quarta-feira, 18 de maio de 2011

MUSEU DO BONSAI E DA ÁRVORE

O MUSEU DO BONSAI E DA ÁRVORE, localizado em SINTRA, foi inaugurado no dia 21 de Março de 2011, Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

ANTES MESMO DE FAZER 2 MESES DE INAUGURADO, ESTIVE LÁ, NO SÁBADO PASSADO - 14 DE MAIO, PARA A CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA.

Marco Rodrigues é o Director e fundador deste Museu - Escola que ensina a muito antiga arte oriental do bonsai. Em 1982 Marco edificou um projecto inovador com a criação do Bonsai Centro de Sintra, então designado Jardim Tropical de Sintra, acresce-lhe agora, fruto de muitos anos de dedicação e de estudo, a valência de museu – é o primeiro Museu do Bonsai e da Árvore em Portugal e o único Museu da Árvore na Europa.



A cerimónia de inauguração do Museu foi organizada pelo Mestre João Camacho e contou com a presença de personalidades da esfera política e cultural de Sintra. Foi o Senhor vice-presidente da Câmara de Sintra que franqueou o portal do Museu dando entrada num JARDIM concebido ao refinado ESTILO JAPONÊS, ornamentado com rochas, areia, árvores, um LAGO com pequenas CASCATAS e num patamar mais elevado uma grande variedade de espécies de BONSAI, alguns deles com centenas de anos.
Este é o ÚNICO MUSEU DO BONSAI em Portugal e o único da Árvore na Europa.
Pretende contribuir para aumentar a consciência ecológica e da necessidade da preservação da biodiversidade e da floresta.
Por outro lado, pretende constituir-se como um local de referência no âmbito da ancestral arte do Bonsai.
Passará a ser um local de lazer e de cultura.




NESTAS IMAGENS PODEMOS VER A CONJUGAÇÃO DE 2 BELAS ARTES:
A FOTOGRAFIA
E
O BONSAI




A EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE FOTOGRAFIA ESTARÁ PATENTE ATÉ AO PRÓXIMO DOMINGO, quem quiser espreitar não se irá arrepender, garanto-vos.

9 comentários:

tulipa disse...

Para mim este Museu é um lugar MÁGICO.
Adoro estar ali sentada a ouvir o som da água, correndo sobre as pedras...

Neste post as imagens são minhas e o texto é retirado da net.

Podem ver esta exposição até ao próximo Domingo, dia 22 de Maio.

Andradarte disse...

Pois deve ser um tempo bem passado....
Haja quem possa....
Beijo

Zé Povinho disse...

Eu vou dar lá um saltinho, afinal estou perto.
Abraço do Zé

Catarina disse...

Quem sabe se não tirarei lá umas fotos este ano! Muito harmonioso e acolhedor. Ainda bem que o fiquei a conhecer através do teu blogue de contrário não teria conhecimento dele tão cedo! Abraço.

mfc disse...

Uma aliança mágica: bonsaïs e fotos!

Dulce disse...

Foi graças a ti que fiquei a conhecer este fabuloso espaço de beleza e tranquilidade...e tambem de tentações...hehehehehehehehe...bjitos.

Smareis disse...

Que linda imagens desse museu. Visita-lo deve ser uma terapia. Adorei. Gostei de conhecer um pouco seu espaço. Voltarei mais vezes. Um Abraço!

Marta Vinhais disse...

Pena não morar perto, porque gosto de jardins e sinto-me em paz...
Obrigada pela partilha..
Beijos e abraços
Marta

Nilson Barcelli disse...

Não sabia da existência deste museu...
Querida amiga, parabéns pelo 1º prémio de fotografia. Tu mereces...
Bom Domingo, beijos.