sexta-feira, 12 de maio de 2023

PRAIA DOS TAMARINDOS

Era DOMINGO 

e seguimos para o próximo destino 

- a PRAIA dos TAMARINDOS - 

onde as Famílias se juntam 

e vão almoçar na praia, 

gostei de tudo 

o que fui captando assim que cheguei

os jipes potentes para andar 

naquelas ruas de terra batida de SÃO TOMÉ

e as Famílias preparando o almoço 

reparei que aqui já havia uma fogueira 

onde assavam algo, 

perguntei o que era e disseram que era FRUTA-PÃO 

que assam para acompanhar a comida 

principalmente o peixe


estrutura de apoio à praia 

para depositarem o LIXO



como não tinha ideia de ir ao banho, 

nem sequer fui molhar os pés, 

decidi que iria percorrer as "capelinhas" 

e ver todas as tendas onde faziam o almoço 

para ficar com uma reportagem gastronómica 

e ia falando com as pessoas, muito simpáticas 

explicavam tudo e tiravam todas as minhas dúvidas


outra Família que também assava FRUTA-PÃO




ia fazendo uns clicks ao longe, 

do areal e das árvores de tamarindos desta praia


aproximei-me de outro núcleo familiar 

e aqui fritavam entrecosto, cheirava bem o pitéu

(pedia autorização para fazer as fotos) 

havia comida para todos os gostos, 

muitos era peixe e estes preferiam a carne





depois de ter dado uns dedos de conversa 

fui em direcção ao areal captar imagens do MAR 

e das pessoas do nosso grupo que iam ao banho




e, ao fazendo os clicks junto do grupo 

sinto alguém a bater-me nas costas, chamando por mim, 

uma moça nova dos seus 16 anos disse: 

"a Mãe está a chamar-te!"

Huummm fiquei intrigada e achei que seria engano!

Lá fui eu com a moça e quando chego junto da Mãe 

que me chamava, era esta simpática Senhora 

que já tinha a Fruta-Pão pronta a comer, 

segurava com um pano pois estava muito quente 

e disse-me:

"Podes fazer fotos, já está pronta a comer

vou descascá-la e dou um bocado para provares!" 

Ohhh tão fôfa, tão querida!



GENTE que não me conhecia de lado nenhum, 

viu que eu me interessei pelos seus costumes 

e fiz perguntas e lá pensou: 

para a reportagem ficar completa 

é melhor chamá-la para ela(eu) ver a fruta 

descascada e pronta a comer! 


Agradeci imenso a generosidade e simpatia 

e lá segui o meu caminho


muitas Famílias mesmo e os seus carros 


até que vejo um português e começo a falar com ele

por coincidência era de Lisboa e tinha ido no mesmo vôo que eu, 

estava com a mulher e um filho pequeno, 

lá demos uns dedos de conversa e as férias deles 

eram num conceito diferente do meu

andavam por sua conta e risco, 

alugaram este jipe pequeno que fiz o click 

e iam dormindo aqui e acolá

iriam também dar a volta à Ilha como nós!




como dizem que "Nada acontece por acaso" 

aproximei-me de outra Família que vi 

estarem com pinturas faciais

todos felizes e o resultado era lindíssimo

qual não é o meu espanto, 

ao descobrir que quem fazia as pinturas faciais 

era a esposa do tal português, que já tinha ido de Lisboa 

preparada com todo o material 

pois seria o Carnaval dois dias depois 

e para ELES tudo é uma FESTA




aqui está a MÃE com o FILHO

faziam questão que eu fizesse fotos deles 

e quando eu lhes mostrava 

ficavam tão felizes de ver o resultado final 

(nesta foto ainda se vê a mão da pintora)



fui andando e aproximei-me deste jipe branco 

pois vi o moço a abrir um côco

fiquei curiosa, mas...muito revoltada 

pois a estúpida que estava dentro do carro 

começou a insultar-me 

por eu estar com a máquina fotográfica a querer fazer um click

(o mesmo POVO uns tão simpáticos e há sempre uma ovelha ranhosa)

falei com o moço que não se importou, 

ao fundo vê-se a carrinha que transportou 

o nosso grupo durante toda a semana



cá está o grupo de Portugal 

que só queriam banhos de sol e mar, 

nem se aperceberam como eu andava feliz 

a fazer esta reportagem fotográfica dos hábitos 

e costumes de outro POVO... é o que mais AMO 

nas minhas viagens pelo Mundo 



tive que fazer o registo desta placa na praia 


uma portuguesa do grupo 

que comprou água de côco a outro moço 

e me mostrou como ele corta só a ponta 

para as pessoas beberem



os miúdos começam cedo de catana na mão, 

a fazerem pela vida 

é a lei da sobrevivência

que dia maravilhoso eu passei e sem sequer imaginar 

como ocuparia o meu tempo na praia dos Tamarindos!

13 comentários:

chica disse...

Linda praia e um belo lugar para piqueniques assim! Belas tuas fotos e todos os registros! beijos, lindo fds! chica

Mariete Salema disse...

Todas as fotos são de uma beleza e arte fotográfica que impressiona e emociona. S. Tomé e Príncipe um País pobre mas tão rico em beleza natural. As praias parecem ser de um esplendor quase irreal. Imagino que tenha sido um passeio memorável
Fiquei fã do blogue.
*
Sábado perfumado de Amor e Paz
*

Tomás B disse...

Siempre es bueno conocer las costumbres de los lugares que visitamos y si podemos traer un reportaje como el que lograste excelente.
Con la pintura de la cara seguro que los niños eran los que mas disfrutaban.

Saludos.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Tulipa!
Valeu a pena vir aqui e ver tanta coisa bonita. Gostei muito das pinturas no rosto do pessoal e da fruta-pão assada.
Os lugares rústicos me encantam.
tenha sempre disposição de viajar e conhece lugares assim.
Enriquecem muito com sua cultura e costumes diversificados.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos

São disse...

Que reportagem tão interessante !

Sim o cartaz está correctissimo e também o que me mais me importa nas viagens é aumentar os meus conhecimentos acerca do país e das pessoas.

Abraço, boa semana

Jaime Portela disse...

Magnífica reportagem fotográfica com boas notas explicativas.
Gostei de ver.
Boa semana.
Um beijo.

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Tulipa, as pessoas são felizes com pouco, com coisas simples e a natureza rica por perto.
Muito interessante conhecer esses lugares tão distantes.
Muito obrigada pela linda partilha!
Votos de uma feliz semana.
Beijinho

Maria Rodrigues disse...

Brilhante reportagem, como sempre as fotos estão fantásticas.
Gostei dos pensamentos que estavam na placa da praia.
Não conhecia a fruta-pão.
Muito interessante ir capturando os costumes das famílias e os pormenores da praia.
Obrigado por mais este belíssimo passeio virtual.
Beijinhos minha amiga

Ailime disse...

Boa noite Tulipa,
Magnífica fotorreportagem da sua viagem por São Tomé.
As fotografias estão magníficas e gostei bastante das suas explicações.
O povo acolhedor e simpático!
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Beijinhos,
Ailime

José Alex Gandum disse...

Este post deve ter dado muito trabalho a compor, mas o resultado final é excelente: uma boa dinâmica entre texto e fotos, o que nem sempre é fácil de conseguir. Parabéns por isso e também pela reportagem - porque se trata de uma autêntica reportagem, de muita qualidade literária e fotográfica.

E o post até parece que funciona com uma espécie de introdução (as primeiras fotos estão muito bem escolhidas), e até demonstra que naqueles locais há uma grande preocupação com o ambiente, ao contrário do que muita gente pens, por se tratar de um país pobre e pequeno.

Os pormenores da gastronomia e da preparação da comidinha estão deliciosos e muito bem fotografados, além da ajuda do texto.

A água da praia devia estar bem quentinha. Aqui até eu iria ao banho, heheh,pois acho a água do mar em Portugal sempre fria.

Nas fotos com pessoas em primeiro plano as expressões estão incríveis, o cliques nos momentos exactos. Mais pormenores, as crianças fantásticas, avisos importantes, e o tradicional côco para fechar um post maravilhoso. Parabénsssss!!!

" R y k @ r d o " disse...

Fotos deslumbrantes que muito gostei de ver
Cumprimentos poéticos

Ana Freire disse...

Mais uma reportagem fotográfica de excelência, que foi um gosto poder apreciar!
Já tenho ouvido falar da fruta pão, finalmente pude ver de perto, como seria... pois desconhecia!
Grata também, pelo suporte informativo, e pelas suas explicações, que tão bem sempre contextualizam as suas belas fotos, Ester!
Sempre um gosto percorrer por aqui, os seus momentos perfeitos...
Um beijinho! Feliz semana!
Ana

Ana Freire disse...

Esqueci de perguntar... é impressão minha, ou na segunda foto há uma fogueira a ser feita ao pé de um tronco de árvore? Ou terá sido apenas ilusão de óptica... mas fiquei um bocado perplexa a pensar neste detalhe...
Um beijinho
Ana