segunda-feira, 18 de julho de 2016

SOU FELIZ... ASSIM....



SOU  FELIZ...  ASSIM.... 

1 - Sou Feliz... viajando, no Outono 
e conhecendo novos lugares 

2 - Sou Feliz... fotografando 
e, neste caso, ganhando prémios!



3 - Sou Feliz... criando "desafios" a mim mesma!

Desafios que podem ser: 

 - participar na 3ª edição de "Poetas Nossos Munícipes" 

- construir fotobooks com fotos de minha autoria. 

Já tinha participado na 2ª edição de 

"Poetas Nossos Munícipes", em 2009. 

Mas, nesse ano tinha entrado para um novo trabalho e não me sentia "à vontade" para pedir para faltar 1 dia, quando foi a cerimónia do lançamento do livro 

- imaginado eu, que passaria despercebida no meio de tantos participantes. Puro engano!

Não é que uma das minhas poesias foi escolhida 

para ser lida, por um dos jurados, 
pois no meio de tantas, destacou-se...
e, fez correr algumas lágrimas.

E, destacou-se, porquê? Digo eu... 
porque eu não sei escrever sem "sentir" 
- tudo que escrevo é quase uma autobiografia 
e as emoções estão ali, à flor da pele. 

Este ano, só soube da 3ª edição, dois dias antes de terminar o prazo de entrega dos trabalhos. 

Pensei: Tenho que participar! 

Pois, eu não sou muito de... 
Ah, era giro participar, mas...
Ah, é uma ideia, mas... 

Graças a Deus, sou muito decidida!

E, se assim pensei, melhor o fiz. Isolei-me do Mundo, fiquei no meu canto, comecei a escrever e algo saiu. 





No início de 2015 decidi que havia de fazer 

alguns fotobooks para recordação das minhas viagens 
e assim o fiz.

Fiz vários e ofereci alguns! Foi um sucesso.

O meu afilhado tinha ido a Paris e, logo pensou: 
O meu álbum das fotos de Paris 
podia ser feito pela minha madrinha, porque não? 

Enviou-me as suas fotos da viagem...e, tudo parecia fácil.

Só que... a empresa onde tinha feito os outros 
tinha fechado e...

Lá andei um pouco perdida, à procura de outras empresas, mas...tudo muda de empresa para empresa. 
São formatos diferentes e, comecei do nada. 
Tudo novo para mim. 

Mais um desafio! 
Só que, pensei: Vou fazer dois diferentes, um para ele e outro para mim, já agora estou curiosa de ver como fica...

E, em Março passado pus mão à obra!

Aqui estão imagens do dele, 
com uma foto de Paris, na capa!

e, do meu... 
totalmente diferente, na capa, no formato, enfim...

 





o mais importante é que ele adorou 

e eu fiquei orgulhosa do meu trabalho...

Mas, nem sempre a Vida é fácil... 

às vezes vou-me abaixo, como o comum dos mortais!

 Aconteceu que, em Janeiro procurei a pessoa responsável pela parte cultural da Biblioteca da Moita 
e, propus fazer uma exposição, 
para mostrar algumas das milhares de fotos que tenho 
e, escolhi o tema: "Gente do Mundo" 

Seria diferente! 
Aproveitando o facto de eu ter oportunidade de ver outras culturas e outras gentes, das inúmeras viagens que já fiz. Mas... fiquei-me só pela conversa e promessa. 

Não concretizei a minha proposta. 

Perco a energia, pois todos nós precisamos de ser incentivados e, depois acarinhados, acompanhados...
é isso que falta na minha vida. 

Vivo mesmo muito SÓ.




Esta seria uma das fotos para a exposição, 
foi captada no Outono passado, em Friburgo. 

Gosto de estar em contacto com outras pessoas, meter conversa com elas e apreciar o seu modo de vida.




e, termino com dois pensamentos: 

SIM, é verdade - não adianta ter só vontade, 
porque depois não tive a coragem...

E, este pensamento é para aquelas pessoas 
que me dizem, muitas vezes. 
És forte, tens uma força...! 

Pois... mas esta "Força" que falam, 
não provém da capacidade física, 
mas SIM de uma vontade indomável.



16 comentários:

tulipa disse...


"Conhecidos os “Poetas Nossos Munícipes”

11 julho 2016

São já conhecidos os “Poetas Nossos Munícipes” que vão integrar a 3ª edição da Antologia de Poesia do Concelho da Moita que a Câmara Municipal irá apresentar em Novembro.

Participaram nesta edição do projeto municipal “Poetas Nossos Munícipes” – Antologia de Poesia do Concelho da Moita,
26 autores, com um total de 161 poemas.

Pela qualidade dos trabalhos apresentados,
o jurí decidiu incluir todos os autores nesta publicação,
fazendo, no entanto, uma seleção de poemas.

A Câmara Municipal da Moita promoveu esta terceira edição de
“Poetas Nossos Munícipes” com o objetivo de divulgar
e valorizar a poesia e os poetas locais
e, simultaneamente, incentivar a criatividade literária e o gosto pela escrita.

“Poetas Nossos Munícipes”:

António...
Arminda...
Bruno...
Carlos...
Celina...
Dayse...
Élia...
Ester Maria Pereira da Silva Afonso

and so on...

tulipa disse...


Estive a ler...

não temos tanta habilidade ainda em fazer, mas estamos nos arriscando, produzindo.

É ISSO.... arrisco e produzo!

Acho que é mais uma questão de tentativa.
Se você tem realmente vontade, que é o primeiro propulsor para lhe guiar no que for que tenha para você fazer, se você tem essa vontade, se você tem esse desejo de fazer arte, tem que realmente ter coragem, pois é algo que a maioria das pessoas não está apta a te ajudar, principalmente na nossa realidade, sendo poucas pessoas que fazem isso por nós, que nos abrem portas, sendo que no final das contas começamos com uma oportunidade.

CERTO... completamente de acordo!

tulipa disse...


Lendo vou aprendendo a ver a opinião de outros:

pois às vezes, muitos como eu, têm a ideia, tem a vontade de fazer, mas falta a oportunidade, incentivo, e é isso que na nossa cultura vem tendo.

"A técnica, hoje, está a serviço da inteligência da máquina, mas os criadores sempre serão necessários. É a criação que cria a diversidade e o desejo." -- Pierre Cardin

"Quem tem coragem e fé nunca perecerá na miséria." -- Anne Frank

"O talento nunca pergunta: “Será que eles gostarão?”. O talento satisfaz a si próprio. É essa a diferença entre o talento e o simples mortal." -- Larry King

"Nunca se satisfaça com o que já tenhas feito. Só podes ver o que falta fazer." -- Marie Curie

"Viver é mudar. Ser perfeito é ter mudado muitas vezes." -- Cardeal John Henry Newman

"Quem não se arrisca a levar um não, não pode ganhar um sim." -- Carlos Alberto Barbosa

"Um sonho é a metade de uma realidade." -- Joseph Joubert

"Aquele que lê e anda muito, vê e sabe muito." -- Miguel de Cervantes

"É a mente que enriquece o corpo." -- William Shakespeare

"Os homens fariam maiores coisas, se não julgassem tantas coisas impossíveis." -- Lao Tse

"Encontrarei o caminho ou o abrirei eu mesmo." -- O.S. Marden

"Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia." -- Leonardo da Vinci

tulipa disse...


A força do pensamento está no incentivo, não nos milagres das palavras.

Muito se ouve falar sobre os poderes mágicos do pensamento.
Centenas, milhares de livros já foram escritos - até mesmo filmes foram feitos sobre os milagres do pensamento positivo.

Claro, pensar positivo é uma maravilha, faz um bem imenso para a alma.

Mas de nada adianta ter milhões de pensamentos "alto astral",
se na hora que tem que colocá-los em prática lhe falta o essencial.
Dizer que pode, que é capaz, tudo isso é lindo e maravilhoso.

Mas, e na hora que você tem de provar o que tanto vive repetindo, esses mantras "milagrosos", de onde é que você tira as forças?

Sofá Amarelo disse...

A Felicidade é relativa: para uns é ter muito dinheiro ou carros topo de gama, não importando se usufruem ou não da vida. Para outros - como tu - Felicidade parece ser desfrutar do melhor que a vida nos dá, conviver com quem merece, viajar, conhecer pessoas e novos mundos... sem dúvida, que estou muito mais deste lado do que do outro. Isto é tudo tão rápido, a vida passa num ápice, que não vale mesmo a pena querer este mundo e o outro... basta termos parte deste mundo sem necessitar de entrar pelo mundo dos outros... chega para todos como se costuma dizer, e as tuas imagens e o teu texto são a melhor e autêntica definição de FELICIDADE que já vi. Felicidades e continua a ser FELIZ :-)

José Lopes disse...

Versatilidade e empenho são qualidades a explorar, e a solidão só existe na nossa mente se conseguimos comunicar com outros, por textos, imagens ou de outra qualquer maneira, porque a comunicação tem muitas formas de expressão...
Força, que para a frente é que é caminho!

Cumps

A Casa Madeira disse...

É isso aí. Boa partilha.
Ficaram lindas as imagens.

tulipa disse...


José Lopes

OBRIGADO pelo apoio e palavras sábias!
Mas...
não é fácil....só quem passa por elas...é que sabe o que sente!

Está provado, por estudos, que a SOLIDÃO existe e...MATA.

Não sabia?

Essa teoria está errada e ultrapassada:
a solidão só existe na nossa mente

.....
SIM existe comunicação
porque conseguimos comunicar com outros, por textos, imagens ou de outra qualquer maneira, porque a comunicação tem muitas formas de expressão...
Só isso... não invalida que se sinta a SOLIDÃO.
A falta de um ombro amigo - uma palavra - companhia...

Quanto ao seu conselho:
Força, que para a frente é que é caminho!

Meu Amigo, é o que eu faço todos os dias
Mas... também se perdem as FORÇAS.
Não somos de ferro.

Um abraço.

Zé Povinho disse...

Todos nós lutamos por ser felizes, o que nem sempre conseguimos, mas a vida é mesmo assim. Por vezes vacilamos, mas como desistir não é uma solução, há que reunir forças e avançar, mesmo mordendo os lábios, se necessário... Eu já reconstruí a vida algumas vezes, já sofri a minha dose(espero) de desgostos, mas creio ter encontrado momentos de felicidade, que absorvo como posso, fazendo os possíveis para que perdure.
Abraço do Zé

Jaime Portela disse...

És uma mulher de desafios e, pelo que me apercebo, é muito raro perderes algum.
Parabéns por teres sido escolhida para a 3ª edição dos "Poetas Nossos Munícipes" da Moita.
Gostei do teu post, mas... devias fazê-los mais curtos... é apenas a minha opinião, mas respeito as tuas opções.
Beijo, querida amiga Tulipa.

. intemporal . disse...

.

.

. o reconhecimento é por si só reconfortante . faz.nos sentir que valeu a pena e que atingimos o objectivo a que nos propusemos . objectivo esse assente em objectivos maiores . que estão na base da nossa vivência presente na terra .

.

. por isso mesmo a Ester é uma mulher de força e com uma força de vontade que tem a capacidade de suster toda a sua vida contemporânea .

. muitos não seriam capazes . muitos não são capazes .

.

. dizendo.se uma pessoa só . tem a oportunidade de explorar os caminhos de uma espiritualidade onde possa encontrar a paz . e deixo.lhe esse desafio .

.

. os meus parabéns pela sagração em livro dos seus sentires sob a forma subtil da poesia . e,,, que este seja um ponto de partida para outras realizações .

.

. um beijinho .

.

.

Graça Pires disse...

Gostei das suas decisões e de não voltar a cara a nenhum desafio. Uma pessoa assim não pode sentir-se só...
Vai tudo correr como deseja.
Um beijo.

Manu disse...

Fico contente por saber dessa tua força e espírito de iniciativa.
A fotografia quando é uma paixão ela tem o poder de transformar as dores em desafios.
Nunca se está só quando captamos momentos que queremos eternizar.

Beijinhos Ester

madrugadas disse...

Parabéns por todo o seu trabalho e ainda pela persistência de levar adiante os seus sonhos e desejos.
Prémio merecido e também reconhecido.
Peço desculpa da minha ausência. Um pouco distante de mim, ausente dos sonhos e distraído.
Espero voltar.
Beijinhos nossos e grato pelas visitas em Madrugadas.

Ana Simões disse...

Nada que li aqui me espantou.. Calma!! rss não me espantou porque te conheço e sei que és tudo que aqui descreves. És sensível, decidida , forte, (eu sou das que te o dizem muitas vezes ) corajosa, determinada, aventureira, amigos, e infelizmente... muito sofrida... mas que esse sofrimento ou dissabores que vida ou as pessoas te tem colocado no teu caminho, nunca te impeçam de ser feliz, tal como és, com as coisas mais simples da vida. Quem é feliz por " tão pouco" só pode merecer sê-lo, mesmo que tenha de remar contra marés... tal tu fazes tanta e tanta vez...
Adorei o post, como sempre. Fiquei muito feliz por ver tantos projectos concretizados.. ok.. alguns não passam de palavras ou sonhos.. mas isso é assim mesmo.. o caminho é aquele que sempre seguiste, em frente ! Se me permites uma opinião, podias ter colocado aqui o teu poema ... eu até já o ouvi .. tu sabes.. mas gostava de o ler e creio que mais alguém tb. Foi apenas uma sugestão !! O espaço é teu e cuidas dele muito bem.
Um beijinho e bom sábado !!!

Os olhares da Gracinha! disse...

Parabéns pelo belíssimo projeto!
Quem sabe um dia faço um!
Bj