terça-feira, 1 de maio de 2012

DE BARCELONA PARA DOHA

Na viagem de Barcelona para Doha, no Qatar
fiz a minha estreia a bordo dos aviões da Qatar Airways:

A Qatar Airways Company Q.C.S.C. (القطرية) é a companhia aérea de Bandeira do Qatar.
A Qatar voa para 81 destinos desde a América do Norte, Europa, Médio Oriente, África e Ásia e América do sul.
A Qatar é uma das 6 companhias aéreas a possuírem as prestigiantes 5 estrelas da Skytrax pelo seu excelente serviço.
Em 2006 eleita como detentora da melhor tripulação do médio oriente e ainda a 4.º melhor companhia do mundo.
Em 2007 a sua primeira classe foi eleita como a melhor do mundo.
A Qatar possui características bastante inovadoras a bordo, sendo a primeira do mundo a ter Televisão digital por satélite.

A companhia aérea operará uma frota de 110 aeronaves até 2013 – quase o dobro da frota atual. Em 2007 a Qatar Airways encomendou 80 Airbus A350 e também 60 Boeing 787 e 32 Boeing 777.
Também encomendou 5 dos Super Jumbo Double Deck da Airbus A380, a serem entregues em 2012.

O seu compromisso é oferecer aos passageiros, serviços da mais alta qualidade e inovação a bordo dos seus vôos.
A frota de Airbus A330 e Airbus A340 para rotas de longa distância possui opções de áudio e vídeo interativos individuais para cada passageiro em todas as cabines.

Nas mais recentes aquisições, os Boeing 777 trazem a próxima geração do Sistema de Entretenimento a Bordo da Qatar Airways – ORYX – oferecendo a todos os passageiros tanto na classe Econômica quanto na Executiva mais de 700 opções de áudio e vídeo.
O serviço interativo inclui mais de 150 filmes internacionais, 150 programas de TV de todo o mundo e mais de 50 jogos e 500 CDs de áudio à escolha do passageiro –
foi isto mesmo que eu encontrei, à minha frente, com um comando na mão, em que podia estar ali horas e horas sem fim a ver tudo o que quisesse…assim, me entretive – tal criança que tem um brinquedo novo – à descoberta.
Daí que na viagem de 5h 30m de BARCELONA a DOHA, eu não tenha fechado os olhos, vendo programas muito interessantes – tudo o que pude ver e descobrir sobre Doha eu vi, fiquei fascinada. 
Pena tive eu, que o tempo de espera entre este vôo e o próximo não fosse de umas 6/7 horas, que eu tinha ido visitar a capital do Qatar.

Já no final da viagem entabulei conversação com o meu companheiro do lado, young boy from Philippines.
A diferença é que eu ia iniciar as minhas férias e ele ia de regresso a casa, fazendo escala em Doha, vindo de umas férias em Barcelona.
Este avião tinha a disposição das cadeiras 2-4-2, o meu lugar era no corredor(coxia) e o filipino ia à janela.

OK, estou em DOHA INTERNATIONAL AIRPORT – dia 12-04-12 e nota-se bem nos placards do aeroporto:





O meu vôo - QR 612 às 20h 55m para BANGKOK


Bem, no aeroporto vi aqueles homens trajados de branco com um turbante preto em volta da cabeça – como eu queria uma fotografia dessas – até pagava para poder fazer uma foto dessas!
...
eles a passarem ao meu lado e eu sem os poder fotografar…até que, deixei-me de dúvidas e descaradamente aproximei-me de um e disse-lhe:

can I take a picture of us together?
...
e ao mesmo tempo trabalhava com a linguagem gestual, mostrando-lhe a máquina fotográfica já pronta a disparar…
só ouvi ele dizer:
NO, I’m arabian. – pronto, nada feito.
Mesmo assim consegui nesta foto, do aspecto geral, apanhar num canto, um pouquinho de alguém vestido dessa maneira.



Ah...esquecia-me de dizer:
neste aeroporto existe uma mesquita só para homens