sábado, 30 de agosto de 2008

Portas do «Rodão» - Geocircuito

A tranquilidade das águas do Rio Tejo permite a realização de passeios de barco que vão à descoberta da geomorfologia das Portas de Ródão, das colónias de grifos e da Arte Rupestre do Tejo.


As “Portas do Ródão” constituem o ex-libris natural de Vila Velha de Ródão, onde o Tejo, o mais importante rio da Península Ibérica, corre entrincheirado, submisso, entre gigantes quartzíticos pré-históricos.
Em via de Classificação a Monumento Natural, pelos seus valores geológicos (garganta epigénica do Ródão), paisagísticos (Serra das Talhadas, sítio Natura 2000), arqueológicos (Conhal do Arneiro e Foz do Enxarrique, em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público), históricos (conjunto do Castelo do Ródão, classificado como Imóvel de Interesse Público) e biológicos (flora autóctone - zimbro e avifauna).


As Portas de Ródão, que servem de habitat para a maior colónia de grifos do país, são um local privilegiado para a investigação de fauna e avifauna, onde podem ser observadas 116 espécies de aves, muitas delas consideradas em vias de extinção e algumas raras, das quais se destacam a cegonha-preta, milhafre real, abutre-preto, águia perdigueira, narceja, bufo-real, ferreirinha-serrana e papa-moscas.
Como se trata de uma zona com baixa densidade populacional, nas portas de Ródão é ainda possível observar animais selvagens, como o javali, o veado, a raposa, o ginete, a lebre, o coelho, o saca-rabos, o gato bravo e as lontras. Quanto aos peixes também são diversas as espécies que predominam, destacando-se o Barbo, a Boga, a Carpa, Lúcio, Achigã, Enguia, Perca, Tença, Lagostim, o Sável e o Bordalo.
As Portas de Ródão, vector central do processo de classificação, constituem uma ocorrência natural de índole geológica, localizada nas duas margens do Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa.
Este conjunto sobressai pela imponente garganta escavada pelo rio, na crista quartzítica da serra do Perdigão, ao romper a muralha ordovícica, e que criou um estrangulamento que mede 45 metros de largura." in Proposta de Classificação das Portas de Ródão.

15 comentários:

Duarte disse...

Sável, que bons aqueles tempos em que se pescavam no Douro. Um peixe que bem cozinhado é um autentico petisco.

Não conhecia esta maravilha que nos brinda as portas do Ródão! Um sito mais para engrossar os meus assuntos pendentes.

Que tenhas um bom dia.

Abraços

Um Poema disse...

...
Pois é, amiga,

Este é um dos locais onde mais relíquias se concentram e é talvez um dos menos visitados. Se bem que, diga-se em abono da verdade, o abandono a que tantas preciosidades foram votadas (olhe-se o castelo), sejam demasiado confrangedores.

Obrigado pela partilha destas imagens.

Um abraço

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Agradeço-te com um beijo a lembrança do meu aniversário. Eles vão passando e não podemos parar o tempo...

Como já nos habituaras continuas com excelentes reportagens e óptimas fotos dando a conhecer o que por vezes passamos ao largo sem darmos conta. Mas as tuas leituras obrigam-nos a ver melhor por onde andamos...

Parabéns!

Beijos.

Luna disse...

O nosso país tem recortes muito lindos para serem
Apreciados de barco no rio
beijinhos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Tulipa, belas fotos deste maravilhoso Rio Tejo...Adorei Amiga, parabéns!
Beijinhos de carinho,
Fernandinha

em azul disse...

Deve ser um lindíssimo passeio.
Eu gostei de "acompanhar"
Abraço

Ailime disse...

O nosso país tem locais muito bonitos!
Faltava a divulgação. Estes passeios geoturísticos são um incentivo à descoberta de uma zona do país pouco conhecida e que tanto tem para mostrar!O Tejo, neste local, é de uma beleza inconfundível.
Continuação de bons passeios e obrigada pela partilha.

GarçaReal disse...

Infelizmente ainda não viajei por estas paragens a não ser através das tuas palavras e fotos.

muito belo
Boa semana

bjgrande do Lago

Jorge P. Guedes disse...

Mais um belo recanto de Portugal.

Um abraço.

poetaeusou . . . disse...

*
obrigado
pelos teus postes,
enchem-me de portugal . . .
,
conchinhas
,
*

margusta disse...

Querida Amiga,

...as tuas fotos estão sempre maravilhosas, e os teus posts sempre com tanta informação...são mesmo momentos perfeitos!!!

Espero que esteas melhor!

Um beijinho enorme para ti Amiga..agora unidas pelas letras :)

Manuel Veiga disse...

excelente circuito.

beijos

vieira calado disse...

Excelentes fotografias!
Tenho que ir visitar esses lugares.
Cumprimentos

Maria Carvalhosa disse...

Fotos tão lindas, amiga! E a forma como descreves as tuas vivências por terras cujas imagens partilhas connosco é algo de fantástico, de indescritível... apenas quando sentido se pode escrever assim...
Obrigada, querida Tulipa.
Beijos.

Ashera disse...

Muito obrigada por este presentão!
Uma verdadeira maravilha de imagens e de palavras....
Muitos parabéns e obrigada pelo que nós dás
Beijos no coração