionado para a meditação e promoção da interacção social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e da dignidade humana.

José Lopes disse...

Mais um lugar que desconheço, mas a Bacalhoa conheço-a bem, e diga-se que não foi lá feito um bom trabalho de recuperação. Sei do que falo, e ao nível dos azulejos é simplesmente uma tristeza.
Cumps

AFRICA EM POESIA disse...

Também eu desconhecia eslocal.tenho que lá ir...

agora menina...arranja um fim de semana e vem até Aveiro... Tenho aqui coisas lindas para veres.. E vamos descansar e...conversar...
Pensa...o comboio pára mesmo à minha porta...
..............

estou a melhorar...

Conto estar na feira do livro do Porto dia 19 às 17,30.para uma sessão de autógrafos do meu livro Sporting em Poesia adorava ter- presente num momento bem importante para mim os meus amigos...

um beijo

Å®t Øf £övë disse...

Tulipa,
Tenho que te confessar a minha ignorância porque desconhecia em absoluto a existência deste lugar. Fiquei com vontade de lá passar um belo dia em passeio. Obrigado pela partilha.
Bjs.

Sofá Amarelo disse...

Descobri este paraíso muito antes de ele abrir ao público - inclusive na altura postei num dos meus antigos blogs - há cerca de 2a nos.

Bigado por recordares!

Beijinhos!!!

gaivota disse...

e muito bons ares!
boa gastronomia, bons vinhos e espumante, do loridos...
beijinhos

Ana disse...

Uma reportagem excelente com fotos perfeitas!
Obrigada por divulgares um local que poucos conhecem...mas que fiquei curiosa de visitar!
Um beijo grande.

Unknown disse...

Estive hoje no Palácio da Bacalhôa e não entendo o que o Guardião diz.
A recuperação exterior das paredes do edificio está o possível para não alterar o original. Os espaços ajardinados estão 5 estrelas e o interior está replecto de azulejos que o Berardo trouxe da sua colecção porque dos originais pouco resta, pois foram simplemente roubados ou desviados antes da compra pelo comendador.

gota de vidro disse...

Já tinha ouvido falar deste local, mas ainda não tive oportunidade de o visitar.

Parece aliciante

Bom domingo

jito da gota

Luna disse...

Conheço bem esse lindo jardim, já o visitei muitas vezes e acompanhei desde o inicio da sua construção.
Quanto ao comentário não me pronuncio, cada pessoa tem a sua opinião respeito ainda que possa ser diferente da minha
Bj

Mar Arável disse...

Vou seguir as suas viagens

Graça Pereira disse...

Gostei das tuas fotos...já tinha ouvido falar deste local num outro blog e acho espetacular...decididamente, tenho que o visitar!!
Beijos
Graça

antonio disse...

.